IFFHS: Arsène Wenger é o melhor treinador da década

Arsène Wenger, treinador do Arsenal, foi eleito pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). José Mourinho aparece na 3ª posição, atrás de Alex Ferguson. Manuel José e António Oliveira no ‘top 100’.
Arsène Wenger é o melhor treinador da 1ª década do século XXI, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol. O treinador do Arsenal superou Alex Ferguson, treinador do Manchester United. José Mourinho fecha o pódio com 135 pontos, menos 21 pontos que Wenger.

No ‘top 10’, José Mourinho é o treinador mais novo. O técnico português quedou-se pelo 3.º lugar, tendo conquistado, entre 2001 e 2010, duas edições da Liga dos Campeões e uma Taça UEFA, ao serviço de FC Porto e Inter de Milão, entre outros troféus.

Mas Mourinho não é o único português a constar da lista da IFFHS. Manuel José, várias vezes campeão africano ao serviço do Al Ahly, e António Oliveira, ex-seleccionador luso, são os outros portugueses no ‘top 100’, o primeiro no 60.º lugar, com 20 pontos, e o segundo no 92.º, com 12.

Luiz Felipe Scolari, selecionador luso entre 2003 e 2008, surge no sétimo lugar e é o primeiro treinador não europeu a surgir na lista, em igualdade pontual com o argentino Marcelo Bielsa.

Destaque ainda para Pep Guardiola, treinador do Barcelona, que surge na 28ª posição, mesmo só tendo começado a carreira de treinador em 2008.

A classificação do melhor treinador da década foi encontrada tendo em conta as eleições anuais da IFFHS.

Melhores treinadores da 1ª década do século XXI:

1. Arsène Wenger, Fra 156 pontos.
  2. Alex Ferguson, Esc 148.
  3. JOSÉ MOURINHO, POR 135.
  4. Fabio Capello, Ita 120.
  5. Guus Hiddink, Hol 112.
  6. Carlo Ancelotti, Ita 108.
  7. Luiz Felipe Scolari, Bra 101.
    . Marcelo Bielsa, Arg 101.
  8. Rafa Benítez, Esp 97.
  9. Marcello Lippi, Ita 88.
  10. Vicente del Bosque, Esp 85.
  11. Frank Rijkaard, Hol 80.
  12. Sven-Goran Eriksson, Sue 79.
  13. Karel Brückner, Che 76.
  14. Carlos Alberto Parreira, Bra 65.
    . Ottmar Hitzfeld, Ale 65.

1. MANUEL JOSÉ, POR 20.
  2. ANTÓNIO OLIVEIRA, POR 12

in Rádio Renascença

E em 13º um gajo que podia ter treinado o Sporting na época passada. Mas o Paulo Bento, Carvalhal e Paulo Sérgio eram muito mais promissores. ???

O 60º também esteve perto! ;D

Será que estiveram mesmo?

De qualquer modo preferiria quem está em 7 (e não é brasileiro) nesse ranking e em 6º no ranking The World’s best National Coach 2010. A segunda escolha seria um espanhol que está em 159º no ranking de melhor da década. E por mero acaso, comanda o primeiro classificado do campeonato grego. Coisa a que já está habituado.

Quanto a Arsène Wenger ser o primeiro nesse ranking… bem, não percebo bem porquê. Nem sempre a estatística é um espelho fiel da realidade.

É difícil entender a vitoria de um treinador com 0 títulos europeus e 2 títulos nacionais .

Mourinho ou Ferguson. Sao as escolhas óbvias. Ancelotti (apesar de nao gostar dele) merece vir logo a seguir , tem 2 champions , e títulos em campeonatos diferentes.

Bons comediantes estes gajos… :lol:

:arrow:

Conseguiram meter no Top10 quase todos os que são de facto de topo, mas falharam redondamente na ordem e isso deve-se, parece-me, à ausência ou má ponderação no peso relativo dos títulos amealhados (p.ex. uma LC conquistada não pode valer tanto como um ponto conquistado num empate de um jogo qualquer para o campeonato).

A IFFHS e os seus divertidos rankings, nada de novo… :mrgreen:

Eles devem querer tirar o lugar aos “Commedia a La Cart” :lol:

Com todo o respeito por Wenger, que tem qualidade, mas tenho que estar atento a estes rankings, um dia sou eu eleito o melhor treinador e nem curso tenho. :smiley:

o Trabalho de Wenger é notavel…para mim é o melhor treinador do mundo, tem uma flosofia de jogo que representa precisamente aquilo que amo no futebol, nao abdica da mesma por nada.

Ja podia ter andado por outros clubes, abordar o mercado de outra forma, comprar titulos como se costuma dizer, mas nao, fiel à sua filosofia, aos seus metodos, e à sua visao de futebol.

Para mim é de facto o melhor treinador, quem sabe a IFFHS uilize os mesmos criterios… :mrgreen:

Melhor que o Hodgson és garantidamente :twisted: :mrgreen:

É pá, removam este tópico, ainda vai causar muitos “colapsos” aos “mourinhos” deste fórum… :lol:

Aos “fergusons” não ? :mrgreen:

Os rankings destes gajos são todos ridículos, sejam eles de treinadores, de clubes, de jogadores ou de batatas. Não era agora que iam acertar.

Ah, e como é obvio o Mourinho até poderia estar atrás do Ferguson mas estaria sempre à frente do Wenger. Factos são factos. :mrgreen:

IFFHS… Incrível como conseguem sempre errar nos critérios.

E vir o 8º treinar o Sporting? ;D

:mrgreen:

Não tenho dúvidas que sou melhor que muitos que andam por aí. :lol:

A partir do momento em que não elegem o Bento, estão apresentados

:twisted:

Se é da década… só pode ser Mourinho.

Sir Alex também se aceita.