Não percebi os protestos dos de Turquel no 3o golo nosso. Aquilo é penalty claro. Quase que é feita uma placagem ao Roc
Vitória de luta!
Não percebi os protestos dos de Turquel no 3o golo nosso. Aquilo é penalty claro. Quase que é feita uma placagem ao Roc
Vitória de luta!
O penalty foi por o jogador do Turquel jogar a bola com a mão apoiada no chão.
Mas também pareceu muito agarrado o Roc e já dentro de área
Calhou… não há futebol e tal…
Ou então, alguém começou a trabalhar e falou com os grupos organizados, oferecendo bilhetes, etc…
A questão que eu tenho é: isto aconteceu antes em Turquel? O @fred_verdebranco disse que era por ser uma zona de muitos sportinguistas e que vive muito o hóquei, mas não sei se isso explica tudo.
Já aconteceu e o que disse o @fred_verdebranco é verdade, mas não é habitual a presença das claques com tanta força.
Após o basquete, vi sair um autocarro cheio de gajos da Brigada, pelo menos levavam uma bandeira deles na parte de trás. E pela hora presumi que fossem ao hoquei.
Por Sporting CP
15 Nov, 2025
Hóquei lutou para conseguir a vitória
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o HC Turquel por 2-4 na sexta jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Numa pista cheia e com um conhecido bom ambiente, onde não faltou apoio Sportinguista em grande número, os Campeões do Mundo iniciaram o encontro com Xano Edo, Gonzalo Romero, Danilo Rampulla, Facundo Navarro e Alessandro Verona.
Naturalmente favorito, o Sporting CP assumiu desde cedo as rédeas do desafio, definindo o ritmo e atacando com maior intensidade. A primeira ocasião clara surgiu aos 4’, num belo trabalho individual de Danilo Rampulla a culminar numa defesa de Diogo Almeida. Do outro lado, Miguel Vicente apareceu na cara de Edo Bosch, que foi obrigado a intervir e fê-lo com qualidade.
Pouco depois, Gonzalo Romero atirou uma ‘bomba’ aos ferros e Henrique Magalhães concluiu uma grande jogada com um tiro defendido com qualidade por Diogo Almeida. Aos 13’, novo duelo entre o Sportinguista e o guardião visitado, que levou mais uma vez a melhor.
No mesmo minuto, contudo, foi assinalada grande penalidade por falta sobre Roc Pujadas na área do HC Turquel. Chamado a converter, o próprio Roc Pujadas não desiludiu e inaugurou o marcador com um tremendo gesto técnico. 0-1 e grande festa dos muitos Sócios e adeptos Leoninos no pavilhão.
A reacção dos da casa, contudo, surgiu logo aos 15’, com um bom golo de Martim Costa a empatar o resultado. O HC Turquel podia mesmo ter passado para a frente não muito mais tarde graças a uma grande penalidade, mas Xano Edo defendeu a conversão de Xavier Lourenço.
A tarefa ficou mais complicada aos 20’, quando Gonzalo Romero viu o cartão azul, mas o Sporting CP conseguiu defender bem durante a desvantagem numérica e até podia ter marcado num lance de Diogo Barata. Ainda assim, ao intervalo o 1-1 prevalecia e tudo estava em aberto.
As duas equipas regressaram com tudo dos balneários, mas não demorou muito até o Sporting CP voltar a dominar e começar a criar cada vez mais ocasiões. Com magia, Rafael Bessa enviou mais uma bola aos ferros e, aos 32’, Gonzalo Romero apareceu sozinho contra o guarda-redes, mas falhou o alvo.
Rafael Bessa, Alessandro Verona e Diogo Barata continuaram a apertar, com o HC Turquel a reagir com uma bola no poste aos 36’. Pouco depois, nova grande penalidade para os Leões, mas Roc Pujadas, desta vez, acertou - também ele - no ferro.
Não foi preciso esperar muito, contudo, para o 1-2, o melhor golo da noite: Diogo Barata simulou o tiro antes de, afinal, servir Alessandro Verona, que de forma surpreendente e de primeira, envia a bola para o fundo das redes num incrível gesto técnico.
Contudo, o HC Turquel voltou a empatar. Já depois de Xano Edo defender uma grande penalidade de Daniel Passos, Miguel Vicente fez o 2-2 com cerca de oito minutos para o fim.
O Sporting CP voltou a precisar de patinar mais rápido e encostou o adversário às cordas até à buzina final. Danilo Rampulla e Alessandro Verona ameaçaram e, aos 47’, foi conquistada mais uma grande penalidade. Desta foi mesmo Alessandro Verona o escolhido e, com uma conversão rápida, bisou e voltou a colocar os visitantes na frente.
No seguimento, o guardião do HC Turquel viu o cartão azul e, por isso, o Sporting CP teve um homem a mais no que restava do jogo, aproveitando para, aos 49’, fazer o 2-4 por intermédio de Danilo Rampulla com assistência de Gonzalo Romero.
2-4 final, um triunfo justo, mas suado da formação verde e branca.
O emblema de Alvalade vai, agora defrontar os italianos do Hockey Bassano 1954 em jogo para a WSE Champions League (20 de Novembro, quinta-feira).
