[b]Os Gato Fedorento estão sob ameaça da extrema-direita por causa de cartaz [/b]
Inês David Bastos*
Vasco Neves (imagem)
Os quatro humoristas dos Gato Fedorento estão a ser alvo de ameaças por elementos da extrema-direita por causa do outdoor que colocaram na praça Marquês de Pombal, em Lisboa, onde se insurgem contra a mensagem xenófoba do cartaz do Partido Nacional Renovador (PNR), que está instalado bem ao lado.
As ameaças estão a ser difundidas na Internet, no Fórum Nacionalista (um agrupamento internacional defensor da raça branca) e nalguns casos os seus autores, que se escondem atrás de nicknames, dizem-se dispostos a agredir fisicamente qualquer dos humoristas Ricardo Araújo Pereira, Tiago Dores, Miguel Góis e José Diogo Quintela.
“Para os felicitar creio que terei de fazer um destes dias uma visita à hora de saída do colégio (…), onde um destes burgueses esquerdistas tem os seus filhos a estudar e assim parabenizá-lo pessoalmente pelo brilhante cartaz”, escreve no fórum um nacionalista que se assume como “Nuno NS”, da Costa da Caparica. O colégio aí citado é frequentado pela filha de Ricardo Araújo Pereira.
Mas as ameaças não se ficam por aqui. “Deviam ser considerados traidores à Pátria e sofrer em conformidade, mesmo usando a violência física (…) Cá por mim não renuncio ao meu direito de ajustar contas com qualquer destes fedelhos”, escreve outro nacionalista. Ao que outro elemento da extrema-direita acrescenta: “Plenamente de acordo, a partir de hoje [ ontem] estão sujeitos a qualquer violência”.“Não faço comentários mas dei conhecimento do caso às autoridades”, reagiu ao DN Ricardo Araújo Pereira.
No centro da polémica (e das ameaças) está o cartaz instalado quarta-feira ao final da tarde onde se pode ler: “Mais imigração. A melhor maneira de chatear os estrangeiros é obrigá-los a viver em Portugal” e “Com os portugueses não vamos lá”. Uma resposta - que Ricardo Araújo Pereira disse ao DN ser “humorística”, embora reconheça poder ter uma “mensagem política” (ver texto em baixo) - dos Gato Fedorento ao cartaz antes colocado pelo PNR no qual se faz apelo ao nacionalismo e se escreve: “Portugal aos portugueses, basta de imigração.”
“O nosso cartaz é um acto de humor, não é acto político; é uma sátira política, mas não descarto que possa ter consequências políticas”, justifica Araújo Pereira.
Já José Pinto Coelho, presidente do PNR, disse ao DN estar “agradecido” aos Gato Fedorento “por ter dado visibilidade ao ponto de vista” dos nacionalistas. *com JMT
Por falar em imigração vejam este video , que me mandaram a morada por email.
Imigrantes destes não fazem cá falta nenhuma , os que estão cá para trabalhar honestamente sim e que façam falta cá ao país , marginais e outros que andam cá só a fazer porcaria devem ser corridos.
Por falar em imigração vejam este video , que me mandaram a morada por email.
Imigrantes destes não fazem cá falta nenhuma , os que estão cá para trabalhar honestamente sim e que façam falta cá ao país , marginais e outros que andam cá só a fazer porcaria devem ser corridos.
O ex-professor do Mauras devia ser era professor de Marketing.
Com um cartaz banal e de conteudo basico e primario(para não dizer mais) conseguiu as primeiras paginas dos telejornais e dos jornais.
Quando o assunto estava a cair no esquecimento, eis que o Bobo da Corte
:lol: (Ricardo APereira, JDQ e os outros, outros cuja maior qualidade é serem amigos de infancia do primeiro) acharam por bem voltar a colocar o homem e o seu partido nas primeiras paginas de tudo quanto é orgão de informação.
O golpe publicitario elogiados por todos os quadrantes foi grande para eles (Bobos da Corte) e para o PNR. Mais ainda, quando um amantes da liberdade :roll: já tinha vandalizado totalmente o cartaz( eu fui a Lisboa na passada sexta já estava parcialmente vandalizado, mas pelo que vi hoje no Publico está totalmente).Passado assim por vitima.
Logicamente que estrevistado Pinto Coelho diz"agradecer do fundo do coração aos Gatos Fodorentos terem-se dado ao trabalho, inedito, de fazerem oposição ao cartaz de um partido politico"
Com humor, tenho de reconhecer, sugere mesmo atribuir a qualidade de “membro honorário do partido a Ricardo Araujo Pereira” :lol:
Com inimigos assim o PNR não precisa de amigos.
De alguem que se acha tão Europeu quanto Português. .
vamos ver se o “pitocas” consegue ter o mesmo humor no dia em que a sua história for publicada nos jornais, e se contar como era o professor mais gozado e abusado da escola.
E daí… se até o hitler era um impotente pintor frustrado e com o seu ar enfezado conseguiu liderar a defesa de uma raça ariana… tudo é possível.
Quanto ao cartaz foi de facto uma jogada de mestre pois com o pouco dinheiro disponível foram falados. O cartaz é patético, o partido é patético (não por eu ser a favor da imigração como este país a aceita, mas por topar a léguas o que é o PNR), o líder ainda mais patético é para mim, que me lembro bem do que ele era aqui há uns anitos, mas que foi bem esgalhado foi.
Nem a propósito, e porque a minha mulher tem uma visão bastante radical ontem tive de me calar quando já no cinema e após discutirmos o cartaz, acontece o seguinte:
um preto tinha o telefone ligado e deixa-o tocar mais vezes do que é suposto. Um brasileiro, que pela voz não devia ser pequenino, chama-lhe estúpido desde logo. O preto insurge-se e já com o filme a correr desata uma discussão do caraças, com o preto já a prometer “facadas no focinho” e o brasileiro sem grandes medos a perguntar se ele está com algum problema que se resolve já ali. A coisa controlou-se, embora o preto de orgulho ferido ainda tenha soltado mais umas bardas. A minha mulher olha para mim e diz: “ainda queres emigração?”. Retirando desde logo toda a subjectividade do comentário dela e o facto de, por existirem imigrantes anormais isso não ser razão para banir todos os outros que vêm fazer aquilo que nós não queremos fazer, a verdade é que este tipo de situações (então esta colou 100% no estereótipo) chateiam, no mínimo.
vamos ver se o "pitocas" consegue ter o mesmo humor no dia em que a sua história for publicada nos jornais, e se contar como era o professor mais gozado e abusado da escola.
E daí… se até o hitler era um impotente pintor frustrado e com o seu ar enfezado conseguiu liderar a defesa de uma raça ariana… tudo é possível.
Quanto ao cartaz foi de facto uma jogada de mestre pois com o pouco dinheiro disponível foram falados. O cartaz é patético, o partido é patético (não por eu ser a favor da imigração como este país a aceita, mas por topar a léguas o que é o PNR), o líder ainda mais patético é para mim, que me lembro bem do que ele era aqui há uns anitos, mas que foi bem esgalhado foi.
Nem a propósito, e porque a minha mulher tem uma visão bastante radical ontem tive de me calar quando já no cinema e após discutirmos o cartaz, acontece o seguinte:
um preto tinha o telefone ligado e deixa-o tocar mais vezes do que é suposto. Um brasileiro, que pela voz não devia ser pequenino, chama-lhe estúpido desde logo. O preto insurge-se e já com o filme a correr desata uma discussão do caraças, com o preto já a prometer “facadas no focinho” e o brasileiro sem grandes medos a perguntar se ele está com algum problema que se resolve já ali. A coisa controlou-se, embora o preto de orgulho ferido ainda tenha soltado mais umas bardas. A minha mulher olha para mim e diz: “ainda queres emigração?”. Retirando desde logo toda a subjectividade do comentário dela e o facto de, por existirem imigrantes anormais isso não ser razão para banir todos os outros que vêm fazer aquilo que nós não queremos fazer, a verdade é que este tipo de situações (então esta colou 100% no estereótipo) chateiam, no mínimo.
percebendo a ironia do teu comentário atiras ao lado. Não faço a mínima se algum deles era português (sendo que o brasileiro também o podia ser, daí o teu tiro na água). Pelo discurso de ambos apercebi-me que, mesmo que em termos de “papeis” sejam tugas em termos culturais não o eram e as diferenças existem por aí, não nos papeis, no meu ponto de vista.
Como já disse este episódio é meramente simbólico, não altera em nada a minha visão, de que muitos imigrantes fazem cá muita falta, e outros não fazem nenhuma, e isto não vai lá nem com a permissividade actual nem com extremismos à pitocas. Agora penso que se calhar tipos que estão dispostos a partir logo para a porrada num local público pq o telefone tocou ou que oferecem facadas no focinho em idênticas circunstâncias sejam bons exemplos do que cá não precisamos.
Pelo discurso de ambos apercebi-me que, mesmo que em termos de "papeis" sejam tugas em termos culturais não o eram e as diferenças existem por aí, não nos papeis, no meu ponto de vista.
Mas um tuga em termos culturais tem um comportamento impoluto? É que atender um telemóvel num cinema parece-me mesmo um acto tipicamente tuga. Não façamos dos portugueses criaturas de excelência em matéria cultural e de comportamento social, porque todos sabemos que não é bem assim.
A que cinema tu vais , pode acontecer de vez em quando alguem atender um telefone no cinema mas não se pode generalizar e dizer que isso é um comportamento típico tuga acho que é um absurdo.
Se dissesses isso em relação aos imigrantes tinhas à perna o sos racismo :lol: , mas como é em relação aos tugas tás à vontade , ainda não há um sos tuga , é a tua sorte. :lol:
A que cinema tu vais , pode acontecer de vez em quando alguem atender um telefone no cinema mas não se pode generalizar e dizer que isso é um comportamento típico tuga acho que é um absurdo.
Se dissesses isso em relação aos imigrantes tinhas à perna o sos racismo :lol: , mas como é em relação aos tugas tás à vontade , ainda não há um sos tuga , é a tua sorte. :lol:
O que tentei explicar é que, infelizmente, não se trata de um comportamento fora do normal em Portugal. É absurdo relacionar-se uma situação do género com o facto de serem imigrantes a preconizá-la. Ou acreditas mesmo que sem imigração não haveria gente a atender os telemóveis nas salas de cinema? :roll:
Mas um tuga em termos culturais tem um comportamento impoluto? É que atender um telemóvel num cinema parece-me mesmo um acto tipicamente tuga. Não façamos dos portugueses criaturas de excelência em matéria cultural e de comportamento social, porque todos sabemos que não é bem assim.
Acho que nos estamos a desviar da questão.
Ao referir esta história “descontei” logo toda a subjectividade de isto servir de algum exemplo sobre o porquê de fecharmos portas à imigração. O que aconteceu ali podia ter sido feito por dois tugas. Mas é verdade que já vi tugas a terem chatices, mas calhou nunca ter visto um tuga querer aviar outro tão rapidamente só pq o telemóvel tocou e outro a querer oferecer-lhe uma “facada no focinho”. O que não quer dizer que não aconteça.
Apenas referi este exemplo porque aconteceu, por acaso, no mesmo dia em que eu e a minha mulher discutimos o cartaz, sendo que como disse ela tem uma visão bastante mais radical do que eu sobre o problema (justiça seja feita porque dia sim dia não lhe tentam assaltar a loja e 90% das vezes são imigrantes).
O que tentei explicar é que, infelizmente, não se trata de um comportamento fora do normal em Portugal. É absurdo relacionar-se uma situação do género com o facto de serem imigrantes a preconizá-la. Ou acreditas mesmo que sem imigração não haveria gente a atender os telemóveis nas salas de cinema? :roll:
Claro , mas não se pode generalizar , o problema é que há diferenças culturais que acentuam pequenas diferenças de comportamento em diversas situações sociais e que quando é o tuga a criticar é logo visto como uma atitude xenófoba , mas afinal estamos no nosso país somos nós que temos que nos integrar às culturas dos que vêm para cá , ou são os que vêm para cá é que têm que se integrar e respeitar a nossa cultura , eu sempre ouvi dizer , em Roma sê romano.
Eu acho o cartaz do gato fedorento ridiculo, pq penso q havia forma de gozar com o cartaz do pnr sem ser rebaixando o povo portugues (ou seja as pessoas q fazem com q o gato fedorento exista).
Mas curiosamente ao fazerem isso valorizaram o cartaz do pnr pq mtos portugueses q estão insatisfeitos com a lei da imigração olharam para o cartaz do gato e viram nele o pensamento de grande parte da classe politica nacional.
Sobre o cartaz penso q teve 1 efeito surprendente para os nacionalistas, até a uma semana ninguem conhecia o pnr hj já n é bem assim, penso q são 1 partido da treta (conseguiram 0,1%dos votos na ultima eleição :lol: ) mas temos de ter algum cuidado com o crescimento do extremismo q n me pareçe positivo nem de direita nem de esquerda.
Eu penso q se devia por mão na imigração antes q aconteça o memo q em frança, mas penso q existe formas de o fazer sem ser com atitudes racistas, eu tenho 2 funcionarios imigrantes e por isso sei bem o q mtos imigrantes contribuem para Portugal, mas como moro na Amadora tb tenho 1 sentimento de revolta por saber q grande parte da imigração q temos vive dos redimentos minimos e em casas camararias ou seja são sustentados por tds nós. :evil:
Eu acho o cartaz do gato fedorento ridiculo, pq penso q havia forma de gozar com o cartaz do pnr sem ser rebaixando o povo portugues (ou seja as pessoas q fazem com q o gato fedorento exista).
Mas curiosamente ao fazerem isso valorizaram o cartaz do pnr pq mtos portugueses q estão insatisfeitos com a lei da imigração olharam para o cartaz do gato e viram nele o pensamento de grande parte da classe politica nacional.
Eu penso q se devia por mão na imigração antes q aconteça o memo q em frança, mas penso q existe formas de o fazer sem ser com atitudes racistas, eu tenho 2 funcionarios imigrantes e por isso sei bem o q mtos imigrantes contribuem para Portugal, mas como moro na Amadora tb tenho 1 sentimento de revolta por saber q grande parte da imigração q temos vive dos redimentos minimos e em casas camararias ou seja são sustentados por tds nós. :evil:
Nem mais , os do gato fedorento estiveram muito mal ao rebaixar o povo português , mas deles não seria de esperar outra coisa aproveitam-se de qualquer matéria polémica para virem logo gozar e não olham a meios e não respeitam ninguem e neste caso só deitaram mais achas para a fogueira , mas como eles precisam de polémica para terem audiências é a lógica deles que eu acho vai acabar de virar-se contra eles.
O bom humorista não cria polémicas , faz rir simplesmente , como por exemplo o Benny Hill em que os sketches dele apesar de algo antigos ainda fazem rir hoje enquanto estes tipos não passam de uns situacionistas que só sabem caricaturar e isto à custa dos nossos impostos.
Esses otários (exceptuando o gordo) são uns porcos lampiões fanáticos…a partir daí tá td dito…nc vi esses nojentos a gozar com o benfica… (foi só um desabafo dado que nada tem a ver com os cartazes em questão).
Eu acho o cartaz do gato fedorento ridiculo, pq penso q havia forma de gozar com o cartaz do pnr [b]sem ser rebaixando o povo portugues[/b] (ou seja as pessoas q fazem com q o gato fedorento exista).
Precisava da sua ajuda para me ajudar a entender onde é que o dito cartaz rebaixa o Povo Português. Se fosse em relação ao PNR percebia, pois somos, e fomos sempre, um povo emigrante, que ao longo das sua longa História se misturou e recebeu influências por onde passou. Ser contra a imigração porque si, é ser contra a História da nossa nação.
Sobre o cartaz penso q teve 1 efeito surprendente para os nacionalistas, até a uma semana ninguem conhecia o pnr hj já n é bem assim, penso q são 1 partido da treta (conseguiram 0,1%dos votos na ultima eleição :lol: ) mas temos de ter algum cuidado com o crescimento do extremismo q n me pareçe positivo nem de direita nem de esquerda.
O PNR só pode ser desconhecido para quem anda distraído… :shock: Já tem no curriculo mortes, espancamentos de diversa ordem.
Qualquer movimento político que respeite as normas democráticas tem o seu espaço de existência. Seja de que facção for. Uma coisa são organizações que respeitam a Democracia, outra são organizações que se alimentam e estimulam ódios e violência. São coisas distintas.
Eu penso q se devia por mão na imigração antes q aconteça o memo q em frança, mas penso q existe formas de o fazer sem ser com atitudes racistas, eu tenho 2 funcionarios imigrantes e por isso sei bem o q mtos imigrantes contribuem para Portugal, mas como moro na Amadora tb tenho 1 sentimento de revolta por saber q grande parte da imigração q temos vive dos redimentos minimos e em casas camararias ou seja são sustentados por tds nós.
Ou seja, os emigrantes não pagam impostos e vivem à custa de quem trabalha! Brilhante! Se sabes de situações que relatas, porque não denuncias essas situações!? Muita da imigração é ilegal, logo sem documentos não acesso a qualquer apoio social. E só recebe apoio social quem está legalizado, e quem já contribuiu de alguma forma para o país. Tudo o resto é discurso fácil, carregado de inveja e muita mesquinhez. É sempre mais estimulante ver a pretalhada a viver em barracas a cair de podre, sem saneamento, luz ou água. Para não se esquecerem quem manda. Mesmo que muitos que lá vivam sejam portugueses, a sua cor mais escura será sempre a sua pátria. Apesar de sermos todos mestiços, há quem acredite que é parente dos escandinavos… Ah! E racismo e xenofobia é coisa que nunca existiu nesta terra… :roll:
O [b]bom humorista não cria polémicas[/b], faz rir simplesmente , como por exemplo o Benny Hill em que os sketches dele apesar de algo antigos ainda fazem rir hoje enquanto estes [b]tipos não passam de uns situacionistas[/b] que só sabem caricaturar e isto [b]à custa dos nossos impostos[/b].
Isso de facto é não saber o que é o humor… Situacionistas são aqueles que não criticam. Alguém duvida do génio de Charlie Chaplin? Pois, por ser crítico foi forçado a fugir do seu país, porque mostrava o ridículo dos tempos em que vivia.
E sobre os Monty Phyton, alguém duvida da sua genialidade? Porquê? Porque se limitaram a “fazer rir”? E não foram apontados e criticados por irem mais além?
Tens que rever o conceito de “situacionista” no diccionário…
Assim, grande humorista é um Fernando Rocha, e derivados…
Os Gatos Fedorentos vendem por si, apareceram pelo seu trabalho. E tens os impostos em dia? :arrow: