História dos Movimentos Politicos: da Realidade ao Ideal

Eu disse “verdadeira acepção da palavra”… Eu que de anarquismo nada percebo e nem quero perceber, estava em crer que a palavra anarquismo significava a defesa de uma sociedade sem governo em que “o povo se governava” (como disseste noutro tópico), que é o oposto do comunismo uma sociedade onde um governo trata de tudo na vida do povo.

Aquilo que já ouvi falar foi de anarco-comunismo que é em si mesmo uma contradição (como impôr ao povo uma sociedade em que tudo é comum, mas depois deixando-se cada um fazer o que quer?). E por ser uma contradição é que nunca foi mais do que uma teoria filsófica utópica impressa nuns escritos.

Insofismável escreve-se com “o”. E isso que dizes é uma treta. O Socialismo nasceu na cabeça de filósofos, gente com dinheiro que podia ir à escola e estudar. Não nasceu na cabeça do “proletariado” com a cara suja e suada que num intervalo para a bucha se dedicasse a teorizar o socialismo. O “proletariado” trabalhava, não pensava. Mais tarde é que o socialismo foi-lhes levado aos seus ouvidos, e soava-lhes como música e por isso pegou bem.

Já agora, tendo a sua piada, tudo o que tens escrito é profundamente anacrónico. Tudo aquilo que tens escrito, essas utopias, tem o seu interesse estudar enquanto movimentos filosóficos de uma época. Mas o séc. XVIII já acabou. Já era hora de passares para o tempo actual e dedicares-te à vida concreta. Se quiseres, é óbvio. :wink: ;D