Sporting CP: Xano Edo [GR], Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Henrique Magalhães, Gonzelo Romero [C] e Zé Diogo Macedo [GR].
Por Sporting CP
15 Nov, 2025
Reacção à vitória em Turquel
No final do triunfo da equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal na pista do HC Turquel (2-4), Jorge Vieira analisou o encontro.
O treinador-adjunto dos Leões garantiu que “a vitória é mais do que justa” e que os números mais adequados seriam outros.
“Pecámos na finalização, podíamos ter marcado muito mais golos. Ao intervalo, o resultado [1-1] era injusto para o que tínhamos criado. Sabíamos que ia ser complicado, o FC Porto não passou aqui e o HC Turquel ainda não tinha perdido em casa”, começou por dizer ao Jornal Sporting.
Para o técnico, vencer numa pista difícil logo após um desaire tem grande relevância: “Era importantíssimo para o nosso objectivo de sermos Campeões Nacionais. Depois da derrota em casa, com um sabor muito amargo, queríamos dar esta vitória aos Sócios e ao nosso treinador”.
Por fim, Jorge Vieira agradeceu o forte e numeroso apoio dos Sportinguistas em Turquel.
“Foram mais um jogador. Puxaram por nós, especialmente quando era preciso fazer o golo. Foram uma força muito importante e espero que esta onda verde continue”, concluiu.
A meio da semana não tivemos o nosso treinador na cerimónia de entrega das taças ao museu e ontem também não esteve em Turquel… alguém sabe a razão?
Notei que no final do jogo o Xano estava a chorar com a malta a conforta lo … terá sido algum familiar?
A Turquel já vi noutros anos ir o DUXXI, até pela ligação que têm ao Hóquei, a Brigada e a TV. Ontem lá estavam, a marcar forte presença.
Problema de saúde na família. Acho que o pai (do treinador Edo Bosch)… É a vida.
PS: Editei para esclarecer que era o pai do treinador Edo Bosch, porque percebi depois que a resposta ao bruno31 até podia dar a entender que seria a saúde do Edo.
Pai do Edo certo? E avô do Xano.
Sobrinho do Romero é mesmo predestinado e diferenciado. Foi campeão Pan-Americano sub-19 pela Argentina. Fez 2 golos ao Brasil, 1 ao Chile e 1 à Colômbia na fase de grupos, 3 ao Brasil na meia-final e mais 3 ao Chile na final que venceram por 6-3.
Acabou por ser o melhor marcador da competição com 10 golos.
Venha ele para o Sporting.
No serrabolho falam de um Barcelona mais forte para o ano. Nico Ojeda do Lleida, Martí Casas e um italiano. Pode ser o Verona.
Por Sporting CP
19 Nov, 2025
Hóquei recebe os italianos do Hockey Bassano em mais uma jornada europeia
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebe esta quinta-feira, às 20h30, o Hockey Bassano, em encontro referente à nona jornada da fase de grupos da WSE Champions League. Trata-se de uma jornada invertida no calendário, num momento importante para os Leões consolidarem a caminhada europeia.
Em antevisão à partida, Alessandro Verona destacou a valia do adversário e a necessidade de um Sporting CP concentrado e rigoroso no rinque. “O Hockey Bassano é uma equipa com boa qualidade, tem vários jogadores com boa qualidade. É uma das melhores equipas de Itália, por isso temos de ser cuidadosos e respeitá-los”, começou por dizer o internacional italiano.
Verona não esconde que, a nível pessoal, esta partida tem outro simbolismo, já que pode significar o reencontro em quadra com o irmão, Mattia Verona, guarda-redes da formação italiana. “Jogar contra o meu irmão vai ser especial, porque há muito tempo que não jogo contra ele. Estou contente por vê-lo aqui em Lisboa”, admitiu.
Com os olhos no triunfo, Verona não hesitou em colocar a defesa como prioridade para o conjunto orientado por Edo Bosch. “Primeiro de tudo, temos de defender bem, porque eles saem bem em contra-ataque e em frente à baliza têm qualidade. Por isso, temos de pensar antes na defesa e jogar como sabemos, respeitá-los, mas sabendo que aqui em casa temos de ganhar”, analisou.
O avançado fez ainda questão de enaltecer o papel dos Sportinguistas, recordando o impacto recente da sua presença na partida no pavilhão do HC Turquel. “O apoio dos adeptos é fundamental. Vimos isso no último jogo e aproveito para agradecer-lhes. Foi muito importante, foi um jogo muito difícil e graças a eles conseguimos obter os três pontos”, reconheceu. “Convido-os a vir na quinta-feira, porque precisamos deles”, apelou.
Já no plano individual, o camisola 14 falou também da recuperação da lesão que o afastou durante três semanas da competição e de um regresso que, apesar de condicionado, tem sido marcado por golos. Para o avançado, contudo, o objectivo é colectivo e deixou-o bem claro. “Estou a recuperar ainda, tive uma lesão não muito grave, mas que me deixou de fora por algum tempo. É normal perder um pouco o ritmo, mas estou a tentar recuperar. Ser goleador não é o mais importante, o importante é ganhar amanhã e é isso que esperamos”, rematou.