Iniciados - 2025/2026

Isso é um bocado passado… Neste momento passa-se apenas com os miúdos do Mauro e pouco mais. Acho que o Sandro Ferreira e o Duarte Tomás tiveram uma subida precipitada para os Sub-23 (começaram a época nos Sub-17). Fora isso, não há grandes exemplos.

De forma geral é residual e há casos em que faz sentido - por exemplo, Martim Ribeiro e Diego Farinha nos Sub-17 em vez de estarem a jogar Fase de Manutenção nos Sub-16 (o Martim até já vai à seleção dos mais velhos)

1 Curtiu

Só para voltar a isto:

Concordo em absoluto, mas o @Raí10 não estava a contrariar isso. Como Portugal também é um país relativamente pequeno e em que 3/4 clubes têm muito mais poder que os restantes ao nível da formação, em Sub-15, o mais certo é que 95% dos futuros sucessos já joguem num Sporting, Porto, Benfica ou Braga.

E também é certo que ser bom nesta idades é um bom preditor - agora, está longe de ser um garante e há centenas de casos que o comprovam. Mesmo olhando para dentro, em vários dos campeonatos jovens que o Sporting ganhou, olha-se para as equipas vencedoras não se encontra nenhum dos últimos sucessos da formação.

Para terminar, nesta equipa de Sub-15 temos bons jogadores. Laurindo, Busatori, David Makinde, Aladje, Igor Ribeiro - são jogadores com teto alto e não vou ignorar o trabalho que estava a ser feito neste escalão por causa do resultado de hoje ou dos maus resultados dos últimos jogos. Estes jogadores não desaprendem de jogar. O Porto também tem muito boa equipa e uma geração 2011 de muita qualidade.

1 Curtiu

Isto não é uma resposta a nada, mas..

(..) por falar neste..

Lembrei-me de um derby de Iniciados na Academia em que levou 4 secos.. e os rabolhos acabaram a fase de campeão a uns 10 pontos do Campeão..

Quando o objectivo é desenvolver jogadores, esse jogo/resultado e essa classificação demonstram o quê mesmo?!

Mais recentemente, também num derby de Iniciados, perdemos 0-2 com mais um desde os 7 minutos.. Penso que neste fórum também foi o “fim do mundo”..

Essa equipa acabou por vencer o campeonato de forma folgada e, muito mais importante, meter (ainda juniores) jogadores nos A’s..

Até pegando apenas nas duas nossas gerações que mencionei acima, na época de Iniciados.. nos 2004, o Mateus Fernandes, por exemplo, era “banco” do Tiago Sousa.. nos 2007, o Gabi Silva “rebentou” com tudo e todos e, agora, “ainda está” nos B’s, enquanto dois colegas já se fixaram nos A’s e outros dois vão lá com regularidade..

O Blopa era banco nos Sub-15, pouco jogava. O Flávio também não era titular - na fase final só jogou 120 minutos.

Da equipa titular de 2004 que foi campeã de Sub-15, 3 chegaram à equipa B (Callai, David Moreira e Justo), Martim Marques está no Lugano, Chermiti no Rangers e o resto não vai dar em nada.

Da equipa titular de 2005 que foi campeã de Sub-15 passa-se algo parecido - temos o Francisco Silva, o José Silva e o Rodrigo Ribeiro. Barroso na MLS, Vivaldo no Watford e os restantes não vão dar em nada.

E ainda sobre as subidas de escalão, que dantes eram completamente disparatadas e sem qualquer critério, importa lembrar que todos os nossos jogadores que saíram da formação com sucesso recente saltaram escalões a dada altura.

Quenda já jogava com os Sub-16 em Sub-15
Simões jogava nos Sub-17 como juvenil de 1º ano e nos Sub-19 como juvenil de 2º ano (e na seleção também jogava 1 ano acima)
Essugo praticamente sempre jogou acima
Mateus Fernandes na B/Sub-23 enquanto junior de 1º ano
Afonso Moreira na B enquanto junior de 1º ano
Nuno Mendes nos Sub-23/A enquanto junior de 1º ano

Estas subidas também precisam de ser feitas com critério, quando os jogadores estão preparados para o nível em questão. Neste momento são poucos os casos de subidas que temos.

Yanick (2012) e Capendja (2014) com os Sub-16
José Garrafa (2011), Martim Ribeiro (2010) e Diego Farinha (2010) com os Sub-17
Ansu Junior (2010), Cleusio (2009), Estefanio (2009) e João Rijo (2009) com os Sub-19
Ciesielski (2008), Sandro Ferreira (2009) e Duarte Tomás (2009) com os Sub-23

Destes casos todos, metade dizem respeito a jogadores que já foram subidos há vários anos ou que sempre jogaram acima (os miúdos do Mauro + Ansu e Capendja). Os restantes aconteceram durante esta época, mas acho que alguns fazem sentido.

2 Curtiram

Mas o problema é quando vês o Sporting perder constantemente.

Aí a conversa da idade morfológica ou da maturação começa a não chegar para justificar tanto resultado negativo.

Perdes em iniciados e depois perdes juvenis e juniores. E perdes pk? Porque tens jogadores de qualidade inferior.

Mas continuem a tapar o sol com a peneira.

O futuro está aí, como dizia o outro…

2 Curtiram

O Pedro fez um bom apanhado das nossas equipas campeãs e que jogadores deram aos A. O que mostra bem que títulos na formação não querem dizer nada.

O grande problema é que hoje em dia tens toda a razão porque hoje em dia perdemos maioritariamente por termos piores jogadores (não nos sub-15).

Começamos a querer ir por atalhos, a meter “miudos” com mais 3 e 4 anos de idade do que a idade real, que dão resultados no imediato, às vezes nem isso, e que no futuro não vão render nada. Verdade que neste último ano.já se começou a meter esses miudos com os miudos da mesma idade.

A nossa sorte (ou azar para a formação ) é que fomos campeões dois anos seguidos e ninguém liga à formação nesses anos.

Vai ser necessário fazer lá uma grande limpeza na academia , quer de treinadores, quer ao nível de quem faz os planteis. A coordenação que permitíu a vegonha que se tem passado nos ultimos anos tem de sair.

A minha esperança é que temos a coordenação técnica do Polo EUL bem entregue ao Mister Damas, que é o maior combatente aos catanados e aos jogadores precocemente maturados. Mas vai demorar pelo menos uns 5 a 7 anos até se verem resultados

6 Curtiram

Eu defendo os resultados como consequência de se trabalhar bem

Agora, o que temos visto é o insucesso permanente das nossas equipas face às dos rivais, com dominância quase total dos lamps

Hoje em dia, é quase certo perder um jogo com eles seja qual for o escalão

Isso é que me preocupa

No médio prazo isso traduz-se na menor qualidade do jogador formado

Como aliás a equipa campeã mundial de sub17 é bem exemplo

Amigo, esta equipa de inciados tem bastante qualidade , muitos miudos na seleção , o que se está a passar é uma troca de treinador a meio de uma epoca e muitas derrotas seguidas que abalam qulaquer balneario.

Acho que neste caso é errado culpar os miudos , a culpa é de quem deixou o mister sair para a arábia.

Segundo sei os treinadores destas equipas recebem muito mal não é? Isso é que nos devia preocupar.

2 Curtiram

Acho que concordamos em quase tudo , a única coisa que discordamos é que eu não valorizo nada os títulos na formação. Ou melhor, não acho um indicador decisivo para avaliar o sucesso da formação. Acho que se deve valorizar muito mais o numero de atletas que metemos na equipa A.

Se metermos este ano o Quenda, Simões, Felicíssimo , Blopa e Flávio G , Gabi e até o Baflidi a jogar o campeonato de sub-19 achas que não ganhavamos fácil? Era um passeio…

1 Curtiu

Muito fácil dizer q o clube n deixa sair alguém q provavelmente ia ganhar na Arabia Saudita em um ano o q provavelmente levaria a vida toda a ganhar na Formação em Portugal.

Os treinadores na Formação em Portugal, mesmo em clubes grandes os salários n são espantosos.

Qdo muito pode dizer-se q falharam completamente a substituição, espero q este gajo n ande ali para o ano…

Porque não levaram então o Pedro pontes ou o João Santos ?

Acho que é um misto de 2 coisas - o António Cruz devia ter algum contact no NEOM e também devem ter visto nele qualidade, que é totalmente merecido. Se formos ver a equipa técnica do NEOM é quase só composta por portugueses.

Mas em relação ao Pedro Pontes, acho que também merece uma palavra - tem feito um bom trabalho nos Sub-17. A equipa que há 2 anos perdeu 1-5 em Alcochete com o Benfica, este ano venceu 4-3

2 Curtiram

Há quem não foi top aos 15 e fez boa carreira em seniores.

2 Curtiram

O Haaland era: SUGESTÕES, Análise e Prospecção de Jogadores - #22367 por paraver

1 Curtiu

O Nuno Mendes n era titular dos sub 15 q foram campeões nacionais da geração 2002.

Nesse escalão o Joelson era a bomba e o Quaresma e TT também se destacavam, acho que o Quaresma era capitão e era visto como inevitável q fosse o melhor central a sair de Alcochete.

Sempre perigoso tirar grandes conclusões nesse escalão, e mesmo os títulos nacionais escondem muita coisa.

Daí a normalizar levar 5:1 do Porto desculpem lá mas n dou para esse peditório.

1 Curtiu

O Moutinho, o Inácio, só no Sporting…

1 Curtiu

Já tivemos 2 equipas fora das fases finais de Juvenis e Juniores

São 2 exemplos crassos de como em anos específicos não tivemos a altura de Estoris e Torreenses, quanto mais das nádegas.

No que toca a equipas B estamos permanentemente a disputar as fases de manutenção.

Epa, se acham isto normal é com vocês

1 Curtiu

Sobre as Fases Finais, claro que não é normal. É inaceitável. No caso da fase final do ano passado, mesmo assim, estás a falar da geração que já te deu 2 jogadores de equipa A e outros 2 que já jogaram lá várias vezes (2007). Claro, não faziam parte do plantel e isso não invalida que seja vergonhoso - é inadmissível o Sporting falhar qualquer uma destas fases finais, especialmente tendo muito mais recursos que outros clubes.

Sobre a equipa B, estando na Segunda Liga é mais que natural lutar pela manutenção. Conto que finalmente tenhamos ultrapassado as manutenções da Liga 3.

1 Curtiu

Pedro eu acho que ele está a falar das equipas b dos iniciados e juvenis… s.l.

1 Curtiu

Ah, certo! Nesse caso eu concordo, mas já agora indo caso a caso:

• A 2ª Divisão Sub-15 só existe há 4 anos. Este é o 1º ano em que estamos a disputar a manutenção. O Benfica, por exemplo, já disputou 2x

• A 2ª divisão Sub-17 também existe há 4 anos. Disputámos a manutenção todos os anos.

Tem havido mudanças ao longo dos anos, mas das 5x em que ficámos de fora do Apuramento de Campeão, apenas em 2 ficámos “fora” dos lugares de apuramento (este ano nos Sub-15 B e no ano passado nos Sub-17 B)

E isto acontece porque estas competições têm, além de limitações de equipas B na Fase Final, limitações de equipas B por série. E já não é a primeira vez que o Sporting falha a Fase Final por causa disso.

Este ano atingiu o cúmulo do rídiculo. Sporting e Porto na mesma série, disputada apenas a 1 volta. Ora, ditou a “sorte” que a última jornada era um Porto - Sporting. Além disso, alguém ainda teve a brilhante ideia de definir como critério de desempate o o confronto direto, numa competição disputada a 1 volta só. Ou seja, o Sporting foi ao Porto a precisar de ganhar. Durante a fase, o Sporting ganhou 9 jogos e empatou 1, com o Sacavenense. Mas mesmo que tivesse ganho, a diferença de golos provavelmente obrigaria à vitória no Porto, na mesma.

Eu não acho que um modelo em que uma equipa que faz 10 vitórias e 1 empate possa ficar de fora da fase final faça sentido apenas porque a FPF define que só pode passar 1 equipa B por série, mas pronto.

3 Curtiram