Hjulmand - Lecce (Di Marzio / Gazzetta dello Sport)

Tas completamente errado amigo, o Paulinho se tivesse custado 2 milhões era o gajo que tinha sido titular o ano tudo e feito 5 golos, era o gajo que tinha falhado golos de baliza aberta, era o gajo que não tinha rematado isolado por ter sido apanhado em velocidade e força.

Assim como se estes negócios onde fomos obviamente papadinhos por saberem os cepos que temos a negociar, se revelarem excelentes reforços, acabam por ser bons negócios, porque é no campo que se cobra, não os negócios em si.

2 Curtiram

Admitir que foi uma má venda e por uma pedra no assunto também não é difícil.

2 Curtiram

Coloquei no Twitter uma pequena análise ao Hjulmand, que transcrevo abaixo para facilidade de acesso:

Armada Escandinava em Alvalade? :sweden: :denmark:

O Dinamarquês :denmark: Morten Hjulmand parece estar prestes a juntar-se a :sweden: Gyokeres , reforçando o meio-campo Leonino :lion:

O que pode trazer ao futebol do Sporting, e como se compara com Ugarte :uruguay:?

:thread:Segue-se a Thread :point_down:

:round_pushpin: O médio Dinamarquês cumpriu a terceira época ao serviço dos italianos do Lecce na temporada que findou, realizando mais de 3000 minutos distribuidos por 36 partidas, conseguindo 5 assistências para golo, um recorde pessoal. Aguerrido, líder, tenaz e incansável no momento de recuperar o esférico, ocupa habitualmente a posição central do trio de médios dos italianos, assumindo a organização a partir de trás, pautando os ritmos da equipa e assegurando e a primeira cobertura ao quarteto defensivo.

:jigsaw: Peça fundamental nos italianos e titular por decreto, apenas por uma vez entrou enquanto suplente no decorrer da partida, tendo ainda sido substituído apenas 3 vezes ao longo da temporada.

O nórdico partilha algumas características com Ugarte :uruguay: , mas como se compara com o Uruguaio transferido para o PSG? :point_down:

Em génese, Ugarte :uruguay: e Hjulmand :denmark: partilham características e rating que lhes permitem ser considerados no mesmo cluster (conjunto) de jogadores do modelo, o que é um bom indicador no momento de se procurar substituir um por outro, como é o caso.

:round_pushpin:Fisicamente Hjulmand :denmark: está longe de ser débil como poderá dar a entender o rating, quando comparado a Ugarte :uruguay: .

O Dinamarquês cobre muito terreno (heatmap abaixo) com facilidade e não tem problemas em impor o físico quando necessário. No entanto, Ugarte :uruguay: também o faz e de forma ainda mais evidente.

Ainda assim, Hjulmand :denmark: parou (brevemente) por lesão em duas ocasiões no decorrer da temporada, e fica bem atrás de Ugarte :uruguay: na frequência com que recorre à velocidade para esticar o jogo em progressão ou perseguir o adversário.

Adicionalmente, completa 0.06 acelerações p/90, abaixo das 0.78 do Uruguaio.

:round_pushpin:Os dois centro-campistas equivalem-se a nível de rating no capítulo do passe, mas apresentam perfis distintos nesta componente. Ugarte :uruguay: prima pela certeza e confiabilidade na hora de entregar o esférico ao colega, e Hjulmand :denmark: no risco e promoção da ligação defesa-ataque.

Ugarte :uruguay: , saindo provavelmente favorecido pela maior frequência com que recebe o esférico sem oposição, completa mais passes em volume total e acerta consideravelmente mais passes do que Hjulmand :denmark: , com um diferencial de 10% entre ambos, chegando o Uruguaio a uns muito fiáveis 91% de aproveitamento.

Algo que é igualmente verdade quando olhamos para passes para a frente e passes para terço final, em que o Uruguaio se apresenta também mais certeiro a nível de aproveitamento, com diferenciais de 2% e 10% respectivamente.

Ugarte :uruguay: recorre, no entanto, com muito maior frequência à lateralização do jogo face a Hjulman :denmark: que se apresenta mais vertical no momento de entregar destino ao esférico a partir do meio campo defensivo.

O Dinamarquês faz 12 passes verticais p/90 contra 8.69 de Ugarte :uruguay: , e faz da verticalidade uma certeza em 34% dos passes que efectua, contra modestos 16% do Uruguaio.

O mesmo se passa nas outras vertentes do passe, com o ainda médio do Lecce a procurar com mais frequência quebrar linhas, conseguindo mais passes inteligentes, passes para terço final, e passes em profundidade do que o agora médio do PSG.

O diferencial é especialmente evidente nos passes em profundidade, em que Hjulmand :denmark: se superioriza em quase 100% ao Uruguaio, com 0.72 passes em profundidade p/90.

:round_pushpin:O maior risco associado nas acções associativas do Dinamarquês acaba por contribuir igualmente para a superiorização face a Ugarte :uruguay: ao nível da criação de golo, capítulo em que o sul-americano é notoriamente ineficaz.

Hjulmand :denmark: conseguiu, como já mencionado, um recorde pessoal de 5 assistências na temporada, superiorizando-se igualmente e sem surpresa ao nível de xA, assistências para remate e segundas e terceiras assistências sendo com frequência seu o passe que liberta o extremo (Strefezza - jogador que merece destaque -, Banda ou Di Francesco) na linha ou entre linhas para o passe para finalização para o interior da área. Assumindo assim papel importante na manobra ofensiva dos italianos.

long pass (3) (2)

:round_pushpin:No momento de finalizar, os dois atletas partilham a pouca proficuidade e chegada à baliza, assumindo sempre a cobertura à defesa em momento ofensivo, não procurando a incursão à área adversária com frequência.

O mesmo tem sido, em todo o caso, a toada ao longo das suas carreiras já que com mais de 160 jogos nas pernas enquanto profissionais, Hjulmand :denmark: e Ugarte :uruguay: só almejaram com sucesso a baliza adversária por 1 e 4 ocasiões, respectivamente.

Ainda assim, Ugarte :uruguay: consegue mais toques na área p/90, fruto do maior envolvimento ofensivo dos Leões em jogos de maior domínio ao nível da posse, usufruindo muitas vezes da cobertura providenciada por Morita, para se libertar no ataque.

Sem supresa, ambos procuram com muito pouca frequência a baliza (<0.5 remates p/90) e deixam a desejar no acerto, quando efectivamente o fazem (<25%).

:round_pushpin:Seja qual for a zona do terreno não é novidade que Manuel Ugarte :uruguay: é um animal defensivo ao nível dos duelos, com um raio de acção impressionante, e os números confirmam isso mesmo.

No meio campo ofensivo o Uruguaio disputa mais do dobro dos duelos do Dinamarquês, com 7.71 duelos ofensivos p/90 (contra 3.77 de Hjulmand :denmark: ), vencendo aproximadamente metade dos mesmos.

:round_pushpin:Defensivamente o mesmo se verifica, com Ugarte :uruguay: a disputar mais de 12 (!) duelos defensivos por partida, a toda a largura do meio campo defensivo, vencendo mais de 60% dos mesmos.
Hjulmand :denmark: por sua instância disputa 7.75 duelos defensivos p/90, um número que parecerá modesto quando comparado a Ugarte :uruguay: , mas é importante perceber que é o Uruguaio o outlier neste comparativo, não tendo sido por acaso o interesse do PSG nos seus serviços.

Interessante ainda verificar que Hjulmand :denmark: apesar de os disputar com menor frequência, vence com maior regularidade os mesmos, não só defensivos como ofensivos, fazendo-se valer de um excelente timing de desarme com recurso ao slide, commumente nomeado de “carrinho” :red_car:.

slide tackle

O Dinamarquês é especialmente forte nesta técnica de desarme, evitando a falta na grande maioria das vezes em que o tenta.

Apresenta inclusivamente um registo disciplinar superior ao de Ugarte :uruguay: , com 1.63 faltas p/90 e 0.24 amarelos p/90 vs 2.19 e 0.4 do Uruguaio, respectivamente, que acaba por eventualmente sair prejudicado pelo conhecido apito fácil dos relvados Portugueses :portugal: .

Hjulmand :denmark: assume com frequência em momento defensivo uma aproximação aos centrais, que lhe permite servir como barreira à penetração ofensiva adversária principalmente ao nível da meia e curta distância, interceptando praticamente mais do dobro dos remates face a Ugarte :uruguay: .

