III Pensar Sporting (20 Fev 2010, organizado pela AAS)

Uma vez que este evento relevante para o universo Sportinguista se aproxima rapidamente (é já daqui a 2 dias), abro então este tópico para que possam fazer a vossa antevisão. O programa previsto é o seguinte:

Tenho particular curiosidade em saber o que vai sair da rubrica “Marca Sporting: Potenciar a Excelência”, nomeadamente a nível da relação da empresa Sporting com o seu mercado-alvo, os Sportinguistas (aliás, há algum tempo atrás até falei com o pmsilva sobre uma pequena vertente relacionada com isto).

Também me interessaria o painel das 14:30. Sou bastante crítico do modelo de licenciamento de clubes da UEFA, mas admito que desconheço os constrangimentos que levaram à sua forma actual.

Lá estarei durante a parte da manhã.

Parece que afinal não foi possível a transmissão pela WebTV… pode ser que alguém que tenha lá ido coloque aqui o seu testemunho.

Não querendo de forma alguma substituir ou anteciparmo-nos à AAS, deixamos aqui um breve testemunho da nossa presença no III Pensar Sporting, tal como publicado no site Ser Sporting (http://www.sersporting.org/idealsporting/?p=334):

[b]Ser Sporting no III Pensar Sporting da AAS[/b]

Nuno Paiva, 20 de Fevereiro de 2010 11:03

Estamos no III Pensar Sporting, evento organizado pela AAS, e vamos partilhando convosco a informação essencial que se discute neste encontro de Sportinguistas.

Hoje de manhã, um grupo de cerca de 40 Sportinguistas discutiu o futuro do Sporting Clube de Portugal num evento que pela terceira vez é organizado pela Associação de Adeptos Sportinguistas.

Com Pedro Faleiro Silva como anfitrião e moderador do debate, o grupo composto por vários sectores da vida do clube, como representantes de núcleos, ex-dirigentes, actuais conselheiros leoninos, assíduos bloguistas e vários membros do Ser Sporting, depositaram as suas energias na discussão do futuro da “Marca Sporting”.

Várias foram as sugestões apresentadas da melhor forma de rentabilizar a “Marca Sporting” e gerou-se como é hábito neste evento, uma boa discussão, que esperamos vir a dar frutos para o nosso clube.

Falou-se na questão das Academias Sporting e da visão de mercado que as mesmas têm de ter, da falta de ambição demonstrada na defesa da marca por parte dos actuais dirigentes, nos problemas que afectam o quotidiano do nosso clube e apresentaram-se algumas recomendações e projectos que podiam e deviam ser implantados pelo clube, sendo de destacar a comunhão entre todos da necessidade da realização de uma auditoria externa tanto ao funcionamento como às finanças do clube.

Seguiu-se um período de apresentações de projectos por parte dos participantes no evento, com 3 importantes temas em destaque: O real custo das modalidades amadoras e o peso que têm na vida do clube, a revisão estatutária e a criação de uma Associação de Clubes Sportinguistas para reforçar ou dinamizar o peso institucional do Sporting Clube de Portugal junto das suas filiais e na sociedade global.

No período da tarde, sessão totalmente falada na língua inglesa, fruto da presença de Antónia Hagemann representante da Supporters Direct, foi analisado com os outros dois convidados, Dr.Luís Paulo Relógio da Federação Portuguesa de Futebol e o Dr.Jorge Silvério da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o licenciamento dos clubes e o porquê da existência de uma Associação de Adeptos e qual a sua verdadeira finalidade.

Voltou a haver muitas intervenções, mas o debate foi bastante mais morno do que no período da manhã, até porque o primeiro assunto fugia um pouco da esfera exclusivamente leonina, embora tenha sido muito bom ouvir falar de uma temática à qual por vezes se liga pouco mas é de vital importância para os clubes.

Em suma, foi um dia importante para o nosso clube, dia em que voltou a ficar demonstrado que a denominada Geração-Resistente, será mesmo o futuro do Sporting Clube de Portugal. Somos nós, os interessados, os que ainda lutam, os que debatem e os que ainda choram com estes dias sombrios que o Sporting atravessa, que serão, caso consigam trabalhar todos juntos, unir esforços, deixarem as críticas do passado para trás, os desenhadores, projectistas e executantes do rumo que o Sporting deve trilhar, o da GLÓRIA!

O “Sporting”, isto é, alguém pago pelo nosso clube, esteve presente?

Não esteve presente nenhum funcionário do Clube, nem representante do Clube.

Apesar de José Eduardo Bettencourt ter sido convidado, não esteve presente nem se fez representar.

De qualquer modo, é de salientar que estiveram presentes (salvo erro) seis Conselheiros Leoninos, pertencentes às três listas que concorreram às eleições de Junho passado.

EDIT: De referir a presença de representantes da FPF, da Liga e da organização Supporters Direct.

SL

É simplesmente vergonhoso o Sporting não se ter feito representar por nenhum elemento.

Esperemos então pelas conclusoes do encontro.

SL

Pelos vistos, o salário, que não deve ser baixo, apenas requer presença em eventos ou reuniões que visem lesar o clube. Ajudar e debater o estado do nosso Sporting é algo que não está previsto. É demasiado revolucionário.

Pouco adianta pensar o Sporting se os dirigentes que lá estão são o que sabemos.

Demita-se o Betencourt, limpe-se a casa sos salemas e mil-homens e depois podemos começar a pensar…

Aí é que está o erro. É que vocês pensam que JEB e a sua entourage de vampiros estão a cumprir mandato após vencerem as eleições para pensar. Eles não estão cá para isso. Eles estão cá para cumprirem as ordens e as directivas da banca, que lhes paga o ordenado, para obterem lucro à mesma em detrimento do clube.

Diz mesmo muito que a Direcção do Sporting, tendo sido convidada, não se tenha feito representar.

Eu acho que são coerentes ao não fazerem representar-se, convém não esquecer o que JEB disse da “oposição” e sendo assim não vejo com que cara se apresentaria num evento deste género, obviamente que com outro presidente, com outra postura e abertura, sobretudo com outra forma de estar, teríamos o Sporting representado a nível oficial, mas, se o Presidente tivesse postura e forma de estar diferentes, não era necessário andar a pensar o Sporting todos os dias! :arrow:

É preocupante que JEB veja o evento “Pensar Sporting” como sendo algo da “oposição”. :o

Tudo o que mexe, é verde e fala sobre o Sporting, que não seja do círculo de JEB, é obviamente oposição (para ele, obviamente! :idea:), muito mais no momento actual! :think:

Tens inteira razão, mas ele foi eleito para ser o presidente de TODOS os sportinguistas, os que falam bem e mal da sua gestão.

Mais, como é sabido, estavam presentes os órgãos que tutelam o futebol em Portugal (FPF e Liga) além de uma importante associação de adeptos europeia, logo, uma Direcção responsável e sobretudo interessada em fazer crescer o Sporting, com altos níveis de profissionalismo (relembre-mo-nos que o presidente é um profissional pago) teria quase que forçosamente que estar presente, fazendo-se no mínimo representar por alguém, mesmo que não o seu presidente.

Aliás diga-se que no painel da tarde pouco se falou do Sporting e menos ainda da sua periclitante fase actual, tendo o debate sido centrado em questões globais do futebol que afectam todos os clubes por igual.

Sem dúvida, sou tão crítico como tu em relação à ausência! :arrow:

Na minha opinião, foi um evento com um resultado bastante positivo por um conjunto de razões:

• Debate positivo e construtivo em prol do Sporting Clube de Portugal

• Reunião de posições e ideias relevantes para o clube

• Partilha de conhecimentos, consciências e pontos de vista sobre temas relacionados com o clube e que provavelmente não são evidentes ou do conhecimento do nosso universo

• Apresentação de modelos europeus de organização do futebol desde estruturas de topo até ao movimento associativo de adeptos

• O reconhecimento por parte de entidades reguladoras como a Liga e a FPF da importância dos Adeptos no desenvolvimento e evolução do desporto nacional.

Vamos agora compilar as diversas temáticas debatidas e abordadas durante o evento, de forma a produzir o relatório final que estará disponível no site da AAS.

Agradeço desde já ao Ser SCP (e em particular, ao Nuno) pela disponibilização do artigo quanto ao evento.

Saudações Leoninas

Esteve bem uma vez mais a AAS ao organizar esta reunião, pelo 3º ano consecutivo, promovendo aquela que é, em minha opinião e sem a mais pequena margem de dúvida, a maior riqueza da Marca Sporting. A participação dos seus adeptos.

E eram várias as tendências representadas, além da participação individual de alguns sportinguistas (entre os quais me incluí).

Os grupos mais fortes eram, para lá da organizadora (representada ao mais alto nível), o Ser Sporting (com pelo menos 3 foristas cá da casa), a Centuria Leonina, com Varandas e João Pedro Silva pelo menos, e o Solar do Norte, com dois elementos. Presentes também sportinguistas mais “ligados” à “continuidade” (uso o termo de forma muito ligeira para rápido entendimento) como o conselheiro leonino Pedro Paulino ou o editor do Sangue Leonino Nelson Santos.

A manhã soalheira foi curta para se discutir o tema “Marca Sporting”, com uma apresentação da AAS sobre o tema, com especial incidência na potencialidade da Academia (como já prometido o trabalho será disponibilizado para a leitura de todos nós) e consequente discussão aberta à sala (como fui sobretudo para ouvir, quando me “apeteceu” comentar já o tempo era escasso para o fazer).

Quanto a mim importantes contributos de Pedro Ferreira, Baptista da Silva e João Pedro Varandas (mais pela postura critica, que olhando para o passado recente me surpreendeu) e sobretudo um participante chamado Bruno, que identifiquei como muito próximo da Centuria (senão fazendo mesmo parte dela) e que apontou a mentalidade em vigor no nosso clube (a falta de exigência) como aspecto mais forte na perda de influência da Marca Sporting.

