Quem viu e ouviu com atenção a entrevista desta noite de Bettencourt na TVI 24,percebeu certamente que esta entrevista relâmpago e encomendada só teve um objectivo.
Toda a meia-hora de conversa preparada,foi insipiente,desinteressante,monocórdica,sempre e como de costume, enaltecendendo as qualidades secretas de todo um grupo de trabalho,que até é “leal”,“brioso” e “que sofre muito”.
Um choradinho piroso e esfarrapadamente desculpabilizante,na tentativa de fazer dos outros parvos e de atirar areia para os olhos a todos aqueles que já perceberam que na prática e na realidade todo o grupo é miserável,incompetente e sem ponta por onde se lhe pegue.
Mas a razão de ser desta converseta de Bettencourt era outra.
Espremido o limão,já de si seco e podre,a única gota fedentina que saiu e que foi o que o levou lá,foi a última pergunta encenada com a jornalista e que é precisamente o tema deste tópico.
À pergunta irrelevante da jornalista de “como convencer os adeptos a voltar a apoiar”,respondeu Bettencourt:
"Por aquilo que eu já vi esta semana estão-se a preparar vários tipos de manifestações. Umas,protestos veementes,felizmente que não estão a apelar à violencia e eu espero que não apelem… e que haja bom senso.
Porque…para quem está…numa situação complicada como nós estamos,eu acho que nós precisamos muito…damos todo o direito ao assobio,o sócio que não está satisfeito tem todo o direito de assobiar e é muito difícil pedir apoio nesta altura,mas eu continuo a pedir…"
Foi isto e nada mais,que levou Bettencourt a sair de casa esta noite. O medo.O pânico.
Sabem tudo o que fizeram e têm feito ao Sporting e aos Sportinguistas,mas não há uma palavra de arrependimento,nem uma palavra de mudança.
Há sim,pavor. Estão apavorados.
Agora já se pode assobiar e até se tem todo o direito de assobiar. Já percebemos,é que assobiar não dói…
Não têm um pingo de vergonha,mas já não sabem para onde se virar. Estão completamente perdidos.
Não ir para a frente neste momento,não mostrar a revolta e a indignação que legítimamente os Sportinguistas sentem,seria quanto a mim um erro crasso.
Poderá haver,é certo,mais oportunidades,mas esta também é uma oportunidade. E não se devem perder ou desperdiçar oportunidades.
Depois do que foi dito hoje,não o fazer,seria uma prova de fraqueza e para Bettencourt e restantes Roqueteiros,uma vitória,mesmo que efémera.
A sua tentativa de amolecimento,de adormecimento,de embalar os Sportinguistas,teria sido conseguida.
Deixá-los cair de podre,como alguns sugerem,deixar o Estádio vazio,são opções,mas não é isso que eles temem,não é disso que eles têm medo. Esta gente não cai assim.
Todas as manifestações,todos os protestos,todas as revoltas,ainda por cima com toda a comunicação social avisada,sejam elas com muita ou pouca gente,não poderão ser desprezadas.
E é isso que os vai desgastando,que lhes vai retirando condições de governabilidade,que os vai ferindo de morte.
Já hoje têm de andar com a Polícia de Intervenção para todo o lado,até na última Assembleia Geral de 13 de Outubro,tinham a Polícia dentro do próprio Pavilhão.
Qualquer dia têm mais Polícias no Estádio do que adeptos. E tudo isto desgasta-os.
Quanto aos 90%,esperar que acordem,como alguns vaticinam,parece-me ingenuidade.
O que os move não é o Sporting. É a Quadrilha que lá está. A tudo dizem que sim e ainda se fazem indignados.
Para além disso,parece-me que se está a dar-lhes a importância que não têm. Não passam de 10.000,que quando tocar a unir,fogem como ratos. São um bando de cobardes.
Por tudo isto,penso que todas as acções de indignação serão frutiferas e atingirão os objectivos a que se propõem.
A limpeza e o renascer do Sporting.
SEM TRÉGUAS!