GPS (old)

Boas,

Sei que possivelmente não seja o local mais indicado mas estou com umas dúvidas acerca de GPS’s.

Entre o TomTom Regional e o Garmin Nuvi 300 por qual optariam?
Os preços são bastante semelhantes.

Alguém sabe de sites que façam reviews a aparelhos GPS?

Boas,

Sei que possivelmente não seja o local mais indicado mas estou com umas dúvidas acerca de GPS’s.

Entre o TomTom Regional e o Garmin Nuvi 300 por qual optariam?
Os preços são bastante semelhantes.

Alguém sabe de sites que façam reviews a aparelhos GPS?

TomTom all the way!

Uso TomTom à muito tempo e o seu software e interface são imbativeis! Não falo de equipamentos, pois acabam sempre por ir dar ao mesmoi, mas em termos de software, neste momneto nada bate o TomTom em termos de interface, facilidade de utilização…

TomTom all the way!

Uso TomTom à muito tempo e o seu software e interface são imbativeis! Não falo de equipamentos, pois acabam sempre por ir dar ao mesmoi, mas em termos de software, neste momneto nada bate o TomTom em termos de interface, facilidade de utilização…

Também fiquei com essa ideia, só me disseram que os mapas da Garmin eram melhores e mais completos.
Mas em termos de interface, fiquei muito bem impressionado com os TomTom.
Obrigado pela opinião :slight_smile:

TomTom all the way!

Também fiquei com essa ideia, só me disseram que os mapas da Garmin eram melhores e mais completos.
Mas em termos de interface, fiquei muito bem impressionado com os TomTom.
Obrigado pela opinião :slight_smile:

Os mapas que o TomTom usam, são TeleAtlas, e os melhores que existem no mercado são os da Navteq!

Efectivamente os mapas do TomTom em Portugal já mereciam um bom Upgrade.

Mas já testei tantos softwares de GPS, e volto sempre ao TomTom!

Avantix:
Em relação a updates. É possível instalar novos mapas TeleAtlas downloaded da net?

Avantix: Em relação a updates. É possível instalar novos mapas TeleAtlas downloaded da net?

ehehe, Ora bem … posso dizer que tenho a ultima versão do software, e dos mapas … e tem saido razoavelmente barato :smiley:

Sim dá!

Avantix, por altura do natal, receberas uma MP minha para me explicares como se faz isso, vais ter que me aturar :oops:

Comprando um SD de maior capacidade, é possivel instalar o mapa da europa toda, porque este GPS à partida só vem com Portugal e Espanha?

Já há TomTom para pda com mapas Navteq. Eu tenho o Tomtom 6 com o mapa da europa, que é navteq.

Já há TomTom para pda com mapas Navteq. Eu tenho o Tomtom 6 com o mapa da europa, que é navteq.

Olha que tenho quase a certeza absoluta que é Teleatlas! Não vou meter as mãos no fogo, mas neste momento tenho o Tomtom 6, o Route 66 Navigate 7 e o IGO instalados no meu pocket e a minha casa apenas aparece no Route 66 que é Navteq!

/EDIT

Fui ver e tinha razão:
http://www.tomtom.com/products/section.php?ID=260&Section=391&Category=2&Lid=1

No final da página onde mostram as percentagens de cobertura, Portugal está com 84% e depois mais em baixo diz que são Teleatlas!

Avantix, por altura do natal, receberas uma MP minha para me explicares como se faz isso, vais ter que me aturar :oops:

Tás á vontade, naquilo que puder ajudar … ajudo!

Comprando um SD de maior capacidade, é possivel instalar o mapa da europa toda, porque este GPS à partida só vem com Portugal e Espanha?

Sim claro! Quanto mais espaço tiveres no SD mais mapas podes colocar!

Eu tenho os mapas no disco do PC, e sempre que vou viajar carrego os mapas que pretendo!

Olha que tenho quase a certeza absoluta que é Teleatlas! Não vou meter as mãos no fogo, mas neste momento tenho o Tomtom 6, o Route 66 Navigate 7 e o IGO instalados no meu pocket e a minha casa apenas aparece no Route 66 que é Navteq!

/EDIT

Fui ver e tinha razão:

No final da página onde mostram as percentagens de cobertura, Portugal está com 84% e depois mais em baixo diz que são Teleatlas!

Temos os 2 razão. As versões anteriores do tomtom vinham com mapas TeleAtlas. O novo tomtom ONE europe vem com o mapa da europa da navteq, e esse mapa funciona no meu tomtom 6 para pocket pc, mas continuam a haver mapas da teleatlas para ppc.

Segundo as críticas que tenho visto, os mapas navteq são melhores que os TeleAtlas, o problema é que o mapa navteq ocupa 900 MB

http://www.tomtom.com/products/section.php?ID=234&Section=386&Category=0&Lid=17

/EDIT

Fui ver e tinha razão:

Temos os 2 razão. As versões anteriores do tomtom vinham com mapas TeleAtlas. O novo tomtom ONE europe vem com o mapa da europa da navteq, e esse mapa funciona no meu tomtom 6 para pocket pc, mas continuam a haver mapas da teleatlas para ppc.

Segundo as críticas que tenho visto, os mapas navteq são melhores que os TeleAtlas, o problema é que o mapa navteq ocupa 900 MB

http://www.tomtom.com/products/section.php?ID=234&Section=386&Category=0&Lid=17

Porreiro, não sabia! Isso pode vir a ser uma grande noticia! Era tão bom a TomTom mudar-se completamente para a Navteq! Mesmo bom!

Nice info, gracias!

E Sim os mapas da Navteq são bem melhores que os da TeleAtlas. Mas apenas porque a TeleAtlas ainda não apostou forte em Portugal!

Entetanto já anda por ai a versão 6.02 do tomtom para ppc. Ainda não notei nenhuma diferença em relação à anterior.

Ora, permitam-me meter aqui a minha colherada.

Eu tinha o TomTom 5.0 instalado no meu Qtek S100 + GPS GlobalSat e funcionava tudo às mil maravilhas - o GPS e o TomTom pareciam unha com carne e chegaram-me a «salvar a vida» em várias situações. Contudo, porque a quantidade e extensão de cabos e a dimensão do próprio suporte que eu tinha na minha viatura destinado ao Qtek, começavam a incomodar, decidi adquirir um «car GPS». Consultei sites de testes na Internet para me decidir sobre qual o melhor aparelho a um determinado preço, tendo por exclusão de partes, chegado a estes 2: Garmin Nuvi 310 e TomTom One Ibérico. Optei pela compra do Garmin na FNAC do Colombo, porque a grande propaganda feita aos mapas Navteq, deixavam-me com água na boca.

Fui logo testá-lo aqui na minha zona (Benfica, Charquinho, Carnide, etc.). Grande desilusão! O software de navegação é fraco. Por exemplo, enquanto no TomTom a visualização do posicionamento era feita em tempo real, no Garmin, o ícone que indicava a posição da minha viatura, andava aos saltos e soluços. Nas rotundas, o posicionador do TomTom não tinha qualquer problema em indicar com precisão a minha posição relativa, enquanto o do Garmin parecia um pouco perdido. Mas se pensam que é tudo, desenganem-se, pois agora vai ser revelada a parte que vai chocar muito boa gente: em cerca de 5 Kms de percurso de teste (percorridos em pouco mais de 40 minutos),constatei 2!.. 2 erros no tal famosíssimo mapa da Navteq: numa situação fui mandado para uma rua que não existia e noutra, já com o percurso traçado, e as instruções a serem seguidas à risca, engasgou-se e teve de recalcular o percurso.

Se calhar tive azar e até é possível que estes sejam dos poucos erros do Navteq (não acredito, mas isto sou eu já a dar de barato essa hipótese), mas como devem calcular, não poderia ficar com um «car GPS» que se desorienta em quase 5Kms de trajecto e logo às portas de minha casa. Imaginem se o fosse experimentar para um local por mim desconhecido!?.. Voltei à FNAC para trocar o Garmin pelo TomTom One Ibérico e quando contei o sucedido ao funcionário que me atendeu, ele esboçou um sorriso e disse-me apenas isto: «nós bem aconselhamos o TomTom porque está melhor, mas algumas pessoas não ligam e levam os Garmin…».

