Hóquei em Patins Masculino - Época 2025/2026

lembro-me dele quando começou a ter sucesso já a nível sénior no Valongo, sempre o vi a jogar como avançado mais de área, aliás ele tem mesmo aquele jeito próprio ou característico de um avançado mais de área > joga ou movimenta-se muito de forma lateral que costuma ser típico dos avançados mais interiores e que se movimentam mais daquela forma para conseguirem abrir espaços na área da equipa adversária

só lhe reconheço muita qualidade como avançado mais de área, para jogar mais por fora esquece, temos vários outros avançados melhores do que ele

na formação, não posso opiniar porque não acompanhei de perto o percurso dele,
mas com a aptência parece-me tão natural dele para jogar na área da equipa adversária confesso que ficaria surpreendido se ele na formação tivesse jogado noutra posição que não nesta, diria que teria de ter evoluído mesmo muito para ter chegado ao nível em que está para desempenhar as funções que tem atualmente na pista

mas pode ter sido possível, embora ache pouco provável

O Alvarinho tanto joga dentro como fora, mas é muito melhor dentro do que fora.

1 Curtiu

Conti oficial nos filhos de pais irmãos

1 Curtiu

com a contratação do Santiago Honório
( só um à parte > não tem nada a ver, fisicamente falando, com o irmão, não são nada parecidos )
na minha opinião, o plantel da nossa equipa ainda fica um bocadinho melhor para a próxima época

claro que já se sabia que a 12a vaga do plantel ou o lugar para o 6o hoquista português no plantel estava em aberto para, se fosse necessário, vir um hoquista da nossa formação à equipa principal
( temos vários hoquistas da nossa formação, nenhum craque, mas com algum potencial > o João Pina, o Martim Lopes, o Miguel Franco e o Guilherme Caetano ),
no entanto, dá-me a parecer que com esta contratação do Santiago Honório ( já tinha “ouvido” falar muito bem dele, parece que tem bom potencial ),
ficamos um bocado melhor e mais descansados na eventualidade, durante a próxima época, de poder vir a acontecer alguma indisponibilidade para jogar de 1 dos 5 hoquistas portugueses do nosso plantel ( como aconteceu esta época e durante ainda algum tempo com o Rafa Bessa )
e ter que ir para jogo e se demonstrar já qualidade para isso até talvez jogar,
em podermos contar e levar para os jogos antes o Santiago Honório ( que pelo que já vi, esta época, já jogou alguns jogos pela equipa principal da Oliveirense e foi um dos destaques da equipa de Sub-19 deles que foi campeã nacional contra muitas das expetativas contra a equipa cheia de “estrelas” dos vermelhos de Sub-19 > Viti e Martim Costa )
do que um dos jovens hoquistas da nossa formação que dá a parecer, nesta fase, ainda não estarem tão maturados e consequentemente não tão bem preparados como o Santiago Honório para já jogarem a este nível com o rendimento mínimo necessário

Um avançado de área é o João Rodrigues, o Carlo diB, o Toni Perez.
O Alvarinho não encaixa nesse perfil.

dizes que ( por exemplo ) o Carlo Di Benedetto e o Toni Perez são ambos avançados de área,
no entanto, eles são avançados de área com perfis muito diferentes um do outro,
o facto de terem perfis muito diferentes um do outro não impede que tenham a mesma posição na pista, há hoquistas da mesma posição com perfis diferentes

isto para dizer que o Alvarinho pode ter um perfil diferente ou que “não encaixa” no perfil deles e poder ser à mesma um hoquista da mesma posição deles na pista
( por exemplo > quando o Alvarinho estava no Óquei de Barcelos, os outros 3 avançados do plantel deles eram o Miguel Rocha, o Dário Gimenez e o Rampulla, quase sempre as duplas que jogavam no ataque deles eram : o Dário Gimenez e o Miguel Rocha e o Rampulla e o Alvarinho ou o Rampulla e o Miguel Rocha e o Dário Gimenez e o Alvarinho,
raramente o Miguel Rocha jogava ao mesmo tempo em pista com o Alvarinho, talvez jogassem ao mesmo tempo numa situação de terem que arriscar ou já de “desespero” por marcar golos,
agora, no Trissino, confesso que não tenho acompanhado muito, mas arrisco dizer que raramente o Alvarinho deve jogar ao mesmo tempo com o Jordi Mendez, quase de certeza que o companheiro de ataque do Alvarinho ou do Jordi Mendez deve ser o Giullio Cocco )

vemos o Alvarinho de maneiras diferentes e está tudo bem, cada um fica com a sua perspetiva dele como hoquista

eu reconheço-lhe muita qualidade mais como um avançado mais de área, um finalizador, um goleador, mais de último toque, embora também lhe reconheça que tem qualidade técnica de finta ali na área ou nas zonas próximas da área das equipas adversárias,
o que não quer dizer que ele longe da área da equipa adversária seja um “inapto”, não nada disso, mas para mim ele é muito bom é na área ou nas zonas mais próximas da área das equipas adversárias,
não o vejo como um avançado driblador, a fazer grandes ‘slalons’ vindo mais de trás e conseguir passar por um ou por dois adversários, a meu ver esse não é o ponto forte dele

Alabart renovou até 2029. É pena. Acabava contrato em 2026. Era o meu sonho para 26/27.

2 Curtiram

Mas, afinal e ainda bem, também não vai para as gaivotas.

1 Curtiu

Poka arrumou os patins

Vai ter cargo no OCB. Talvez diretor.

2 Curtiram

Tem de saber dar-se à marcação e lutar pela posição com o defesa, ser uma referência e obstacularizar a visão do GR contrário.
Se não o consegue, ou não o quer fazer, não pode ser considerado um avançado de área

1 Curtiu

https://x.com/SCPModalidades/status/1942646363931529421

10 Curtiram

Foto José Lorvão

Xano Edo reforça baliza do hóquei Leonino

Por Sporting CP
08 Jul, 2025

Hóquei em Patins

Guarda-redes internacional português quer títulos no Sporting CP

Xano Edo é reforço para a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal. O guarda-redes expressou a alegria por passar a vestir de Leão ao peito.

“Sinto uma sensação única. Todos os jogadores têm o sonho de chegar a um clube como o Sporting CP, é tudo diferente. Está tudo dedicado completamente ao Sporting CP, deu para ver desde o primeiro passo que dei no Pavilhão. Por isso, estou com muita vontade de começar e dar tudo pelo Clube”, referiu, na apresentação, aos meios de comunicação Leoninos.

Xano Edo não colocou limites na ambição com que vem para o emblema Leonino. “O objectivo passa por ganhar o máximo possível. O Sporting CP está num patamar em que tem de ganhar todos os títulos e acho que, com a equipa que vamos construir para a próxima temporada, a menos que isso não podemos aspirar. Lutar por tudo. Individualmente, trabalhar e dar tudo pelo Clube”.

O novo guarda-redes de hóquei em patins do Sporting CP vincou o papel do pai (Edo Bosch) na carreira e quer ser uma muralha na baliza Leonina. “Tenho só 23 anos e espero ganhar mais experiência. Tive a sorte de ter um grande guarda-redes e treinador, o meu pai, que me ajudou muito a crescer a nível individual. Espero aportar segurança, mais do que tudo, e resultados com marcador ao mínimo possível [golos sofridos] para ajudar a equipa a ganhar”.

Com enorme motivação, Xano Edo olha para o desafio verde e branco como uma forma de retribuir o que já adivinha. “A responsabilidade acaba por ser muito maior, mas desde que cá estou consegue-se ver desde fora que tanto os adeptos como a Direcção apoiam muito os atletas. Por isso, mais do que pressão, vou sentir-me bastante apoiado e isso vai facilitar bastante o trabalho dentro do rinque”.

Estar no Pavilhão João Rocha como jogador da casa será uma experiência especial para Xano Edo. “Acho que vai ser incrível. O Pavilhão João Rocha é fenomenal, é o pavilhão mais bonito que existe e entrar aqui todos os dias, treinar e jogar vai ser uma sensação de orgulho, mais do que tudo. Com as condições que o Sporting CP dá, penso que vai facilitar muito o trabalho lá dentro”.

Já identificado com vários jogadores do plantel Leonino, Xano Edo, acredita que será importante esse conhecimento prévio do novo grupo de trabalho do que vai fazer parte. “O hóquei é um desporto bastante colectivo, desde fora dá para ver o grande ambiente que há nas modalidades e com os adeptos, por isso vai facilitar muito as coisas. Já joguei com alguns colegas a nível de selecção, mesmo a nível de equipa. São excelentes atletas, excelentes pessoas, por isso só tenho sensações positivas para o ano que vem”.

O guarda-redes elencou algumas das características que o definem na baliza. “A nível de rapidez, leitura de jogo, explosão. Considero-me um guarda-redes que se mexe muito na baliza. Creio que consigo surpreender um bocadinho os adversários, pode existir um buraco num momento, mas quando rematam se calhar já não existe esse buraco. Considero-me um guarda-redes bastante de equipa, colectivo, gosto de ouvir a opinião de todos os atletas, mais ou menos experientes”.

Xano Edo deixou uma mensagem final aos Sportinguistas. “Sobretudo que nos venham apoiar, penso que vai ser um ano que vai valer a pena para todos. Nós dentro do campo, tenho a certeza absoluta de que vamos dar tudo o que temos de nós. Sabemos que apoio não vai faltar. Venham apoiar-nos que faremos de tudo para trazer alegrias aos Sportinguistas”.

3 Curtiram

bem-vindo Xano Edo !

temos um guarda-redes de grande qualidade e ainda relativamente novo ( ainda por cima português,
escusamos de “gastar” uma vaga num guarda-redes estrangeiro e com isso podemos ter mais um hoquista da frente estrangeiro ) para muitas épocas

que tudo corra pelo melhor para ti e para a nossa equipa !

E bem-vindo Pedro Gil.

7 Curtiram

Bem Vindo craque Xano! Difícil tarefa de substituir o melhor de sempre, que ganhes tudo aqui também e escrevas a letras douradas o teu nome na história do nosso mágico clube.

3 Curtiram

Este tem os no sítio…que traga exigência e títulos para o Sporting!

4 Curtiram

outro assunto que se soube hoje ( vou falar deste assunto aqui neste Tópico porque alguns destes jovens hoquistas serão, durante a próxima época, o 6o hoquista português do plantel da nossa equipa principal > é provável que seja mais vezes o Santiago Honório, mas penso que os outros jovens hoquistas também terão a sua oportunidade ) :

teremos 3 hoquistas na Seleção Portuguesa de Sub-19 que vai jogar o Europeu no final de Agosto > o Martim Lopes, o Santiago Honório ( que vem agora para cá da Oliveirense ) e o Guilherme Caetano

comparando os nossos hoquistas desta geração que estiveram há 2 anos atrás na Seleção Portuguesa de Sub-17 que jogou o Europeu de Sub-17,
nessa altura, estiveram nessa competição > o Martim Lopes, o João Pina, o Miguel Franco e o Santiago Honório ( que nessa altura ainda não era hoquista do Sporting )

passados 2 anos, repetem a presença na Seleção Portuguesa ( agora, de Sub-19 ) 2 desses hoquistas > o Martim Lopes e o Santiago Honório ( agora, já hoquista do Sporting ),
não estarão presentes o João Pina e o Miguel Franco ( confesso-me um bocado surpreendido pela ausência do Miguel porque acabou de fazer uma época estrondosa tanto na nossa equipa B como na nossa equipa de Sub-19, mas enfim … )

e a “novidade” relativamente a há 2 anos é a ida do Guilherme Caetano,
coloquei de propósito a palavra novidade entre aspas porque para quem acompanha minimamente a formação do hóquei em patins, o Guilherme Caetano estar agora nesta Seleção não é bem novidade, não é surpreendente porque ele, em 2024, esteve na Seleção Portuguesa de Sub-19 ( com outra geração que não esta, uma geração mais velha ) que jogou o Mundial de Sub-19,
digamos que foi um hoquista que surgiu entretanto e cresceu muito mais recentemente, já depois desse Europeu de Sub-17 de 2023

com 3 hoquistas somos, juntamente com a Oliveirense, a equipa mais representada nesta Seleção Portuguesa de Sub-19

já agora, com muito tempo de antecedência, desejar boa sorte para os nossos jovens leões hoquistas para esse Europeu de Sub-19 !

1 Curtiu

O Caetano e o Pina são bons jogadores, mas duvido que dêm jogadores para o Sporting. O Franco tendo em conta a escassez que há sempre nos homens de área, acredito que vai fazer uma carreira melhor que os outros. o Honório é diferente, craque geracional.

1 Curtiu

O Xano espero que mostre que é realmente o futuro melhor GR do Mundo

2 Curtiram