Fazendo uma actualização do estado das coisas no que diz respeito aos infantis, é preciso explicar como isto funciona. O campeonato é distrital e como todos os campeonatos de jovens funciona por fases.
Os clubes podem apresentar mais que uma equipa nomeando-as com letras (ex. Sporting “A”, Sporting “B”, etc), sendo que as equipas do mesmo clube não podem encontrar-se. A 1ª fase que já terminou é composta por 5 séries de 13 equipas onde as equipas jogam 12 jogos (não existe 2ª volta tal como nos grupos da taça UEFA).
O Sporting entrou com duas equipas (Sporting “A” e Sporting “B”) Atenção: O Sporting “B” não é uma equipa “B”. O objectivo é criar várias equipas competitivas.
A classificação final da série 2 onde estava o Sporting “B” foi a seguinte:
1º Sporting “B” - 36 pontos (fez o pleno)
2º Ponte Frielas - 29 pontos
3º Povoense - 26 pontos
A classificação final da série 3 onde estava o Sporting “A” foi a seguinte:
1º Benfica “B” - 33 pontos
2º Olivais e Moscavide - 33 pontos
3º Sporting “A” - 31 pontos
A segunda fase é composta em duas áreas ou se preferirem em duas divisões. A primeira divisão é composta por 4 séries de 5 equipas, para as quais se qualificam as 4 primeiras equipas de cada série da primeira fase. A excepção é que só poderá passar uma equipa de cada clube. Assim, cada clube terá de escolher qual das suas equipas passa para a primeira divisão da 2ª fase sendo que a outra equipa disputará a 2ª divisão da 2ª fase. O Sporting escolheu a equipa “B” para ficar na primeira divisão e o Benfica escolheu a equipa “A”. Como podem observar, na série 3 da primeira fase o Sporting “A” e o Benfica “B” apesar de estarem em lugar apurável não seguiram para a primeira divisão mas sim para a 2ª. Neste caso, como passam 4 equipas de cada série, acabaram por passar o 2º, 4º, 5º e 6º para a primeira divisão da 2ª fase.
A 1ª divisão da 2ª fase, como já disse, tem 4 séries de 5 equipas. São 10 jornadas (apesar das equipas só jogarem 8 jogos), já que como o número de equipas é ímpar, existe sempre uma equipa que folga.
O Sporting “B” está na série 2 onde já disputou os seus 8 jogos com 7 vitórias e 1 empate. Falta disputar a 10ª jornada onde o Sporting irá folgar. Já estamos apurados para a 3ª fase.
A 2ª divisão da 2ª fase é composta por 6 séries de 7 equipas. São 14 jornadas (apesar das equipas só jogarem 12 jogos), já que como o número de equipas é ímpar, existe sempre uma equipa que folga.
O Sporting “A” está na série 4 onde tem 8 vitórias em 8 jogos (este fim de semana jogou contra o Operário mas ainda não sei o resultado), tem 69 golos marcados e 0 sofridos.
Não sei como se processa a 3ª fase, mas julgo que no caso da primeira divisão da 2ª fase, passará o primeiro classificado de cada série para que seja feito um “Final Four”.
Em relação ao que acontece no final da 2ª divisão da 2ª fase, não faço a mínima ideia.
Fiz esta extrapolação olhando para o site da Associação de Futebol de Lisboa. Não tenho 100% de certeza sobre o que escrevi. Foi apenas a minha interpretação das classificações publicadas nesse site. Se alguém encontrar aqui algum erro, por favor corrija-me.