Do pouco tempo que tive com o Garmin e do muito que já andei com o TomTom One:

GARMIN NUVI 310:

O que é bom:

• Rico em opções personalizáveis
  • Aquisição supersónica do sinal dos satélites
  • Boa autonomia

O que é mau:

• Software de navegação fraco (em relação ao TomTom, então…)
  • Painel de navegação pouco informativo
  • Mapas com erros graves

TOMTOM ONE IBÉRICO:

O que é bom:

• Bom écran com bom contraste de cores (mesmo em dias de muito sol)
  • Suporte de fixação aparentemente simples, mas muito funcional
  • Excelente software de navegação (é TomTom e basta)
  • Posicionamento global muito preciso

O que é mau:

• Pouca autonomia (2 horas bem «tijoladas»)
  • Mapas não isentos de alguns erros (do que eu já conhecia)
  • Instruções de voz por vezes incorrectas (do que eu já conhecia)

Minha avaliação em escala 0-20:

GARMIN NUVI 310: 9
TOMTOM ONE IBÉRICO: 14

:wink:

em cerca de 5 Kms de percurso de teste (percorridos em pouco mais de 40 minutos),constatei 2!... 2 erros no tal famosíssimo mapa da Navteq: numa situação fui mandado para uma rua que não existia e noutra, já com o percurso traçado, e as instruções a serem seguidas à risca, engasgou-se e teve de recalcular o percurso.

Apenas uma nota! O Equipamento engasgar-se não é culpa da cartografia, mas sim do software.

No Caso da rua que não existia, poderá efectivamente ser bug de mapa. Sabes qual a versão do Mapa ?

Digo isto porque, como tenho vários softwares instalados no meu Pocket, tenho tendencia a repetir percusos utilizando varios equipamentos e vários mapas, e testar tudo bem testadinho.

Erros nos mapas, existem em todas as cartografias. Não há volta a dar. O importante é identificar a quantidade de erros em cada um, e então escolher o melhor, e neste caso … nada bate a NavTeq em Portugal pelo menos.

A Zona da alta de lisboa já existe à cerca de 3 anos. Os mapas da TeleAtlas mais recentes continuam com as estradas da antiga musgueira. Inadmissivel, quando se fala de Lisboa.

Faço muitas férias em Portugal, e geralmente vou á descoberta de novas paisagens, e opto sempre por procurar locais novos, e deixar o GPS me guiar! Com o TomTom sou muito bem mandado, mas acabo sempre por ter de pedir instruções na rua para os ultimos kms …

Com software tipo Route66 … os mapas são um espectaculo … geralmente têm tudo aquilo que procuro, mas depois o software … é tão manhoso, mas tão manhoso que dou por mim a usar o oute66 não para me guiar mas apenas para ser o meu mapa “ecológico”.

Eu tenho o Tom Tom go 710 com a versao 6.250
e o mapa é o western_Europe v650.1047 e disseram-me que actualmente so cobre 65% do territorio nacional!! alguém confirma?
eu utilizo o tom tom na europa central e NUNCA falhou um destino por isso fiquei incrédulo com os tais 65%!!
e faço cerca de 300km diàrios visto que a minha profissao é motorista!

No Caso da rua que não existia, poderá efectivamente ser bug de mapa. Sabes qual a versão do Mapa ?

Agora já não, porque já o troquei pelo TomTom One Ibérico, mas se isso ajuda alguma coisa, é o mapa que vem com o GARMIN NUVI 310. :wink:

Tenho um garmin nuvi 350 europa e estou bastante satisfeito !

Peço desclulpa de estar a trazer de novo à vida este topico mas adquiri ontem um TomTom Go 630 e gostava de saber se conhecem algum site para sacar “goodies”…

E já agora desculpem o off topic, mas alguem me arranja um convite para o TorrentLeech ou BTNext, pois acho que também ajudava a arranjar uns extras…

Obrigado pela ajuda!