GPS no carro - Qual?

Bom, estou aqui com uma dúvida…

Estive a pensar comprar um GPS para a viatura, para ajudar nos passeios que gosto de dar. Gosto do espírito aventureiro (sair sem destino, ou fazer viagens por estradas completamente desconhecidas, como fiz por exemplo de Mourão para Albufeira, em que andei pelo meio do Alentejo por estradas municipais, e depois pelo meio da serra Algarvia desde Alcoutim), mas por vezes também dá jeito ter uma orientação quando o objectivo é não gastar combustível e não andar perdido.

Por uma breve consulta de mercado, parece-me que os TomTom ou os Garmin são as melhores opções. Quero algo fiável, se tiver serviços Live de trânsito ou de radares melhor, e se tiver mapas com pontos de interesse, ainda melhor. Não quero gastar uma fortuna, mas não me importo de abrir a carteira um bocadinho. Convém também ter um ecrã de no mínimo 4 polegadas, e um sistema minimamente fluído sem grandes travagens/bugs.

E em termos de actualizações de mapas?

Agradeço as respostas! :beer:

tenho um garmin 1310 e estou muito satisfeito com ele. um senão, o tempo que demora a detectar os satélites, caso não seja usado com frequência.

de resto o software é muito porreiro e a dimensão perfeita.

A opção Android está completamente fora de questão. Comprei agora um Windows Phone novinho. E sou algo céptico a utilizar o telemóvel como GPS pois isso sugar-lhe-ia a bateria muito rapidamente…

Tenho sistema multimédia também on-board, num Peugeot 208…

Provavelmente até dará para colocar GPS no futuro com alguma actualização oficial da marca, mas que será certamente muito cara…

Ia ter a uma terra e na vez de colocar de pus da, resultado 200 km extras. Moral da história, quem tem boca vai a roma.

Não existe TMN drive para o Windows Phone por agora…

Esquecem-se sempre dum sistema que tem potencial para ser superior a todos os outros se for bem explorado. (para mim que já experimentei os 3, acho o Windows Phone completamente superior e noutro mundo, fantástica facilidade de utilização, integração perfeita das redes sociais sem apps de terceiros, e fluidez inigualável (tal como o iphone).

A questão é que sucessivos carregamentos incompletos pelo isqueiro acabarão por me viciar a bateria do telemóvel…Por muito que digam que as novas já não viciam, é falso. A do meu antigo iphone estava viciada. O telemóvel foi bastante caro. E a bateria não é amomível. Ora, vendo custos futuros, fica mais caro usar no Telemóvel! Mas de qualquer maneira ainda vou experimentar o Nokia Mapas.

Já fui tanta vez comido pelo GPS que tenho no carro da empresa, o mais estúpido é quando até tenho noção de por onde devo ir mas “confio” mais no GPS e dá cagada :wall:

Já agora, por falar em alternativas a ter um GPS, alguém usa um tablet como GPS? Sr_Chambino já experimentaste o GPS do Nexus?

Ainda não explorei nada essa vertente…Nem sei se o GPS funciona off-line!

Parece que sim, tens de fazer o upload do mapa com o itinerário que queres utilizar e depois funcionará como GPS tradicional. Não sei é até que ponto ele te recalcula o trajecto se houver desvios e talvez seja necessário tê-lo ligado ao wifi sempre que for para iniciar o programa…
[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=rUIZL_rvCIY[/youtube]

Mas entretanto encontrei este video :great:
[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=bt5rYRb7I8c&feature=related[/youtube]

Deixei de confiar no GPS. Ofereceram-me um, utilizei 3 ou 4 vezes, andava a seleccionar caminhos todos perfeitos, evitando auto-estradas, poupando no combustível, etc. e no final os gastos eram maiores e ainda me perdia mais do que sem GPS. Ah! E não era raro mandar-me por caminhos de vacas :o

Já pensei em mudar a voz da “gaja”, para um gajo, que é para ver se o GPS se engana menos :mrgreen:

Bom, acho que adiei a compra disto…

Estive a pensar, e se em 3 anos me orientei perfeitamente sem GPS, porque haveria de deixar de me orientar? Tenho o hábito de planear sempre as viagens no dia antes, ver mapas e traçar uma rota. Além disso sinto que o GPS me castrava locais bonitos que já descobri sem ele por percursos feitos por mim. Ainda quando passei uns dias em Mourão, na vinda, na zona da barragem do alqueva perto de Alqueva mesmo, virei ali para uma estrada estreita e feia…Graças a isso passei numa herdade e abasteci-me de boa vinhaça e doces bons. :beer: O país é para descobrir, por mim, e não por uma máquina…E qualquer coisa, tenho os mapas no Telemóvel com localização! :mrgreen: