Informática - Dúvidas e Problemas

Já vai tarde, mas cá vai.

Eu tenho Apple, vai para 2 anos. Mas só uso para o normal trabalho de escritório (processador de texto, folha de cálculo e browser). E paguei as licenças MS, portanto, é absolutamente igual para mim.

Do que mais gosto é que tendo todo o ambiente Apple, com a Cloud bem configurada, consigo resolver quase tudo o que careça de acesso a dados, em pouco tempo e em qualquer sítio que esteja.

Em casa, instalei um recondicionado com patcher e funciona bem, para o pretendido. Por acaso, comprei, recentemente, um Mac Mini novo M2, versão de entrada com 8Gb de Ram e SSD 256Gb, que ainda não configurei para substituir o outro. Aliás, o outro funciona tão bem, que ainda estou a pensar se fico com o novo ou se o ponho à venda.

Malta, preciso de um computador pessoal. Quero usá-lo em casa para cenas simples tipo navegar, youtube, excel talvez, etc. Transportá-lo facilmente também quando for de férias. Estou inclinado a comprar o MacBook Air M1 (Visto que a diferença para o M2 é quase nula e somente em cenas superficiais que a mim não fazem diferença). Qual é o feedback que posso ter da vossa parte?

A minha experiência é: se te deres bem com mac… Força nisso.

Eu tenho um MacBook Air. Tem uma qualidade de construção boa e é bonito. Mas confesso que detesto o sistema operativo. Talvez detestasse menos o sistema operativo se deixasse de trabalhar em simultâneo em dois sistemas operativos diferentes.

Se hoje este se avariasse e tivesse de comprar outro… Garantidamente não era o que escolhia.

1 Curtiu

a limitação dos SSD é no número de vezes que escreves e apagas dados, é assim que eles se estragam.

se a intenção for armazenar, o SSD é melhor opção pelo tal facto dos HDD serem memórias físicas, e muito mais propensas a avarias relacionadas com o armazenamento ao longo do tempo.

Mas o ideal é sempre ter duas ou três cópias de coisas importantes.

1 Curtiu

Top, não te vais certamente arrepender

sofro do mesmo problema xd

por isso estou à espera que os processadores ARM passem a ser norma nos windows para trocar

1 Curtiu

Há muitos anos atrás tive Linux e gostei. Aquilo para trabalhar era espectacular. O mac nesse aspecto é terrível. :sweat_smile:

eu trabalho frequentemente com os 2 sistemas operativos há mais de 25 anos, e prefiro a simplicidade do OSX a qualquer windows, mas…são gostos.

Acabei mesmo por comprar o MacBook Air M1. Alguém tem dicas de otimização de processos ou sugestões de personalização?

Isso é optimizado por natureza, mas eu comprei uma app para o carregamento. Na verdade, a grande vantagem que vejo é, se estiver a trabalhar em casa, carregar a bateria até à percentagem que quero e mantenho o portátil ligado à corrente, sem fazer ciclos de carregamento.

Tenho um com 16Gb de RAM que comprei numa promoção da Radio Popular, por 839,99€.

Vai dar para uns anos.

Top!

Quando disse “otimizado” queria dicas de como me “ambientar” ao pc e tornar a navegação mais intuitiva e perceber alguns truques ou funções fixes que possam haver para tornar o dia-a-dia mais rápido.

Instalei o Brave que é o browser que eu usava nos últimos meses. Acho-o bem melhor que o safari e bloqueia anúncios (por exemplo no YT).

Usa os cantos ativos ! Eu sei que isto parece ridículo, mas os cantos ativos é das funcionalidades do Mac que mais jeito me dá :joy:

1 Curtiu

Já ouvi falar disso em vários vídeos!

A app rectangle é gratis e é a segunda coisa q instalo num mac.
Se usares 2 ecrãs, podes por a app bar de lado na vertical (esq/dir) e assim n anda a saltar de ecrã.

1 Curtiu

É difícil dizer, quando já estou ambientado.

Já deves ter percebido que fazes quase todos os subcomandos com a tecla Command (CMD+C para copiar, CMD+X para cortar, CMD+V para colar); há uma diferença para o Win. Quando carregas ALT+Tab navegas entre aplicações e, se tiveres o Excel aberto com mais de um ficheiro aberto, essa função estende-se a cada ficheiro aberto. No MacOS, o CMD+Tab navega entre aplicações, apenas. Se tiveres vários ficheiros de Excel ou Word abertos, depois de navegares até à aplicação, tens de usar CMD+´ (é mesmo a tecla do acento agudo) para mudares de ficheiro activo.

1 Curtiu

Como fazer espelhamento de portátil/PC para TV, no caso uma Phillips The One?

Estou a tentar pelos atalhos “Tecla Windows +K ou + P”, mas não me reconhece a tv, nem aparece a opção “ligar sem fios”.

Windows 11. Será necessária alguma atualização ou App?

Primeiro a TV recebe o miracast? Tem internet? Bluetooth?

Se sim, tem de estar na mesma rede do computador, ou usas a opção miracast da TV

OU

Ou na TV usar o espelhamento

1 Curtiu

Consigo, por exemplo, fazer o espelhamento por smartphone android, sem qualquer problema.

Quando ativo a procura no portátil, mesma rede WiFi, não deteta a TV.

Encontra, aliás, outra TV que não a minha.

1 Curtiu

Obrigado! Já mandei vir o hub para poder conectar outro ecrã!

Não conhecendo a TV é difícil explicar melhor do que coloquei em cima… Experimenta as 3 formas.

Normalmente o router das operadores gere qual o tipo de rede que os equipamentos podem-se ligar, 2,4GHz e 5GHz, dependendo dos equipamentos pode acontecer o PC estar na rede 2,4 e a TV em 5 ou vice-versa e assim é diferente e dá problemas no espelhamento . No PC vês a propriedade da rede e vês em qual das duas está ligado, na TV deve haver qulaquer coisa parecida. Ou então ligas-te ao teu Router e vês em que frequência está ligado cada equipamento, e podes até forçar equipamentos de 5GHz a ligar-se a 2,4GHz.

Se estiverem ligados por defeito a 2,4 é porque não acedem à frequência 5GHz.

1 Curtiu