O Conselho Nacional contra a Violência no Desporto (CNVD) decidiu em reunião realizada anteontem proibir o Sporting de voltar a apoiar grupos de adeptos não organizados. O CNVD alertou por escrito o clube leonino que ficará impedido de promover qualquer espectáculo desportivo caso tal acção se verifique. Esta decisão entronca numa outra medida anunciada através de comunicado e que foi a de “indagar junto do Sporting e do Benfica se aplicaram medidas sancionatórias aos seus associados que estiveram envolvidos nas perturbações de ordem pública ocorridas no jogo realizado no dia 10 de Setembro de 2005”.
Igualmente ficou deliberado perguntar, por escrito, à Liga dos clubes se esta “abriu o competente inquérito, e em caso de resposta afirmativa, se o mesmo ainda está a decorrer ou se já foram aplicadas as competentes sansões ao promotor desse espectáculo desportivo”.
Face à repetição de actos violentos tendo por protagonistas diferentes claques de equipas de futebol, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto determinou que o CNVD convocasse uma reunião com todos os presidentes de clubes da Liga com a finalidade de analisar a relação entre os clubes e as claques e o actual enquadramento jurídico da matéria e a CNVD vai nos próximos tempos reunir-se mensalmente e não de três em três meses como tem sucedido.
Segundo uma notícia surgida na 2ª feira passada num jornal qualquer e até referenciada pelo dias ferreira na sic notícias à noite, apenas a TorVer está completamente legal.
Acho que a Torcida Verde é a única claque que está devidamente legalizada. (acho que é a única em Portugal).
Nao percebo porque é que atacam o Sporting com isto, quando de facto esta situaçao ocorre no resto dos clubes. Ou penaliza-se todos ou nao se penaliza nenhum.
Estar à frente de certa equipa e claramente lançados rumo ao título incomoda muita gente.