Hugo Viana

Que se mexa se esta mm a negociar alguem que feche a contratação.
E o trabalho dele.
Veja os que estao sem contrato, peça alguem emprestado, mas que faça algo.

Estamos à meses a ouvir o treinador a dizer que estão a preparar esta época desde Janeiro, à meses a ouvir dizer do treinador que queria ir de férias com os assuntos resolvidos para ir descansado, à meses a ouvir do Fotis e até agora nada! Se isso não é incompetência não sei o que é! Esta época era a época de fazer o BI, ainda é possível, mas com um plantel tão curto, parece-me pouco provável, espero que esteja completamente enganado, pois poderia ser uma viragem do paradigma português, mas o que se fez? NADA! Absolutamente nada! À espera de milagres, com uma competição como a Liga dos Campeões, onde implica mais uma carrada de jogos exigentes, em vez de reforçarem o plantel fazem precisamente o contrário! É o que faz ter uma estrutura invisível de excelência e o mais importante é que fomos campeões duas vezes no últimos quatro anos, exigência ZERO, ambição ZERO!!!

2 Curtiram

Bem, parece que ficamos por aqui para novas entradas. Parece-me um plantel muito curto para atacar campeonato e as outras competições internas e dar uma luta na Champions sinceramente.

Só pergunto isto: se o PL é uma contratação crítica para o Sporting, o NGP não deveria ter-se envolvido mais no processo?

É que o HV está a negociar com Presidentes de Clubes, não faria sentido o NGP chamar a si o processo?

O futebol para o NGP não é fácil, fácil?

Just saying.

7 Curtiram

Já escrevi precisamente isso no tópico do Ioannidis em que se ele era o alvo nº1 era irem os 2 falarem cara a cara com o presidente do Panathinaikos e resolver a situação para o bem ou para o mal.

Basta ver o que o Betis fez para assegurar o Vitor Roque.

Isto de andar sempre a deixar as coias para terceiros e intermediários dá nisto…

Até porque tratando mais do que 1 dossier em simultâneo o HV é só 1, mas por isso mesmo também já se percebe porque é que só se trata de 1 contratação de cada vez.

1 Curtiu

Deus nos livre!
Se assim já é como é, com o NGP seriam negociações épicas, dignas de figurar nos anais do mundo do futebol :rofl::rofl::rofl:

3 Curtiram

Discordo completamente, o jogador negociado viria, não viria era pelo valor correcto, entravas na negociação por 25, fechavas por 50 e se tivesses a teresa pela frente, aí sim, era capaz de levar mais um pouco de tempo a fechar as contratações! Tirando a brincadeira, o NGP está mais ou menos como o CR7 ontem esteve no sorteio da Liga dos Campeões!

Não há negócios impossíveis, o grego devia ter sido contratado em junho, os gregos pediram certamente um valor, era pagá-lo e pronto caso estivesse dentro das possibilidades. Se estivesse fora desistia-se e passava-se ao próximo. Simples, é assim que se gere um casa.
Mas chegados aqui também é importante perguntar onde andou Jorge Mendes em todo este processo. Ou a parceria é só para quando lhe dá jeito a ele?

Quando há amigalhaços e não profissionalismo, estamos como estamos. E supostamente a preparação da época começou em janeiro.

1 Curtiu

Como bom português é deixar a cena para a última.
Cozinha bem Biana!

Sim, começou em janeiro, mas da época de 23/24!

e ainda colocam o morten e o viktor a falarem com o conrad em véspera de jogo. perfeito.

Queres a resposta ou era retórico?

Tem o dinheiro que o Sporting nunca teve e não consegue trazer ninguem.

Incompetente do pior

Eu recuso-me a chamar incompetente a alguém quando algo corre menos bem, assim como me recuso a meter esse mesmo alguém no pedestal quando algo corre melhor. Não acho que brilharetes ou erros isolados sirvam para definir a competência de ninguém.

Até porque, e neste caso, não faço ideia da cadeia de comando, de como funcionam as contratações, das limitações ou condicionamentos que existem seja por parte de quem avaliza jogadores (treinador e scouting) seja por parte da área financeira (Zenha).

Muito se fala como se de certezas irrefutáveis se tratassem, de suposta teimosia do Amorim face ao Ioannidis ou ninguém, ou de forma satírica do facto do HV andar a viajar pela europa. Também se diz por aí que o Sporting está cheio de nota para gastar, mas até que ponto mesmo, e de onde bem essa informação a não ser de especulação em pasquinada?!

Como não sei grande parte do que é esta realidade, tento não tirar conclusões precipitadas nem fazer avaliações levianas.

Percebo também que na vida e na vida profissional, as pessoas não são monólitos. Aprende-se, evolui-se (também se regride) e muitas vezes fala-se por aqui das pessoas como se isso nunca acontecesse. Fala-se do Viana como se o gajo não tivesse já 6 ou 7 anos de experiência, com tudo o que isso implica. Não é propriamente um sénior no lugar, mas também já não deverá ser um maçarico. Já existiram ótimos negócios, sobretudo desde que Amorim cá está, como já existiram maus negócios e alguns até péssimos (o timming da venda Matheus Nunes em 22/23 é um caso crasso) e acho que se tem de avaliar as coisas no global. A ideia que transpira para fora é que com Amorim e o scouting, Viana consegue entender-se bem e fazer uma boa dupla no que diz respeito ao planeamento, identificação de alvos e tantas vezes, consumar essas contratações. Parece-me também que é quando as limitações orçamentais ou quando o presidente mete o bedelho, que as coisas dão merda. Será por isso o Viana o gajo mais incompetente à face da terra? Vejamos, muito do trabalho que fazemos e quando é em equipa, depende também e muito do que quem está à nossa volta faz. É tão legitimo elogiar Amorim pelo que o Viana faz como elogiar o Viana pelo que o Amorim faz, ou elogiar o scouting pelo que Amorim ou o Viana fazem. A verdade é que a estrutura que está montada foi escolhida por alguém, e as pessoas trabalham umas com as outras, aparentemente bem e em sintonia, seja o Amorim, o scouting, os treinadores das camadas jovens, o planeamento, o Viana, etc.
Não há dúvida que a estrutura que temos tem vindo a melhorar muito e é inegável aos dias de hoje, não apenas a qualidade da nossa equipa técnica, com RA ao leme, bem como do nosso departamento de scouting - e basta para tal ver os alvos que temos identificados de há uns anos a esta parte (se os conseguimos comprar é outra coisa). Identificar Gyo ou Hjulmand não foram de certeza golpes de sorte. Assim como Debast, Ioannidis ou Harder.

Agora, a estrutura funciona como uma equipa. Isso é notório. As dificuldades ou fraquezas de uns são compensadas pelas qualidades dos outros e vice versa. Acho por isso dificil avaliar o trabalho do Viana sem este enquadramento. Assim como sem as condicionantes que vêm de cima, nomeadamente na parte financeira do Zenha ou da parte mais institucional do bananas.

Já sabemos que para alguns tudo o que de bom acontece é porque foi o Amorim o Antero, as nádegas que nos deixaram ganhar, etc. O que de mau acontece, os erros, os negócios de merda, são sempre culpa deste ou do Varandas ou do Zenha.

Pois bem, eu recuso-me a olhar para isto desta forma.
Confesso que a alternância entre bons mercados e mercados maus ou mercados assim assim (e este que está quase a findar ainda teremos de o avaliar) me deixa confuso, mas recuso-me a acreditar nas efabulações de alguns de que o Viana é apenas uma figura de corpo presente que só existe para compor ramalhete e que não faz a ponta, ou que é um incompetente a toda a prova. O Sporting não venceu o que venceu nos últimos 4 anos por ter uma estrutura carregada de incompetentes de certeza.

A alguns faz-lhes comichão que o Amorim tenha um sentido de lealdade inquebrável (que pode ir para além do absurdo é certo) e que preze e proteja muito aqueles em quem confia. Faz-lhes comichão que um “lampião” vença o que tem vencido no Sporting tendo como diretor desportivo um gajo escolhido pelo Varandas. É uma dupla azia fodida e como tal, ao mínimo sinal de que algo menos bom ou negativo esteja a acontecer aparecem como cogumelos a repetir até à exaustão a mesma cassete gasta.

Infelizmente esta postura em nada nos ajuda a perceber o que efetivamente está mal e como pode melhorar. Enquanto adeptos interessa-nos sobretudo que vençamos e conquistemos títulos, e no final esta será sempre a medida pela qual todos se regerão. 20/21 e 23/24 foram na generalidade um sucesso, suportadas por dois mercados de verão manifestamente positivos. 21/22 não foi um sucesso mas os objetivos estiveram muito perto e também o mercado foi relativamente bom. 22/23 foi manifestamente mau, mal planeado e com uma venda em timing terrível de um dos jogadores mais importantes.
Este ano, é melhor deixar para dia 2 de Setembro uma primeira avaliação, lá para o fim da época fazemos contas.

Agora, convinha é que não pegássemos fogo ao barraco ao bom estilo lampião. Em que tudo está mal e em que todos são incompetentes só porque sim, ou só porque os odiozinhos de estimação e as frustrações da vida assim o exigem.

Se estou preocupado com a falta de um PL? Estou. Se acho que o estarmos agora nesta posição fragilizada tem sobretudo a ver com a insistência parva no grego? Acho sim. Foi um erro. Um erro que pode custar caro, mas que por esta altura ainda não é claro que assim seja. Vamos aguardar.
Se acho que a venda do Mateus foi um erro? Sim acho que sim. A saída do Mateus só se compreende à luz da necessidade de fazer uma venda que permita manter as restantes joias da coroa. Ainda assim, a meu ver deixa o meio campo desfalcado, a não ser que o Essugo expluda este ano, coisa que até agora não é muito expectável. Se ainda vem alguém para o meio campo? Talvez, vamos ver.
O plantel no geral parece-me mais apetrechado. Sobretudo porque tem mais qualidade nas supostas segundas linhas e opções, exceto a PL neste momento, mantendo-se curto em quantidade mas não em qualidade. Penso que com um PL alternativo ao Gyo e se possível um trinco, ficaríamos com um plantel perfeitamente capaz de enfrentar as competições que se avizinham.

Estamos portanto a um PL de ter um plantel que, na generalidade, todos dirão que cumpre (em teoria) os requisitos para atacar a época. É melhor esperar antes de andar para aqui a disparar para todos os lados só porque sim.

8 Curtiram

perante o triplo falhanço, Viana tem um caminho, demissão

5 Curtiram

Ca ganda romance…

1 Curtiu

Discordo por completo contigo, @1984

O dossier avançado começou em março com o Fotis.

Na semana passada, agosto, tentou-se o Roque.

Este semana virou-se para o Harder.

É muito tempo para tomar decisões, 3 falhanços.

Se o treinador é teimoso num negócio empancado, cabe ao seu superior chamar-lhe à razão.

Viana falhou em toda a linha. Sim, Viana mostrou em todo o processo uma incompetência atroz.

A questão é que shortlist de jogadores que o Amorim quer é mesmo “short” e tinha ordens de preferências claras.

durante 2, 3 semanas não consegues fechar, tens que partir para outros.

estamos com o fotis desde março! não é aceitável, muito menos mudar de ideias a 2 semanas do fecho. inaceitável.

2 Curtiram