Injustiças Laborais | Trabalho

Acho que toda a gente, que tem trabalho já se sentiu injustiçado pelas mais diversas razões, com/sem razão. Seja por questões emocionais ou ver trabalho a ser mal feito e ter de “comer e calar” ou deixar-se ficar porque “uma mão lava a outra”. Pessoas a subir na hierarquia sem capacidade, acerto salarial curto, horas extra não pagas etc…

Este tópico servirá, para partilhar histórias onde tenham sido o protagonista e como procederam.

Começo por partilhar a minha:

Fui recentemente promovido dentro de uma empresa automóvel. Era operador fabril e fazia horas extra. Tenho 55 horas a positivo.
Com esta nova mudança de função (trabalho no escritório de gestão logística), o meu horário mudou. Este horário permite flexibilidade, se faltar 2 horas, ou entrar mais tarde não sou prejudicado. Se trabalhar por teletrabalho (com aviso prévio), não picando o dedo, não se é prejudicado no final do mês. Ou seja o banco de horas aqui não existe.

Questionei os recursos humanos da minha fábrica, mais direto para os operadores, que tinha 55 horas e como se ia proceder.
Disseram que tinha de contactar os recursos humanos, mais direto para quem trabalha no escritório. Disse que tinha 55 horas e como iam proceder. “Vão pagar ou vou ficar em casa?”.
Disseram para entrar com os recursos humanos da fábrica, mais direto aos operadores. E eu disse “mas eles é que disseram para entrar em contacto com vocês” ao que me responderam “Ai sim? E quem é que lhe disse para entrar em contacto conosco sobre as suas horas extra”?

Eu disse o nome, disseram que ia entrar em contacto e que depois me dizia alguma coisa, que entrava em contacto comigo.

Passaram 2 semanas e não recebi nenhuma chamada. A senhora atendeu e pediu desculpa, que se tinha “esquecido”.
Voltei a questionar “Tenho 55 horas, vão pagá-las?” Ela respondeu para falar com a minha chefia para eu “gozar as horas de forma a que não prejudique a empresa e a equipa de trabalho”. Eu expliquei-lhe (como se ela não soubesse) que neste novo contrato o banco de horas não existe, pelo que na realidade não ia estar a gozar as horas, mesmo que fosse de “forma a que não prejudique a empresa e a equipa de trabalho”.

Perguntei-lhe “você não acha que é algo lógico e intuitivo pagar as horas extra laborais, depois do contrato ter terminado e agora ter assinado um novo?”
"Pois mas a empresa não procede assim…, você não é o único que está nessa situação. Entre em contacto com a sua chefia para usar essas horas. Mas olhe, não use tudo este ano. Guarde para o ano que vem, algumas horas. Uma pessoas não sabe o que pode acontecer. Você está numa fase inicial, tem de se aplicar. Veja da melhorar maneira com a sua nova chefia. "

Agradeceu por ter entrado em contacto de novo porque se tinha “esquecido”.

Eu respondi que ia ver a melhor maneira e agradeci o “apoio”.

Como isto é tudo muito recente, não sei como vou realmente proceder. Mas sinto que estão a aproveitar-se por ter sido um operador de máquina e por estar nesta nova função, tenho de comer e calar. As pessoas do meu escritório tinham-me dito que eu ia perder essas horas e para preparar-me. Eu não acreditei, por ser tão contra intuitivo.

Para mim faz zero sentido e tenciono mesmo entrar em contacto com um advogado para ver como posso proceder nesta situação.

A coisa mais importante ai é: Tens as 55 horas marcadas? Estão registadas em algum lado tanto do teu como da empresa?

Sim,
tenho marcado na minha agenda do telemóvel.
A empresa tem-nas registada no sistema informático.

Elas não “desapareceram”

Já me aconteceram algumas injustiças no meu trabalho, mas eu tento sempre dar a volta ao texto e tento não me deixar calcar… às vezes a colega fica lixada, temos pena, cada um se desenrasque…

Experimentaste falar com o teu responsável quando estavas no chão de fábrica? Na minha experiência, pessoas sempre mais ligadas às pessoas da fábrica costumam ser mais lutadoras pelos direitos do que o tipico pessoal de escritório.

Não.

Vou perguntar. Era ele que me vinha pedir as horas. Ja estão feitas. Deve se estar a cagar se as recebo ou não :sweat_smile:

Opa, depende. Lá está, na minha experiência, chefes de equipa e afins dentro da produção, ficam sempre muito mais atentos a situações dessas porque há sempre cenários futuros a ter em conta.
Imagina que ele pede horas extra a outras pessoas. Essas pessoas ficam a saber da tua situação. Então gera-se o tipico: Ah, se fulano x não recebeu, quem garante que eu vou receber?

Posso ter entendido mal, e se assim for as minhas desculpas, mas tambem estou a ver um pouco de falta de bom senso da tua parte. Quando te disseram que podes gozar essas 55 horas (1 semana e pico de trabalho), disseste que porque tens horario flexivel é o teu direito ficar em casa ou nao trabalhar porque sim? Isso nao funciona assim. Isso é um beneficio da empresa, pela tua posição, nao uma porta para abusos. Com certeza tens que fazer o minimo de 40 horas (mesmo que de forma pouco controlada) na mesma. Se as Horas extra forem acordadas ou pagas ou em dias de ferias (nao sei a politica dai) nao é porque agora tens horario flexivel que deixam de ser.

Ou te pagam as 55 horas, ou realmente vais ter de usar os 7 dias uteis de trabalho a que tens direito como ferias.

Trabalhar so manhãs ou so tardes, folga as sextas feiras durante 1 ou 2 meses, algo acordado com o teu novo chefe.

Ate entendia se quisesses as horas pagas em dinheiro, porque sempre foi assim e nunca essas horas foram dadas em dias de ferias, e é o teu direito. Ai sim, porque tudo que fosse nao pagar, seria uma quebra do acordo de horas extra. Mas o argumento que deste a mulher do rh foi completamente fora.

Essa atitude de entrar com advogado porque tens horário flexivel parece me estupida e só te vai prejudicar. Ha que haver bom senso de ambas as partes, que é o que falta a muita gente em Portugal. Pararem de seguir tudo ao detalhe, mas que depois funciona só para um dos lados (e aqui normalmente o problema ate é da empresa).

No meu escritório, não há abuso desse regime. Só atrasos de vez em quando. Se alguém abusar disso é logo indicado e chamado ao diretor. Nisso há bom senso. Até porque somos uma equipa e o trabalho em si, não permite tirar folgas como se quer, porque pode comprometer a fábrica que estás a gerir.

Eu no contrato como operador tinha 55 horas, porque não pagam isso, agora que mudei de função e situação contratual.

A meu ver não faz sentido.

Tem uma rapariga no meu escritório que também está numa situação semelhante à minha. Só que ela não tem contrato efetivo com a empresa, como eu. Tem um contrato com uma empresa de trabalho temporário.
Sei que ela tem horas extra, mas acho que vai receber essas horas, pela conversa que tive com ela.

É algo que vou ter de falar com a minha nova chefia e ver que abertura ele vai ter.

1 Curtiu

Injustiças no mundo laboral ha muitas mas se tens essas horas a receber ou a gozar isso e não te querem pagar ou dar os dias isso nao é injustiça mas outra coisa qualquer.
Há situações onde temos que colocar o orgulho de lado e comer e calar mas quando toca no recibo de vencimento a coisa na minha opinião tem de bater tudo certinho.
O meu conselho é que deixes de falar com o santo e vai directo a deus.
Expõe a situação ao responsável dos RH e exige uma solução.

Sim, que tens direito as horas nem ha discussao. É direito teu e deves exigi lo. A minha questao era se estarias disposto a usar as horas em ferias, e se assim fosse, nao faria sentidi dizeres que as podias gozar em horario de trabalho :+1: