Iniciados: SPORTING 5 - Un. Leiria 0

1-0 Betinho e 2-0 Mateus. Os 2 golos perto dos 10 min. 3-0 agora por Joao Carlos. Intervalo

4-0

5-0

Cheguei agora a casa e é só para confirmar que o resultado final foi 5-0 e os dois golos da 2ª parte foram marcados pelo Ricardo Esgaio.
Os nossos meninos venceram então a Série D da 2ª fase e estão apurados para a 3ª fase.

Mais logo, meto aqui a reportagem.

é sempre bom ver que há aqui pessoal que acompanha os nossos míudos com muita atenção e gosto.
continua assim dmalmeia :clap:

1 - Adriano Cardoso
2 - Ruben Freitas
3 - João Mário Eduardo (Capitão)
4 - Thomas Ravera
5 - Rodolfo Simões
6 - Hugo Airosa (sub-Cap)
7 - Ricardo Esgaio
8 - João Carlos
9 - Alberto Coelho
10 - Mateus Fonseca
11 - Altaír Junior

12 - João Gomes
13 - Bruno Cardoso
14 - Manuel Dias
15 - Alexandre Costa
16 - Wilker Bolonha
17 - Tiago Bragança
18 - Afonso Figueiredo

Se nos juniores ainda tenho alguma dificuldade em distinguir 3 ou 4 jogadores, aqui nos iniciados foi um problema pois não conhecia nenhuns. Se não fosse o pai (julgo eu por o miúdo depois de ser substituído ter ido lá para o pé de nós) do Rodolfo Simões (nº5) a ajudar-me a identificar alguns dos jogadores e posteriormente o André Figueiredo da Academia de Talentos a complementar com a lista total, e não conseguiria ter enviado os marcadores dos golos aqui para o fórum.

Devido a um tão grande desconhecimento da equipa estive mais interessado em observá-los e em conhecê-los do que propriamente em tirar notas sobre as suas movimentações ou sobre as incidências do jogo.
De qualquer forma, tirei algumas conclusões sobre esta equipa que observando os resultados dos jogos das 2 primeiras fases do campeonato me parecia ser a mais fraca no seu escalão das nossas 3 equipas de divisões nacionais (juniores, juvenis e iniciados).

O futebol desta equipa é muito bom, mecanizado, com bastantes tabelas e quase sempre em progressão no terreno. Este é o ponto principal que quero referir, pois vi vários passes laterais com o jogador que o fazia a ter a certeza que lá estava um companheiro para o receber, sem precisar de olhar para lá. Isto é trabalho táctico que normalmente leva bastante tempo a consolidar e estes são miúdos de 14 e 15 anos que já o fazem bem. E este é um mérito que se deve atribuir à equipa técnica.

No epicentro deste futebol bem jogado, destacou-se um médio centro que dá pelo nome de João Carlos: excelente visão de jogo, óptimos pés, passes a rasgar a defesa contrária, aberturas a deixarem os avançados sozinhos com o guarda-redes, etc. E como cereja em cima do bolo, o momento sublime da tarde: o 3º golo. No momento em que vai a rematar para a baliza deserta, apercebe-se dum defesa contrário que vem em velocidade para cortar a bola. O João rola com o pé sobre a bola, puxando-a para trás, vê o defesa entrar de carrinho para dentro da baliza e quando já estava mais sossegado lá resolve meter a bola para dentro da baliza. Delicioso e só tive pena do miúdo leiriense pois acabou por ser o bobo naquela jogada.

Também reparei na qualidade do nosso central Thomas Ravera. Alto, possante, decidido, com bom recorte técnico, sabe tirar a bola sem falta e sair a jogar.

Não posso deixar de falar do Ricardo Esgaio. Jogou sobretudo na lateral direita, tem capacidade técnicas fortes e marcou os dois golos da 2ª parte.

Reparei também no Altaír Junior pelos mesmos motivos que em relação ao Ricardo Esgaio, embora tenha visto ali algum mau feitio sobretudo ao não aceitar o aperto de mão de um adversário que lhe deu um toque no pé.

O Mateus Fonseca para além de ter marcado um golo também produziu bastante tentando servir colegas melhores posicionados.

Também fiquei impressionado com um miúdo que entrou na 2ª parte e que parece ter futebol para dar e vender: Afonso Figueiredo. Com a bola quase sempre colada ao pé e com baixo centro de gravidade ele consegue ir transportando a bola praticamente ao lado dos seus adversários sem que estes lha consigam tirar.

Por último, falta-me o Wilker Bolonha. Este saotomense é um fantasista e ainda bem que o é. No momento em que o jogo estava um pouco adormecido ele entra e sentiu-se logo um burburinho na bancada dos sócios, pois estavam lá os pais dos jogadores que serão entre o público os que conhecem melhor esta equipa e consequentemente o Wilker. O rapaz quando pegava na bola, atacava os defesas e com fintas ou simulações de corpo passava-os quase sempre. Deu vários golos a marcar que os outros falhavam e ele próprio teve uma bola no poste. Bom jogador. A rever.

Voltando à análise global e para finalizar, na 2ª parte o Sporting só não marcou mais 5 ou 6 golos porque misturado com algum azar, os jogadores também brincaram um pouco depois de a vitória estar assegurada. É compreensível devido à sua idade, mas é a idade ideal para começarem a ter instinto mais matador como dizia Bobby Robson.

Numa primeira fase, o Leiria tentou chegar à nossa baliza pois precisavam de ganhara para se apurarem.
[hr]

Os jovens leões a festejarem o primeiro golo.
[hr]

O grande Paulinho a observar as incidências do jogo.
[hr]

O tecnicista Ricardo Esgaio.
[hr]

Luta no meio campo com vantagem sportinguista.
[hr]

A estrela João Carlos.
[hr]

Afonso Figueiredo a conduzir a bola com mestria.
[hr]

Wilker Bolonha a preparar-se para “partir” mais um defesa.
[hr]

O aplauso dos leõezinhos ao apoio sentido na bancada.

Gostei muito de ler a tua reportagem dnalmeida. :clap:

Está muito boa e é importante para mim porque moro a mais de 200 km da academia, por isso as possibilidades que tenho de ir a ver os jogos de formação são muito reduzidas. Costumo acompanhar no site Academia de Talentos mas assim é mais uma opinião e dá para ir percebendo o real valor das equipas e dos jogadores.

Parabens :great:

P.S. - Sou só eu que não consigo ver as fotos???

Eu consigo ver.

E devo dar os parabens ao dnalmeida pela excelente reportagem.

Excelente trabalho dmalmeida. :clap:
Parabéns e obrigado.

Parabéns também aos miudos que perante um adversário directo na luta pela passagem à 3ª fase não deram qualquer hípotese e golearam. ;D

Bom resultado e boa reportagem !! :clap: