Iniciados: Benfica 0 - Sporting 6 (Crónica)

Foi uma manhã bem chuvosa e muito animada. Choveu durante praticamente toda a partida mas nem isso fez desmobilizar as várias dezenas de pessoas que assistiram a este jogo da última jornada da fase final do campeonato nacional de iniciados. A partida desenrolou-se no campo n.º 3 do Complexo Desportivo do Odivelas Futebol Clube. Trata-se de um campo de relva sintética e de dimensão reduzida. O campo n.º 2 (relva natural e dimensões normais) estava livre mas a FPF ainda permite que estes jogos sejam disputados em campos sintéticos, o que favorece as equipas menos dotadas tecnicamente. A agravar ainda mais as condições do jogo, saliente-se que o campo n.º 2 tem uma bancada a toda a extensão da linha lateral, enquanto que este campo sintético tem apenas uma pequena bancada amovível, tendo ainda muita gente ficado em pé. Para além disso, este campo tem também um gradeamento. Este conjunto de circunstâncias condicionou bastante o nosso trabalho e, por essa razão, esta crónica não estará tão completa e pormenorizada como habitualmente.

Estiveram presentes Aurélio Pereira e José Manuel Torcato, por parte do Sporting. O Chelsea fez-se representar pelo já nosso conhecido olheiro.

A nossa equipa durante o aquecimento.

O Sporting alinhou em 4-3-3 com Rúben Luís na baliza, Tiago Bastos a defesa direito, Filipe Paiva e Nuno Reis como dupla de centrais e Mário Rui a defesa esquerdo. Luís Almeida jogou a trinco, Luís Carlos e Cedric Soares (capitão) colocaram-se à sua frente. O trio da frente apresentou Renato Santos na direita, Diogo Ribeiro no meio e Bruno Silva na esquerda. O trio de arbitragem veio de Setúbal.

O jogo iniciou-se com o Benfica a querer tomar conta dos acontecimentos e com o Sporting a tentar gizar contra-ataques rápidos. Foi na sequência de um desses lances, logo aos 3 minutos, que Luís Carlos abriu o activo, entrando isolado na área pelo lado direito e rematando para o 1-0. O Benfica tentou reagir de pronto mas a nossa defesa não permitiu que o perigo rondasse a baliza de Rúben Luís. A excepção foi um livre directo em posição frontal que o nosso guarda-redes defendeu com segurança. O jogo durante esta primeira parte teve poucas oportunidades de golo e foi sobretudo disputado a meio campo, dado que o temporal que se abateu não permitia um jogo mais bonito. Até ao intervalo o Sporting ainda criou perigo num livre directo e num cabeceamento ao lado da baliza encarnada.

O segundo tempo mostrou um Sporting mais dominador. Logo aos 36 minutos, Nuno Reis marcou um livre directo mas a bola saiu por cima. Cinco minutos depois, um atacante do SLB surgiu isolado na nossa grande área mas Rúben Luís resolveu a situação. Aos 43 minutos, um defesa encarnado derrubou Bruno Silva na grande área. O árbitro marcou a respectiva grande penalidade e expulsou o defesa com vermelho directo, pois Bruno Silva ia isolado para a baliza. O mesmo jogador converteu o penalty, fazendo 2-0. Eis os festejos.

Quatro minutos mais tarde, Diogo Ribeiro, lançado em velocidade pelo flanco direito, entrou na grande área e desferiu um remate cruzado com muita força, que só parou no fundo das redes. Era o 3-0. Aos 50 minutos, o Sporting falhou um golo quase feito na sequência de um cruzamento. Aos 56 minutos, saiu Renato Santos e entrou Sérgio Simões. Quatro minutos mais tarde, o SLB beneficiou de um livre directo mas a bola saiu ao lado. À passagem do minuto 68, Luís Carlos bisou, em jogada de insistência, colocando o marcador em 4-0. A festa anunciava-se cada vez mais. Pouco depois, Luís Carlos deu o seu lugar a Tiago Fernandes. Nos 4 minutos de descontos, o Sporting faria ainda mais dois golos. O quinto golo foi marcado pelo recém-entrado Sérgio Simões, tendo Cedric Soares estabelecido o resultado final em 6-0.

Vitória incontestável do Sporting por 6-0.

Parabéns aos campeões nacionais de iniciados 2005/06!

Trio de arbitragem – Fez uma exibição medíocre do ponto de vista técnico, na forma como avaliou lances de foras de jogo e faltas. No ponto de vista disciplinar esteve regular.

Benfica – Fez uma exibição fraquinha, não havendo ninguém que se tivesse destacado particularmente. Nunca foi superior ao Sporting, nem mesmo quando estavam onze para onze.

Sporting – Fez uma exibição muito boa, controlando quase sempre as operações.

Rúben Luís – Esteve sempre seguro, quer nas bolas paradas, quer nos lances corridos. Só lhe notámos uma falha que foi resolvida por um defesa.

Tiago Bastos – Fez um jogo muito bem conseguido, quer a defender, quer a ajudar a equipa nas acções atacantes.

Filipe Paiva – Esteve em bom plano, controlando sempre os avançados contrários.

Nuno Reis – Fez uma exibição segura, tendo ainda disponibilidade para subir no terreno e colaborar em jogadas de ataque.

Mário Rui – Exibição bastante esforçada, embora nem sempre as coisas lhe saíssem bem, sobretudo no capítulo ofensivo.

Luís Almeida – Esteve em bom plano, tendo lutado muito a meio campo pela posse de bola, quase sempre com sucesso.

Luís Carlos – O MVP!! =D> =D> É um jogador muito combativo, que nunca vira a cara à luta. Intervém nas acções defensivas e ofensivas. Foi um autêntico pêndulo até ao momento da sua saída. Marcou dois dos seis golos do Sporting.

Cedric Soares – Cotou-se como uma das melhores unidades do Sporting. Joga como um autêntico número 10. Tem técnica, visão de jogo e espírito de sacrifício. Culminou a sua boa exibição com o 6º e último golo do jogo. :smiley:

Renato Santos – O jovem médio ala mostrou bons pormenores técnicos, tendo rubricado uma primeira parte muito positiva. No segundo tempo, foi desaparecendo do jogo, tendo sido substituído.

Diogo Ribeiro – O jogo não lhe correu tão bem como isso mas na segunda parte, após marcar o 3º golo leonino, subiu de produção e foi mais interventivo no ataque.

Bruno Silva – Fez uma exibição agradável, subindo de rendimento no 2º tempo com mais investidas pelo flanco esquerdo. Marcou o 2º golo.

Sérgio Simões – Entrou bem no jogo, com algumas iniciativas pelo flanco esquerdo e marcou o 5º golo.

Tiago Fernandes – Esteve pouco tempo em campo para se mostrar. Mas sempre deu para participar na festa.

Ou seja, foi a degola dos «inocentes». :lol:

Obrigado pela crónica (muito boa como já é habitual). Não conheço os iniciados. Há alguém nesta equipa que demonstre ter um futuro promissor?

Uma autêntica vergonha esta história dos campos de jogo, mas sempre foi assim com os «pés de chumbo» dos merdosos. Quando jogam em casa, remetem os jogos dos escalões mais novos para o campo de relva sintética para ver se não perdem por muitos e tudo isto com o beneplácito das entidades (in)competentes que deviam era impedir esta pouca vergonha. Depois ainda vêm dizer que não senhor, que não são nada protegidos pelas arbitragens e pelos vários órgãos desportivos.

«Sacanice», «escroquice» e «filhaputice», eis os 3 pilares em que vai assentar a formação dos merdosos… :evil:

PS: Podes já contar comigo para o jogo com o Boavista, pois estou de férias até dia 25 de Junho.

Que grande banho :wink: Levaram na pá :smiley:

Muito obrigado Ricardo, interventivo e excelente como sempre!

festa na casa dos porcos, lindo!

Mais uma vez a prova que somos a melhor formação portuguesa.

O jogo iniciou-se com o Benfica a querer tomar conta dos acontecimentos

Cá está o famoso primeiro minuto de jogo que caracteriza o vendaval ofensivo das equipas da luz…

O jogo iniciou-se com o Benfica a querer tomar conta dos acontecimentos

Cá está o famoso primeiro minuto de jogo que caracteriza o vendaval ofensivo das equipas da luz…


O lusco fusco ainda consegue ser mais … são os tais 5-7 minutos muito intensos “de jogo”.
O jogo iniciou-se com o Benfica a querer tomar conta dos acontecimentos

Cá está o famoso primeiro minuto de jogo que caracteriza o vendaval ofensivo das equipas da luz…


O lusco fusco ainda consegue ser mais … são os tais 5-7 minutos muito intensos “de jogo”.

Período de luxo esse que possibilita, em geral, a obtenção de 1/4 de golo… :twisted:

Ou seja, foi a degola dos «inocentes». :lol:

Obrigado pela crónica (muito boa como já é habitual). Não conheço os iniciados. Há alguém nesta equipa que demonstre ter um futuro promissor?

PS: Podes já contar comigo para o jogo com o Boavista, pois estou de férias até dia 25 de Junho.

Bom, esta foi a primeira vez que vimos esta equipa jogar. Contudo, do que deu para ver e daquilo que vamos sabendo, acho por bem referenciar os seguintes nomes: o guarda-redes Rúben Luis, os médios Cedric Soares e Luís Carlos (que considerámos o MVP) e o extremo Renato Santos. Também se fala muito do ponta de lança e melhor marcador da equipa, Diogo Ribeiro, que apesar de ter marcado um golo não se mostrou particularmente inspirado na partida de ontem.

P.S - É bom saber que poderemos contar contigo no encontro da última jornada. :wink:

PS: Podes já contar comigo para o jogo com o Boavista, pois estou de férias até dia 25 de Junho.

Em princípio também irei, no pressuposto de que bastará ao Sporting ganhar esse jogo para ser campeão.

Ricardo e Susana voC~es são o orgulho deste fórum…mais uma excelente reportagem.

Esta geracao de Iniciados é a geracao de 1991.
Este fds jogaram novamente contra os lamps mas já como juvenis b e perderam por 1-0 ainda por cima em casa…muito preocupante ver a evolucao de uma equipa para a outra.

Esta geracao de Iniciados é a geracao de 1991. Este fds jogaram novamente contra os lamps mas já como juvenis b e perderam por 1-0 ainda por cima em casa....muito preocupante ver a evolucao de uma equipa para a outra.
Preocupante porquê, conta lá? Pelo plantel ter 28 miudos e eles estarem todos com minutos? Preocupante por todos jogarem e todos se formarem? Antes de se falar em formação é melhor que se comece a pensar se queremos formar Moutinhos, Velosos, Djalós, etc, ou se queremos titulos e vitórias na formação a todo o custo. Sabes com quantos jogadores que jogam nos a's muitas vezes o benfica jogou? Sabes com quantos internacionais sub-16 que habitualmente são titulares na equipa e não jogaram? Sabes quem foi o guarda-redes? Sabes qual era o que estava no banco?

Antes de vermos resultados, temos de começar a ver o que pretendemos e para o que vamos. Não tenho dúvidas dos resultados finais dos jogadores que estão no benfica e os que estão no Sporting. Depois daqui a uns anos, vamos lá falar deste jogo.

Esta geracao de Iniciados é a geracao de 1991. Este fds jogaram novamente contra os lamps mas já como juvenis b e perderam por 1-0 ainda por cima em casa....muito preocupante ver a evolucao de uma equipa para a outra.
Preocupante porquê, conta lá? Pelo plantel ter 28 miudos e eles estarem todos com minutos? Preocupante por todos jogarem e todos se formarem? Antes de se falar em formação é melhor que se comece a pensar se queremos formar Moutinhos, Velosos, Djalós, etc, ou se queremos titulos e vitórias na formação a todo o custo. Sabes com quantos jogadores que jogam nos a's muitas vezes o benfica jogou? Sabes com quantos internacionais sub-16 que habitualmente são titulares na equipa e não jogaram? Sabes quem foi o guarda-redes? Sabes qual era o que estava no banco?

Antes de vermos resultados, temos de começar a ver o que pretendemos e para o que vamos. Não tenho dúvidas dos resultados finais dos jogadores que estão no benfica e os que estão no Sporting. Depois daqui a uns anos, vamos lá falar deste jogo.

Tenho que te dar razao.Espero que o resultado negativo nao queira dizer que a situacao geral desta geracao esteja negativa.
Apenas achei preocupante num ano conseguirmos ir vencer por 6 a 0 e no outro ,a jogar em casa,perder com a mesma equipa .Mas pronto sei bem que existem muitos factores a ter em conta e por isso fica a preocupacao toda relativizada…

Granda banho!

Assim dá gosto! Encavacar os lamps desde pequeninos, isso mesmo!

Granda banho!

Assim dá gosto! Encavacar os lamps desde pequeninos, isso mesmo!

Foi o ano passado :wink: , mas não deixa de ser um banho…

A.A.

Granda banho!

Assim dá gosto! Encavacar os lamps desde pequeninos, isso mesmo!

Foi o ano passado :wink: , mas não deixa de ser um banho…

A.A.

:wall: :wall: :lol:

Sorry about that :wink: