Informática - Dúvidas e Problemas

Malta preciso de uma dica.

Tenho um portátil Toshiba satélite c50-b-138, deixei em cima do sofá, meio fechado com o rato metido no meio, o meu filho mais novo sentou-se em cima dele e o ecrã está cheio de manchas, como acontece quando partimos um ecrã de um smartphone.

O portátil tem sido bonzito, agora a minha dúvida é se merece reparação ou se devo comprar outro.

Se alguém poder da uma dica agradeço.
Obrigado
SL

Tudo dependerá do preço da reparação, mas por um portátil com estes specs não vale a pena gastar muito, mais cedo ou mais tarde ele vai pedir a reforma.
Se tiver um monitor por casa que não use, pode sempre criar uma solução fixa e tentar arranjar outro portátil mais tarde.
SL

1 Curtiu

Agradecido @O_Martins pela resposta, já tinha sido a ideia dada pela minha mulher colocá-lo ali no quarto de brinquedos dos miúdos com um monitor, lá terei que comprar um brinquedo novo :grin:

Mais uma vez obrigado pela resposta.
SL

1 Curtiu

utilizá-lo com um ecrã externo

1 Curtiu

Malta, tenho 2 portáteis. 1 deles, a minha maquina, é um Samsung RV520, a caminh0 de 10 anos, mas é ainda um maquinão. Intel i5, nvidia geforce, etc etc. chega-me para tudo o que quero e preciso. Nem imaginam a vida dura que teve. O unico upgrade foi um ssd. O outro é um Asus “sonicblast”, também intel core i5, com uma meia-duzia de anos, mas nunca foi sequer comparável ao Samsung. Foi sempre dando problemas, pequenos problemas, mas a realidade é que é muito comum ter pequenos problemas. Na altura que os pequenos problemas foram aparecendo (que foi pouco depois de comprar) meti logo um ssd, mas o certo é que é drivers para frente e para trás, incompatibilidades, merdinhas e cenas. Não é mais que um pc de backups e hoje em dia raramente o ligo. Se me dessem 50€ por ele vendia.

A vida dura que o Samsung levou começa a sentir-se literalmente fisicamente. Tenho neste momento o monitor preso por fita-cola e em posição permanente. Até pensei substituir toda essa peça, mas não consigo comprar o material… seja como for está na altura de comprar um novo pc portatil.

Fui em busca da Samsung (a experiencia com a marca é nota 10) ou um Sony Vaio. E numa breve pesquisa percebi que a Samsung já não vende pc´s na europa (encontrei 1 na Fnac, um i5 à mesma por 1300 euros) e não encontro nada da Sony.

Malta, que me aconselham, apenas em portáteis, bons e fiáveis (a minha principal condição seria a fiabilidade )? (mac não quero).

Obrigado desde já!

Não querendo entrar em portáteis específicos, os Thinkpad da lenovo são sempre super confiáveis. Diria que hoje em dia 8 em cada 10 portáteis que empresas compram são thinkpads. Ótimas máquinas de trabalho em geral.

A Asus também estará no top-3 de marcas.

Em relação à samsung e a Sony… vai ser muito difícil ou impossível.
Marcas que serão de confiança tens a HP (em termos de designs são ótimos) ou até a LG, a Dell, a Acer.

2 Curtiram

Obrigado pela opinião.

E que venham mais!

1 Curtiu

Tenho um Legion(Lenovo) para gaming.
Até agora 0 problemas, tem 1 ano.

Depende também para o que se quer, mas neste momento a ideia que tenho, é que a generalidade das marcas mais comuns do mercado em PT são boas, as grandes diferenças são o sobreaquecimento (o meu não é dos melhores) e eventualmente os preços.

Cumps

1 Curtiu

Tenho um portátil ACER que já está encostado, dado que já não dá para as funções mais básicas de navegação na net, a bateria já não carrega.

Há possibilidade de o utilizar como leitor multimédia? Qual a melhor forma? Seria para ligar ao meu LCD da sala que não é Smart TV nem tem ligação USB.
Qual a melhor configuração? Sistema operativo e programas para isso?

Outras sugestões? Comprar um sistema de teclado/rato sem fio?

Seria mesmo para ter alguma utilização para dar ao portátil e aproveitar para rever algumas coisas que tenho guardado em formato digital, em termos de séries e filmes.

Acer é m3rd@!!! Na minha opinião.

As minhas principais desilusões foram com Acer, felizmente só em termos de trabalho, pq pessoalmente sempre que posso compro ASUS.

Eu preferia uma box qualquer… Presumo que tenhas entradas hdmi já que não tens usb

1 Curtiu

Na altura comprei usado por 120€ para andar nas escolas e algum apoio nas aulas. Agora está encostado e evitando gastar dinheiro numa box (prefiro deixar o valor para investir mais tarde numa boa tv), deve dar pelo menos para tentar ver uns filmes.

Aconselharam me um sistema operativo Android. Vou experimentar.

Tenho a mesma opinião relativamente aos ACER. Os ASUS nos últimos anos coloco na mesma liga que os ACER. Começaram a fazer material mais bonito e desleixaram-se na qualidade.

O Asus que tenho já leva 12 anos sempre a funcar e antes tive outro quase 14 anos…

Já é antigo… :sweat_smile:

1 Curtiu

Funciona bem para aquilo que quero, internet e ver uns videos… Não jogo…

Mas instalei um SSD de 250Mb para o SO… E deixei o disco mecânico de 1TB para armazenamento

1 Curtiu

O meu também é assim, mas não é um ASUS. É um CLEVO. Aquilo que tenho visto na ASUS nos últimos anos é que têm investido muito no design e começaram a descurar noutros aspectos.

Tenho um Asus no serviço que é uma bomba (3 anos) um ASUSPRO E520 (mini PC)

https://www.asus.com/pt/Commercial-Desktop/ASUSPRO-E520/

Experimentei instalar o Bliss OS (Android) mas arranca em linha de comandos. Fiz tudo a partir de um tutorial youtube, mas algo falhou.

Consegui instalar o OS Lineage. Para já, parece bem estável, fica mais rápido do que qualquer tablet ou smartphone que já tive.

Vou instalar algumas apps e agradecia algumas sugestões de quem for entendido:

Além da funcionalidade para trabalhar com o portátil na mesma como “trabalho”, office, leitor PDF, afins, o que podem recomendar como:

Passar ficheiros para o disco interno?

Leitor multimédia para filmes/séries com subtitles à parte?

Leitor Música?

Aplicação para streaming de filmes e séries, além dos jogos do nosso grande Sporting?

VLC ou BS player (pesquisa legendas em 3 sites)

Spotify (?)

Stream - filmes e series - Stremio
Jogos com link abres onde quiseres.

PS: Não sou entendido, é o que uso

1 Curtiu