Ora, permitam-me meter aqui a minha colherada.
Eu tinha o TomTom 5.0 instalado no meu Qtek S100 + GPS GlobalSat e funcionava tudo às mil maravilhas - o GPS e o TomTom pareciam unha com carne e chegaram-me a «salvar a vida» em várias situações. Contudo, porque a quantidade e extensão de cabos e a dimensão do próprio suporte que eu tinha na minha viatura destinado ao Qtek, começavam a incomodar, decidi adquirir um «car GPS». Consultei sites de testes na Internet para me decidir sobre qual o melhor aparelho a um determinado preço, tendo por exclusão de partes, chegado a estes 2: Garmin Nuvi 310 e TomTom One Ibérico. Optei pela compra do Garmin na FNAC do Colombo, porque a grande propaganda feita aos mapas Navteq, deixavam-me com água na boca.
Fui logo testá-lo aqui na minha zona (Benfica, Charquinho, Carnide, etc.). Grande desilusão! O software de navegação é fraco. Por exemplo, enquanto no TomTom a visualização do posicionamento era feita em tempo real, no Garmin, o ícone que indicava a posição da minha viatura, andava aos saltos e soluços. Nas rotundas, o posicionador do TomTom não tinha qualquer problema em indicar com precisão a minha posição relativa, enquanto o do Garmin parecia um pouco perdido. Mas se pensam que é tudo, desenganem-se, pois agora vai ser revelada a parte que vai chocar muito boa gente: em cerca de 5 Kms de percurso de teste (percorridos em pouco mais de 40 minutos),constatei 2!.. 2 erros no tal famosíssimo mapa da Navteq: numa situação fui mandado para uma rua que não existia e noutra, já com o percurso traçado, e as instruções a serem seguidas à risca, engasgou-se e teve de recalcular o percurso.
Se calhar tive azar e até é possível que estes sejam dos poucos erros do Navteq (não acredito, mas isto sou eu já a dar de barato essa hipótese), mas como devem calcular, não poderia ficar com um «car GPS» que se desorienta em quase 5Kms de trajecto e logo às portas de minha casa. Imaginem se o fosse experimentar para um local por mim desconhecido!?.. Voltei à FNAC para trocar o Garmin pelo TomTom One Ibérico e quando contei o sucedido ao funcionário que me atendeu, ele esboçou um sorriso e disse-me apenas isto: «nós bem aconselhamos o TomTom porque está melhor, mas algumas pessoas não ligam e levam os Garmin…».
Do pouco tempo que tive com o Garmin e do muito que já andei com o TomTom One:
GARMIN NUVI 310:
O que é bom:
- Rico em opções personalizáveis
- Aquisição supersónica do sinal dos satélites
- Boa autonomia
O que é mau:
- Software de navegação fraco (em relação ao TomTom, então…)
- Painel de navegação pouco informativo
- Mapas com erros graves
TOMTOM ONE IBÉRICO:
O que é bom:
- Bom écran com bom contraste de cores (mesmo em dias de muito sol)
- Suporte de fixação aparentemente simples, mas muito funcional
- Excelente software de navegação (é TomTom e basta)
- Posicionamento global muito preciso
O que é mau:
- Pouca autonomia (2 horas bem «tijoladas»)
- Mapas não isentos de alguns erros (do que eu já conhecia)
- Instruções de voz por vezes incorrectas (do que eu já conhecia)
Minha avaliação em escala 0-20:
GARMIN NUVI 310: 9
TOMTOM ONE IBÉRICO: 14