Ainda antes do repasto (já agora uns bifinhos com molho de cogumelos que estavam bastante melhores do que se poderia esperar), tempo para apresentações individuais dos participantes.

• Ecletismo, por Hugo Malcato - Provavelmente a melhor, baseada no respeito pelas modalidades como forma de crescimento do clube (e com informação muito interessante relativamente ao real custo daquelas).

• Sentimento de Pertença, por Luis Pires (AAS - Conselheiro Leonino) - Quem o conhece percebe que esteve baseada na emotividade em detrimento da racionalidade irresponsável.

• Sporting, que futuro, pela Centuria Leonina - Com algumas boas ideias e com as quais concordo plenamente (revisão estatutária), outras a avaliar (curiosamente, e na senda surpreendente, o ponto REFUNDAÇÃO, que não é exactamente o que quer dizer) e uma com que não me identifico (Sporting como líder de um movimento de transparência do futebol).

• Lobby Sporting, por Verdão (e não sei se Nuno Paiva e Hugo Malcato, fiquei por entender) - Que como o nome indica defendeu o lobbying como arma de crescimento, assente numa ideia de associação de clubes sportinguistas (ACS), englobando um projecto TV e um processo de potenciação de sinergias individuais. Bastantes ideias com muito interesse (e pena que, uma vez que foi proposto fora dos prazos, com menos tempo de desenvolvimento).

Da parte da tarde os trabalhos incidiram na vertente Licenciamento e relação com os adeptos, com a presença de Luis Paulo Relógio (com ligações óbvias ao Sporting, basta notar a sua participação na APDD), que aliás me era familiar, embora tenha passado parte da tarde a tentar recordar qual foi o high profile case que há largos anos o “introduziu”, na sua qualidade de advogado, no mundo da bola (acho até que foi com o Sporting, mas não me recordo).

O meu conhecimento desta matéria é superficial, vejo-lhe aspectos muito positivos, mas tendo em conta o que conhecemos da forma como as “leis da bola” e seus intervenientes funcionam em Portugal, sou enormemente céptico relativamente à praticabilidade de tudo isto, sem ser desvirtuado pelas habituais manobras.

Aliás da participação do homem da FPF fiquei com a percepção de que ou o Sporting recupera rapidamente o seu estatuto de instituição a temer, ou o mais natural é passar por mexilhão na velha estória de cariz mais ou menos sexual.

Intervim nesta fase sobretudo numa óptica de deixar o registo de que os sportinguistas não permitirão que se brinque com o clube, mas como na primeira solicitação, com alusão ao tema acções/Benfica, o homem se me pareceu exaltar com a minha desconfiança ao seu trabalho, e como não estava em minha casa nem quis colocar em maus lençóis os organizadores, optei por não chegar à ameaça indirecta, que era basicamente o fim a que me propunha.

A seguir participou o Prof. Jorge Silvério, Ombudsman (Provedor, mas como a tarde foi em inglês e esta é uma das palavras mais cómicas da língua, não me contive :mrgreen:) da Liga para o adepto, pessoa que me pareceu extremamente simpática, mas que por vicissitudes linguísticas não promoveu a sua apresentação como ela mereceria, e portanto a discussão que se seguiu também não foi motivadora (nota para o facto do Prof. conseguir contactar o nosso Provedor do sócio, de forma oficial como fiz questão de clarificar ::), e também para o facto do actual contacto ainda ser, na gestão do dossier adeptos… Rogério de Brito :xock: :rotfl: :rotfl: :rotfl: e mais :rotfl: :rotfl: :rotfl:).

Finalmente, e para concluir, foi-nos apresentado o cenário do movimento de associações de adeptos por essa Europa fora, através da representante da Supporters Direct, Antonia Hagemann, com informação bastante relevante em termos de peso institucional que algumas delas já possuem em vários clubes, sobretudo em clubes fora da esfera associativa, trabalhando e sendo aceites como parte importante do crescimento daqueles por parte das próprias direcção e administrações.

Estamos a falar de associações com muitos milhares de associados, que promovem de forma participativa a sua marca, tendo-me ficado na memória um número absolutamente monstruoso.

Há algum tempo, em Sevilha, devido à péssima gestão da direcção, os adeptos verdiblancos (espero sinceramente que seja apenas uma coincidência :eh:) levaram para a rua o seu descontentamento. Foram só 60 mil alminhas. Na marcha do centenário do Sporting, quantos sportinguistas estiveram presentes?

Concluindo, que isto vai longo, foi um excelente dia de vivência leonina, de apoio TOTAL ao clube, de grande acção para a evolução e o crescimento do Sporting, que só ficou marcado negativamente pela ausência de representação oficial do clube, que em vez de incentivar, até por acção própria dos seus dirigentes, este tipo de iniciativas, as parece desprezar, mostrando bem a falta de respeito pelos sportinguistas e indirectamente pelo próprio Sporting.

PS. Desculpem lá o tamanho desta porra, comecei a escrever e foi de enfiada. :great: