Impacto das Competições Europeias no Rendimento nos 3 Grandes - 2012/2015
Há dias atrás, aquando da discussão dos méritos ou deméritos da gestão do nosso treinador MS, apresentei um mini-estudo sobre o impacto das competições europeias no rendimento da equipa esta época.
Entenda-se este impacto como o decrécimo do rendimento (% de pontos conquistados) nos jogos antes e depois de jogos das competições europeias em relação a esse mesmo rendimento nos outros jogos.
Na altura ficou demonstrado que este impacto foi enorme.
Tratava-se de um impacto que, para muitos de nós, era intuitivo e se podia dever a vários factores, sobretudo à gestão emocional dos jogadores antes dos jogos europeus e também ao desgaste físico e animico depois desses jogos.
Como sou curioso e como não gosto de tirar conclusões precipitadas decidi ir verificar esta questão para os outros rivais e para os últimos 3 anos. Os dados estão compilados na tabela abaixo:
Confesso que estes dados, embora confirmem genericamente aquilo que eu esperava, não foram tão categóricos como eu pensava que eles seriam.
Ficou demonstrado que, efetivamente, em termos globais, para os 3 grandes e para as últimas 3 épocas, é mais difícil jogar com esta sobrecarga de jogos do que jogar com um calendário mais livre. No entanto, esta diferença não foi tão significativa como se poderia esperar. Temos 77,0% para 74,4%. É uma pequena diferença.
Mas mais…
Esta diferença deve-se muito ao facto do SCP ter sido um caos absoluto a fazer esta gestão: 71,6% para 47,2%.
Também o FCP teve problemas com a gestão da sobrecarga de jogos: 82,9% para 74,3%.
A grande surpresa veio do SLB que, mesmo tendo sido o clube com mais jogos afetados pelas competições europeias (53 jogos contra 48 do FCP e 24 do SCP) conseguiu inclusivamente ter um melhor aproveitamento em fases com essa sobrecarga de jogos do que em jogos sem essa sobregarga: 86,8% para 79,8%.
Considero isto impressionante e revelador de muito trabalho estratégico de gestão da vertente física e emocional da equipa.
O que é que posso concluir daqui?
Que realmente, à partida, este impacto se confirma. Existe!
Mas que não é, de forma alguma, uma inevitabilidade.
Aparentemente, quanto mais rico o plantel e quanto melhor for feita a sua gestão, menor este impacto.
Pode-se inclusivamente contrariá-lo totalmente.
O SCP deve reflectir muito sobre isto! :arrow: