Hosni Mubarak declarado clinicamente morto

O antigo Presidente egípcio Hosni Mubarak foi declarado clinicamente morto, depois de ter sido transferido para um hospital militar nos arredores do Cairo. A notícia foi avançada pela agência noticiosa estatal Mena, que cita um relatório hospitalar.

Mubarak tinha 84 anos, e tinha sido condenado a prisão perpétua pela repressão das manifestações contra o seu regime, no ano passado, em que morreram mais de 800 pessoas.

A morte de Mubarak ocorreu no dia em que milhares de pessoas voltaram à Praça Tahrir no Cairo para protestar contra a junta militar. O seu estado de saúde deteriorou-se ao final do dia, tendo sofrido um ataque cardíaco e posteriormente um acidente vascular cerebral, segundo a agência noticiosa Mena.
Mubarak passou os últimos meses detido numa prisão em Tora, no Sul do Cairo. Foi acusado por não ter impedido a repressão e a morte de mais de 800 pessoas durante os protestos que levaram à queda do seu regime, em Fevereiro do ano passado, e posteriormente condenado a prisão perpétua.

O seu estado de saúde deteriorou-se nos últimos meses, o que o levou a comparecer em tribunal deitado numa maca. A 11 de Junho já tinha sofrido duas paragens cardíacas.

Pouco antes de ser declarado morto, a agência Mena tinha noticiado que o seu estado de saúde era bastante grave. “O coração do antigo Presidente Hosni Mubarak parou e foi necessário recorreu a um desfibrilhador. O seu estado de saúde é grave”.

O antigo Presidente egípcio sofreu vários problemas de saúde desde que foi detido, incluindo dificuldades respiratórias e hipertensão.

Mubarak chegou ao poder no Egipto em 1981, após o assassínio por islamistas do antigo Presidente Anouar al-Sadat, e manteve-se mais de 30 anos no poder, até Fevereiro do ano passado.


http://www.publico.pt/Mundo/mubarak-transferido-para-hospital-militar-no-cairo-apos-deterioracao-do-seu-estado-de-saude-1551133

Menos 1!

Obviamente que não se perdeu muito, mas agradeço que sejam contidos nas mensagens.

Há informações contraditórias sobre a morte (ou não) dele. Vamos esperar pela confirmação…

[b]Hosni Mubarak está em coma, mas não “clinicamente morto”[/b]

Hosni Mubarak, o ex-Presidente egípcio que foi deposto pelo povo, foi reanimado depois de ter tido um acidente vascular cerebral (AVC) e está actualmente em coma, indicaram à Al Jazeera fontes da sua família e do Ministério do Interior. O Exército já veio negar que Mubarak esteja “clinicamente morto.”

Um advogado da família de Mubarak explicou que o ex-Presidente foi levado para o Hospital Maadi, no Cairo, depois de ter sofrido um AVC na prisão de Tora e está actualmente ligado a um ventilador.

“Por aquilo que sabemos através de fontes familiares, Hosni Mubarak está a melhorar”, adiantou o repórter Mike Hanna, da Al Jazeera, a partir do Cairo. “Acreditamos que ele ainda estará em coma”, acrescentou o mesmo repórter.

A televisão estatal egípcia já indicou oficialmente que Mubarak está nos cuidados intensivos do hospital militar Maadi.

O general Said Abbas, um membro do conselho militar que governa o país, confirmou à Reuters que Mubarak sofreu um AVC mas, acrescentou, “qualquer notícia de que ele está clinicamente morto é um disparate”.

Desde que se soube que o ex-Presidente – que governou o país com mão de ferro durante cerca de 30 anos – foi transferido para Maadi que algumas dezenas de pessoas, apoiantes e detractores, se começaram a concentrar à porta do hospital.

A 2 de Junho, Mubarak, com 84 anos, foi condenado a prisão perpétua pela repressão das manifestações contra o seu regime, no ano passado, em que morreram mais de 800 pessoas.

As informações sobre a deterioração do estado de saúde de Mubarak foram avançadas no dia em que milhares de pessoas voltaram à Praça Tahrir no Cairo para protestar contra a junta militar.

O estado de saúde de Mubarak deteriorou-se nos últimos meses, o que o levou a comparecer em tribunal deitado numa maca. A 11 de Junho já tinha sofrido duas paragens cardíacas.


Fonte: http://www.publico.pt/Mundo/hosni-mubarak-esta-em-coma-mas-nao-esta-clinicamente-morto-1551169

Digam todos: “Ooooooooooooh…”

Acho sempre graça a estes comentários… Vamos ver se a Junta Militar larga o poder ou não, e se vão ser melhores que o Mubarak ou não…

E no caso de cederem o poder, vamos ver para onde se vira o Egipto, se não se transforma em mais um Irão ou pior…