Ainda ao nível da interceptação, já ajustada à posse de bola, o Uruguaio, fruto da sua incrível leitura de jogo e capacidade reactiva consegue umas incríveis 8.73 interceptações por partida, contra 6 do Dinamarquês.

:round_pushpin:No que toca ao drible e capacidade criativa, os papéis invertem-se face ao passe. Hjulmand :denmark: arrisca menos do que Ugarte :uruguay: , promovendo a fiabilidade das suas acções neste momento do jogo, completanto cerca de 1 drible por partida com 78% de acerto.

Já o Uruguaio arrisca mais nesta vertente, optando por recorrer à capacidade técnica para se livrar de adversários quase 3 vezes por partida, mas perdendo a posse do esférico :soccer: em cerca de 40% das vezes.

:round_pushpin:O Dinamarquês apresenta-se igualmente mais fiável no jogo pelo ar, impondo o seu físico e estatura para encetar com mais frequência o duelo aéreo. Hjulmand :denmark: vence mais de Hjulmand :denmark: vence mais de 2 a cada 3 versus menos de 1 a cada 2 de Ugarte :uruguay: .

:bar_chart:Por curiosidade, abaixo os jogadores nas top-5 Ligas Europeias com quem Morten Hjulmand :denmark: partilha mais semelhança estatistica ao nível do style of play, com o respectivo grau de similitude.

A confirmar-se esta adição ao plantel dos comandados de Ruben Amorim, aos Leões​:lion: fica a faltar o esperado concorrente para Ricardo Esgaio :portugal: na lateral direita.

Poderá chegar ainda neste mercado? Recordando a sugestão InvaderStats👾 para a posição👇

Agustin Sant’Anna :argentina: (Defensa y Justicia)

Falta pouco para o apito inicial !:soccer:

Link para o tweet - x.com

30 Curtiram

Este sim é um bom post, claro e sem espinhas, basicamente a minha opinião. O que muitos ainda não perceberam é que podemos ter uma forma de estar e ver o Sporting, mas no fundo só queremos o seu sucesso, algo que uma das partes não quer entender.

A gestão deste Sporting é tão de “vão de escada”.

Se o jogador é bom para o clube, bom para o Sporting, mas não me lixem, desde que Varandas e seus muchachos pegaram na máquina eles mal sabem meter as mudanças certas. Sabem porquê?

Porque são otários e estão habituados aos “automáticos” :smirk:

2 Curtiram

Esqueces a outra variável, liga dos campeões. E vir da liga holandesa não é o mesmo que vir da liga italiana.

Romano da wish

2 Curtiram

Que o digam todas as equipas do top10 dos principais campeonatos europeus…

Que venha e seja feliz! Estava receoso que fôssemos torrar mais uns milhões no Braga e trazer o Al Musrati! Alívio! Finalmente um ano que não damos dinheiro aos gajos.

1 Curtiu

Uma coisa são estatísticas no Lecce e outra no futuro Sporting. Que role a bola para avaliarmos o viking!

em falar em Lecce o ultimo jogador que veio para nos deles não foi o grande Bojinov? lol

No ano passado demos?

https://twitter.com/nicoschira/status/1688162682195578881?s=46&t=o5x4dkfNWo4vMgEeqbkHFA

De acordo, no entanto o modelo que partilho tem precisamente a componente preditiva, sendo aplicado ao estilo de jogo do Sporting de modo a melhor entender como poderá encaixar.

1 Curtiu

Post muito bonito, digno de JMJ. O meu sonho é chegar a este fórum e estarmos todos em uníssono a cantar o Kumbaya e a idolatrar o grande líder e seus muchachos pq tudo o que fazem é bem feito.
Para quê questionar onde andava este investimento quando perdemos Sarabia, Porro MN e andámos a contratar arthur e rochinhas ?
Para quê questionar a capacidade negocial da nossa estrutura cuja estratégia é perguntar quanto é ? 20m€? Siga !

6 Curtiram

Com 40 milhões de euros na mão e apenas contratar dois jogadores bons/uteis par a equipa é um atestado de incompetência na minha opinião…

Eu comparo isto a um gajo que não percebe nada de hardware ou computadores
e que vai a uma loja e compra um i7 desatualizado pelo preço de um i9…

La está, um gajo quando percebe da PODA sabe como fazer dinheiro e sabe como investir…

Quando não se sabe investir e se tem uma fraca percepção do que é o mercado e do que pode valer jogador X ou Y…

torna-se mais facil cometer erros…

Quer isto dizer que o Hjulmand ou Gyokeres são maus? Não… não estou a dizer que sou maus jogadores. simplesmente foram muito caros para o que vão acrescentar…

São bons, mas não virão fazer nenhum milagre…

E com 40 milhões de euros, o Sporting deveria aumentar SIGNIFICATIVAMENTE o leque de opções e qualidade na equipa…

Não era torrar com 40 milhões tudo em 2 jogadores apenas e deixar a equipa com fragilidades em determinadas posições…

Enfim… opiniões, cada um tem a sua, eu tenho a uma opinião…

Que ir ao Championship buscar um avançado é uma má opção de mercado pelo preço
tenho a opinião que ir ao Lecce largar 20 milhões por um médio so com uma internacionalização é um exagero…

E mantenho a minha opinião, porque percebo o que estou a dizer… estou 100% convicto do que estou afirmar, não é nenhuma fezada, nem pirraça…

Tomara eu estrar errado e estes jogadores serem fundamentais para ganharmos o campeonato…

Se isso não acontecer, se a época for semelhante à proxima e estes jogadores ficarem aquem, não vou ser eu que vou ficar FDD:…

são vocês… porque vocês é que ERRADAMENTE se deixaram e nganar por isto!

3 Curtiram

Uteis? Util é um antunes, um neto, um tabata. Jogadores como Gyokeres e Hjulmand vêm para ser titulares indiscutiveis e trazer valor acrescentado imediato ao onze. Isso nao é um jogador util, isso é um reforço digno desse nome.
Quanto ao Gyokeres, ainda ontem as ocasioes claras de golo do Sporting tiveram origem em assistencias dele. TODAS. Isto não é por acaso.
Quando os colegas começarem a saber os movimentos dele de olhos fechados ainda mais preponderante vai ser, tenho poucas duvidas disso.

5 Curtiram

Não concordo de todo com a tua opinião, tens razão no aspeto de que a equipa precisa de mais reforços, falta mais opções, agora pegar em 40 milhões e comprar 10 jogadores penso que não seja a melhor opção, mais vale comprar caro mas ser bom.
E hoje qualquer jogador vale 20 milhões o mercado já não é como era a uns anos.

2 Curtiram

No caso do Hjulmand vai ser titular indiscutível porque não há outro médio com aquelas características…

Agora diz-me uma coisa…

O Hjulmand é algum fora de serie? acredistas mesmo nisso? que é um jogador completmkaente acima da média e fora de serie’??

Não é… não tenhas ilusões

È um bom médio, é um jogador sólido, competente, mas não é nenhum fora de serie

Tu com 20 milhões de Euros num clube como o Sporting, aquilo que tu tens que fazer é contratar dois ou três jogadores futuramen te internacionais pelas suas selecções…

E boas selecções, não é ir buscar jogadores a toa sem critério, é preciso apostar pela certa, é preciso saber se os jogadores se enquandram no perfil indicado pela equipa tecnica, mas aqui até dou de barato que não é facil contratar jogadores para o Sporting com uma equipa tecnica tão casmurra de opções, que insiste em jogadores em sub-rendimento para depois banalizar ou desbaratar jogadores de elevado potencial…

Mas isso são outros 500…

O Sporting deveria com 40 milhões fazer melhor PONTO.

5 Curtiram

Mais uma vez, só pelo poderio físico, discernimento, remate que tem já está bem encaminhado para valer e bem os 20 milhões, não me lembro de termos um PL assim sequer, estou mais preocupado com este médio que tirando os carrinhos e os passes de primeira não parece ter nenhuma característica para valer nem muito mais do que vais dar nem o que vais dar, mas lá está que tinha impacto imediato, não me parece nada mas não o conheço de todo, pelos highlights não impressiona, isso é certinho.

Tem juízo, da maneira como o mercado esta hoje em dia, se com 20 milhoes contratas 3 jogadores so apanhas refugo.
Os foras de série como tu dizes não valem 20 milhoes hoje em dia, valem de 50/60 milhoes para cima e de certeza que não vêm para este campeonato.
Quer-me parecer que andas desatualizado no que ao mercado de transferências diz respeito.

5 Curtiram