Não vamos estar com subterfugios: o que se está a passar com os media, à medida que a época se aproxima do fim (no que diz respeito a noticias sobre o Sporting), não é normal. Estamos a assistir à repetição do histerismo mediático que se verificou antes do Natal, com tendência para se agravar a cada dia que passa!
Todas as entrevistas, conversas, artigos de opinião, devaneios, interjeiçôes sobre o Sporting desaguam num único tema: a avaliação do trabalho de Marco Silva e a sua continuidade (ou não) na próxima época. Pode-se argumentar que são apenas sintomas da “silly season” que se aproxima. Mas não, este histerismo vai mais além: não é uma cobertura imparcial ou meramente especulativa. Não. Esta insistência diária, quase doentia, no mesmo tópico carece de explicação e parece ter uma clara intênção de manipular os adeptos do Sporting num sentido único quanto à opinião que devem ter sobre o actual treinador do Sporting.
A maioria dos Sportinguistas sabe qual a posição da generalidade dos media relativamente ao Sporting: são parciais, tentam diminuir a nossa grandeza, protegem interesses que nos querem prejudicar e revelam uma tendência para promover aqueles que nos querem mal. Para além disso, os media em Portugal sempre foram cumplices dos interesses instalados, ignorando o óbvio e tentando impingir verdade desportiva onde ela não existe. Sendo assim, não é de esperar que qualquer campanha gerada ou impulsionada pelos media nos vá favorecer ou preservar os nossos interesses como enorme instituição desportiva.
Logo, como entender que qualquer borra-botas seja chamado a dar a sua opinião sobre o trabalho de Marco Silva? Como é que até elementos que não estão ligados directa ou indirectamente ao Sportinguismo, são convidados a opinar sobre o técnico leonino? Como e porquê de todas as conversas desaguarem nas mesmas perguntas, sendo que as conclusôes apresentadas são sempre as mesmas, como que a dictar o que a direcção do Sporting deve ou não fazer num futuro próximo? A quem interessa todo este barulho mediático, quando internamente os comentários são escassos ou inexistentes?
Eu gosto de pensar que os Sportinguistas não são parvos. Nesse sentido, aquilo que lhes está a ser impingido pelos media é que um terceiro lugar e uma possível conquista da Taça de Portugal é uma época positiva para o Sporting. Conclusão: se o Sporting teve uma época positiva, o treinador deve continuar. Esta é a mensagem subliminar que se pretende transferir com toda esta crescente histeria em torno deste tema: condicionar fortemente a acção da direcção do Sporting perante a opinião pública.
Não pretendo fazer deste tópico mais um de discussão se o treinador deve ficar ou não. Não é esse o objectivo. O que, no meu ponto de vista, merece realce, é o facto de a imprensa querer ter um papel determinante numa discussão que deveria ser do foro interno do clube. Aquilo que se está a passar é preocupante, no sentido em que parece claro que os media “querem” que o Sporting continue com o mesmo treinador. Com que intênção tal campanha é lançada? Qual a razão de se querer condicionar a opinião do universo Sportinguista relativamente a uma matéria tão sensível como esta?
Sei que coloco mais perguntas do que respostas. Tenho a minha opinião formada, que já partilhei nos tópicos devidos. O único ponto que gostaria de deixar claro é que vejo com grande desconfiança tentativas de governar o Sporting de fora para dentro. Por uma razão simples: eu confio na direcção. Já nos media…