para além de estar muito agradecido ao Paulo Freitas por tudo aquilo para o qual ele também contribuiu que o hóquei em patins do Sporting conseguiu conquistar no período em que ele foi o treinador da nossa equipa, simpatizar com ele e nem poder ver a maioria dos vermelhos à frente,
tenho de dizer que “não lembra a ninguém” não levar o João Rodrigues ao próximo Europeu,
o Pedro Henriques não ir percebe-se, até acaba por ser para “protegê-lo” > não ía ser o guarda-redes titular, será o Xano Edo e o Paulo Freitas para “poupá-lo” a essa condição ( uma coisa é o Pedro Henriques ser suplente do Girão, ele aceitava muito melhor, outra coisa muito diferente para pior era o Pedro Henriques ser suplente do Xano Edo ) decidiu não levá-lo e pensar já no futuro > o suplente será o Guga Bento e o 3o será o António Marante,
aqui, aceita-se esta decisão
o Gonçalo Pinto também não escandaliza ninguém, é “apenas” um bom hoquista, nada mais do que isso, estranha-se um bocado porque no último Mundial teve um papel algo e até surpreendentemente mais importante do que seria de esperar, daí esta revolta toda deles, mas a verdade é que agora vão hoquistas “novos” ( não de idade ) que nunca tinha ido antes às grandes competições,
se nem o João Rodrigues vai, o Gonçalo Pinto queria ir ?
e nem o argumento da idade pode-se aceitar porque o João Rodrigues tem 34 anos, nem o do rendimento porque ele fez uma boa/muito boa época, muitos golos, o João Rodrigues não dá para perceber como não vai,
o Miguel Rocha tinha de ir, até já devia ter ido antes, tal como o Luís Querido,
sendo assim, os avançados mais de área que deveriam ter ido deveriam ser > o João Rodrigues e o Miguel Rocha,
para este próximo Europeu ainda levava o João Rodrigues em vez do Alvarinho,
o Paulo Freitas escolheu o Vieirinha e o Gonçalo Pinto como os hoquistas que ficam de fora dos 10 que vão ao Europeu, de prevenção caso aconteça alguma indisponibilidade a algum dos 10
para mim, a hierarquia atual dos avançados portugueses mais de área deveria ser > João Rodrigues, Miguel Rocha, Alvarinho e Gonçalo Pinto
o Luís Querido ir faz todo o sentido, até peca por tardia a ida dele,
o Henrique Magalhães e o Telmo Pinto já deixaram de ir há algum tempo,
o Nuno Santos não vai porque o Luís Querido fez uma grande época e entretanto “apareceu” um grande talento > o Zé Miranda,
o Hélder Nunes, o Rafa Costa e o Gonçalo Alves são indiscutíveis, mesmo que possam ter tido épocas não tão boas como já tiveram antes, são sempre “pesos-pesados” e muito importantes em situações específicas do jogo
a grande surpresa, pelo menos para mim ( o que não quer dizer que não merecesse ), acabou por ser o nosso Rafa Bessa, que acho que é a 1a vez que vai à Seleção Portuguesa Principal e a estreia logo numa grande competição,
no meu modo de ver, perante as não idas do Diogo Rafael, do João Souto e do Xavi Cardoso que tinha ido ao último Mundial, estranhei um bocado o Paulo Freitas ter deixado de fora o Vieirinha, previsivelmente vai considerar o Rafa Costa para jogar mais a partir de trás e ter levado antes o Rafa Bessa,
com a ida do Miguel Rocha e do Alvarinho, o Rafa Bessa vai contar para jogar mais como tem vindo a jogar no Sporting ( e não tanto como jogava mais no Valongo como avançado mais interior ) > a avançado mas um avançado a jogar mais de fora para dentro e não tanto mais posicional na área da seleção adversária,
com boa qualidade técnica, com mobilidade, com dinâmica, com alguma rapidez para conseguir desequilibrar ofensivamente em lances de 1 contra 1 nos corredores laterais e depois assistir os avançados mais de área ou ele mesmo vir para dentro para finalizar, confesso que me surpreendeu um bocado a qualidade que ele tem nestas capacidades, nem tinha bem noção que ele também tem qualidade nestas capacidades ( no Valongo, vi-o quase sempre como muito bom na área ou nas zonas mais próximas da área dos adversários > muito aguerrido, muito lutador, pressionante, agressivo e qualidade técnica na finalização,
na próxima época, é previsível que volte mais a estas funções aqui no Sporting )
por um lado, estou confiante que principalmente as adições do Luís Querido e do Miguel Rocha vão melhorar não só a qualidade mas também a dimensão física/atlética da nossa Seleção e ainda uma situação específica e atualmente muito importante do jogo > a marcação das bolas paradas, são hoquistas com percentagens muito boas de concretização de penaltis e de livres diretos ( marcados de forma direta ),
mas por outro lado, ter deixado de fora por opção o João Rodrigues, acho que nos momentos mais decisivos e de maior pressão vamos sentir a falta dele, para além de que também contribuiria para termos ainda mais hoquistas de grande dimensão física, nos duelos individuais é sempre muito importante ter em atenção este aspeto e também ter uma muito boa taxa de concretização de penaltis
vamos ver como vai correr o Europeu,
está na altura de ganharmos, temos de parar a sequência vitoriosa espanhola das últimas edições, ainda por cima quando eles estavam/estão num processo de renovação