Em relação a esta questão, e realisticamente falando, se o Porto não quer pagar e se o Telmo tem de sair, também se pode optar por uma troca.
Para mim teria sempre de ser um português por causa da questão que vocês sabem agora, e sendo o Gonçalo impossível até porque nem faz sentido essa troca (Telmo por Gonçalo seria tipo Girão por Cocco), para mim era simples.
Rafa acaba contrato em 2022. Segundo consta é Sportinguista, mas não é por isso. Para não haver dramas tipo Poka, Porto não renovava com ele em 2022, Sporting ficava com um pré acordo. Porto assim tinha um ano para o substituir, ficava já com o Telmo, e para o ano o Rafa era nosso sem o porto andar com intromissões para renovar com ele. Mas tem de ser uma coisa mesmo bem acordada e assinada por ambas as partes, em que caso o porto não cumpra, vai a tribunal e paga uma multa pesadinha.
Para mim era o ideal, Porto nao perdia um FL, Sporting colocava o Telmo, para o ano Rafa está cá, até porque o Gil sai, ou um dos homens de área. E o Rafa é um belíssimo jogador, além de poder jogar por fora em organização de ataque, tem a vantagem de ter aprendido a jogar como interior no Porto.
Para mim, era este o negócio.
Ou então, troca noutras modalidades, mas isso já me parece mais rebuscado porque quem se prejudica directamente é o hóquei.