- 4 COISAS QUE PROVAVELMENTE NAO SABEMOS QUE O TELEMÓVEL FAZ
Há algumas coisas que se podem fazer em situações de emergência e o telemóvel pode, na verdade, ser um salva-vidas ou uma ferramenta de sobrevivência. Ora toma bem atenção as estas coisas que se podem com ele :
PRIMEIRO : Emergências
O número internacional das emergências para o telemóvel é o 112. Se te encontrares sem rede numa situação de emergência liga o 112 e o telemóvel vai procurar qualquer rede que se encontre disponível para se ligar ao 112. E o mais engraçado é que esse número pode ser marcado mesmo se o telemóvel estiver bloqueado. Ora experimenta…
SEGUNDO : Trancaste as chaves dentro do carro?
Se o teu carro tiver um comando de abertura de portas, talvez isto te possa ser útil um dia. Aqui esta uma óptima razão para se ter um telemóvel : se trancaste o carro com as chaves lá dentro e tens um outro comando do carro em casa, liga para o telemóvel duma pessoa que se encontre em casa, afasta-te cerca de meio metro da porta do carro e pede a pessoa que ligaste para carregar no comando para abrir a porta, mantendo-o próximo do telemóvel. O teu carro abrir-se-á. E assim poupa-te uma viagem até casa para buscar o outro comando. Neste caso a distância a que te encontras da pessoa a que ligaste não é problema, podes ate estar a centenas de km de distância. Agora experimenta !
TERCEIRO : Bateria escondida
Imagina que a bateria do teu telemóvel está em baixo. Para a carregar, digita *3370# e o telemóvel carregará com uma reserva que se encontra escondida e mostrará um aumento em 50% da bateria disponível. Esta reserva carregará automaticamente na próxima vez que carregares o telemóvel.
QUARTO : Como desactivar um telemóvel roubado ?
Para obter o número de série do teu telemóvel digita * # 0 6 #. Um código de 15 números aparecerá no écran e é único para o cada telemóvel. Agora toma nota deste numero e guarda-o num sitio seguro. Na eventualidade de o teu telemóvel ser roubado podes ligar para o teu operador, dar este código e pedir que bloqueiem o teu telemóvel. O telemóvel ficará sem utilidade nenhuma mesmo se o ladrão tiver mudado o cartão SIM. Provavelmente não recuperarás o telemóvel roubado mas ficas a saber que quem quer que o tenha não poderá utilizar ou vender
A 3ª é bulshit na certa. A 2ª também não acredito que funcione. O comando teria que funcionar com ondas rádio nas mesmas frequências do telemóvel, teria que ser captadas por este, transmitidas via rádio (em formato analógico? digital? se for digital, esqueçam, o filtro de conversão de analógico-digital certamente igoraria todos os sinais com frequências fora da audição comum) e finalmente retransmitidas no 2º telemóvel. Embora teoricamente possa funcionar, tenho dúvidas. Alguém já fez a experiência?
Também não acredito nisso… Possível seria, mas teria de existir um protocolo entre as marcas de telemóvel e as de carro, coisa que até hoje nunca ouvi falar!
Sim, o GSM é nos 900 Mhz, mas nada impede de construires um comando do carro nessa frequência, há tecnologia de sobra para isso, mas até hoje também nunca ouvi falar que isso tenha sido feito… Além de que o telemóvel já é um bicho com uma complexidade de tal ordem (até mais do que um simples PC) que se quisessem realmente ($$$) implantar um sistema em que fosse ele a adaptar-se ao comando e não contrário, não creio que fosse algo de muito difícil.
Seria possível teoricamente, porque os comandos penso que funcionam com ondas de rádio e os telemóveis também. Um par de telemóveis muito avançado que captasse a frequência as ondas dos comandos teoricamente funcionaria bem, mas esses telemóveis não devem existir actualmente. Além dos 2 telemóveis, a própria rede teria que ter capacidade para codificar/descodificar esses sinais.
Isto é muito parecido com aqueles aparelhos que existem que captam sinais dos comandos da TV, video, e depois os transmitem para outro lado da casa, permitindo mudar o canal de TV ou fazer pause no aparelho de video/DVD à distância.
É possível, ou pelo menos é em alguns modelos, colocar os PDA’s (logo telemóveis avançados) e controlar a TV lá de casa. Penso que é usando as ondas rádio (penso que o infra-vermelho nem sequer tem alcance suficiente).
A TV e não só. Há uns anitos (ainda andava eu no meu secundário) lembro-me de assistir a um programa na RTP sobre os avanços tecnológicos que se iriam verificar num curto espaço de tempo e na altura de eu ter ficado de boca aberta ao ver o controlo de uma casa todo a ser feito por um telemóvel. O dono da casa,estando no trabalho, conseguia saber se estava alguém a bater-lhe à porta, eventualmente abri-la, fazer gestão da temperatura da casa, abrir janelas, saber de possíveis assaltos ou roubos, todas essas tarefas todas mais elementares…
Falando agora no exemplo que citaste (TV), ainda recentemente um professor meu (que é conhecido do Cilha :mrgreen:), que também é investigador da área de RF, afirmou-nos peremptoriamente que, entre outras coisas, já não faltava muito para que o controlo de todos os objectos electrónicos de uma casa fossem feitos apenas por um único comando. E realmente não é difícil de acreditar dado os avanços tecnológicos que temos visto…
Isso não tem nada a ver, estás a falar no 1º caso é de domótica. Isso tenho eu em casa e não preciso do telemóvel, embora pudesse fazê-lo a partir de lá. Estou a falar em pegares do telemóvel, apontares à TV e conseguires mudar de canal. Com domótica não consegues fazer isto (bem, conseguir consegues, mas tinhas que comprar mais aparelhagem domótica para o conseguir fazer).
Certo!O que eu apenas quis mostrar com o meu primeiro parágrafo foi que aquilo que hoje é visto como improvável, amanhã provavelmente deixará de o ser…
Relativamente à situação aqui discutida, limitei-me apenas a citar aquilo que me foi dito por alguém que faz da investigação nessa área a sua vida…
Eu tenho o meu telemóvel a funcionar como comando da TV e da aparelhagem cá de casa através de infra-vermelhos… Dá para por qualquer TV, Hi-Fi, DVD, etc…
Ainda não apontei à TV do Alvaláxia junto ao Burguer King mas já andei a brincar com as da faculdade :shifty: