Google Masterplan

[youtube=425,350]- YouTube

[url]Master Plan - About the power of Google

Isto dá que pensar…

:lol: E cá pra mim, o Sócrates deve andar de alguma forma metido nisto. :twisted:

This video has been approved by me!

Completamente de acordo. Se não quer estabelecer uma nova ordem mundial, caminha para lá.

Não sei onde é que o google vai à minha informação genética… nem sei qual o problema de o google oferecer produtos variados que satisfazem milhões de pessoas, nem de investir em novos ramos de negócio.

A única coisa preocupante que ai vi é o facto dos emails serem “copiados” coisa que é grave e que dá jeito provar, imagino que o google não ande a “copiar” os emails de toda a gente, mas não me admirava que facilitassem na recoha de iinformação para a CIA ou para outras instituições. QUanto ao usarem as minhas bases de dados para mim isso é chinês só se me explicarem como se fosse uma criança e com um desenho.

Não sei como é agora, mas quando o gmail começou, no ‘licence agreament’ vinha explicitamente que o Google se reservava o direito a não apagar os teus mails, mesmo os que tu apagasses. Por aqui se vê que eles armazenavam todos as mensagens trocadas. E não seria concerteza para servirem de backup aos seus destinatários originais.
Ninguem quis saber, ou quase ninguem, visto que pelo menos eu não tenho, nem nunca tive uma conta no gmail. E não foi por falta de aviso. Quase todos os meus amigos têm uma conta lá. E todos foram informados poor mim desta questão.

As pessoas têm o que querem. E o que merecem, pelos vistos.

Dito isto, este video é decerteza sponsorizado pela M$. Entre uma e outra (ou a Apple), venha o diabo e escolha…

Pois se assim é não o deviam fazer. Não sei se alguém costuma ler os termos de utilização de um email, eu reconheço que não costumo porque assumo boa fé da outra parte (talvez deva começar a fazer). Acho bem que se alerte para isso mas também não é preciso exageros ou querer fazer a verdade parecer maior que aquilo que é.

Por exemplo não me parece mal que o google guarde emails desde que os fins sejam meramente judiciais, e que não se tenha acesso a eles de qualquer maneira e para quaisquer fins.
Que se investigue…

Quando abri o tópico pensei que era para falar dum sucessor do Google Earthe! :lol:

Adivinhem qual é o sistema que o site onde está o video utiliza para recolher as estatísticas de acesso… o Google Analytics!!! :rotfl:

Quero lá saber se guardam os meus emails, quem não deve não teme. :inde:

[b]Apresentamos a CADIE Grupo de investigação activa a primeira Entidade de Inteligência Distribuída Auto-Consciente (CADIE) do mundo[/b]

Há já vários anos que um pequeno grupo de investigadores se tem debruçado sobre questões aliciantes nas áreas das redes neuronais, linguagem natural e resolução autónoma de problemas. No passado Outono, o grupo alcançou um avanço significativo: uma nova e poderosa técnica para resolver problemas de reforço de aprendizagem, o que resultou no primeiro cluster de aprendizagem neuro-evolucionário funcional à escala mundial.

Desde essa altura que o progresso tem sido contínuo e, por isso, temos esta noite o prazer de anunciar que, há poucos momentos, a primeira Entidade de Inteligência Distribuída Auto-Consciente (CADIE) do mundo foi activada e começou a executar algumas funções iniciais. É um momento de grande ansiedade sobre o qual estamos determinados a apoiar-nos para tomar total consciência do significado do nascimento da CADIE para o Google e os nossos utilizadores. Assim, e embora a tecnologia da CADIE venha a ser implementada com toda a precaução inerente a qualquer avanço desta magnitude, os utilizadores poderão vir a notar a sua influência em várias propriedades do Google durante os próximos meses. Ainda hoje, por exemplo, a CADIE deduziu um conjunto de princípios de design Web a partir de uma análise rápida do segmento visual da Web social, a partir do qual derivou esta curiosa página inicial.

Estes são apenas os primeiros passos naquele que sem dúvida será um longo e árduo caminho. Ainda existem erros importantes na programação da CADIE, a qual depende ainda de uma evolução considerável. Por outro lado, não conseguimos imaginar uma viagem mais importante em que a Google pudesse ter embarcado.

Mais um tentáculo do Google Masterplan ::slight_smile:

Quando escrevi sobre essa prática do Google, não foi propriamente a pensar em casos policiais. Acho que tem aplicações muito mais vastas e mundanas. Por exemplo, um empregador pode consultar os mails pessoais de um empregado. Um concorrente de trabalho pode consultar os mails do outro, etc.

Sim, porque de armazenar os mails até os vender, vai um passo. Muito curto até.

Se te dissessem que te andam a ouvir as conversas do telemovel (e a gravar), ou que te estão a vasculhar o snail-mail (e a fotocopiar), não te importavas?

Não recebes mails com passwords? Não te importas que alguem que nada tenha a ver com a tua vida, leia os teus mails?

Eu cá, apavora-me a facilidade de controlo digital que é possível ser efectuado. Será que os isps, o yahoo, a M$ e outros não fazem o mesmo? Não sei. Obviamente que não sei se o fazem. Até prova em contrário, perfiro acreditar que não.

Pelo que sei é pratica comum para os servidores de mails guardarem cópias dos mails enviados e recebidos que por lá passam mesmo que sejm apagados pelo utilizador. Já não á primeira vez que mails que o utilizador pensava que tinha apagado são usados como prova ontra si em tribunal, mas pelo que sei esta informação só pode ser acedida com mandato judicial.

Se existir uma confirmação que essa informação só é aberta para fins judiciais, não estou a ver qual é o problema. Mais: Devia era fazer-se isso com todas as caixas de correio electrónico. Só se melhorava a segurança, na Internet em particular, no mundo em geral.

Telemóveis o mesmo. Tudo o que seja meios de comunicação, as transmissões devem ser guardadas para usos futuros. No dia em que isto for globalizado, eu bato :clap: :clap: :clap:

Agora, mais do que fins judiciais, não! Nunca!

E não sei até que ponto é que este sistema não seria alvo de corrupção. Aí é que está a merda :think:

Acho que o grande problema desse controlo, e aquilo porque se batem os defensores dos direitos à privacidade, é que, agora existe uma democracia e teoricamente ninguém terá problemas desde que se porte bem…mas imaginemos que daqui a 10 anos, seja lá porque motivo for, a lógica muda e essa informação passa a ser utilizada para nos controlar, para ver com quem falamos, com quem andamos, a nossa conta bancária, os nossos numeros de telefones, as nossas taras…e depois passam a usar isso para limpar o mundo das “ervas daninhas”…

Nessa altura muda-se a forma de se comunicar…

Eu administro vários servidores de email e sei bem tudo o que se pode fazer com os emails dos utilizadores (basicamente pode-se ter acesso a rigorosamente tudo), por causa disso tenho também uma noção mais ‘completa’ dessa realidade do que a grande maioria dos utilizadores… há determinado tipo de dados e de conversas que pura e simplesmente não coloco em emails.
Posso enviar a password de uma conta de email, de um acesso wireless ou mesmo de um site qualquer da net, mas nunca me passaria pela cabeça colocar, por exemplo, dados de acesso a contas de banco num email.

Quanto ao telemóvel já não tenho assim tanta atenção, mas é uma tecnologia diferente.
Acredito que um operador que revelasse os conteúdos das conversas dos seus assinantes sem que tivesse sido obrigado a isso por via judicial bem podia fechar as portas no dia seguinte.

Tambem dei suporte e geri várias redes (desede o tempo da Novell 4.1 e Lan Manager 2.0). Agora já me deixei disso e estou a trabalhar apenas como analista/programador.

Não só servidores de mail, cheguei ao ponto de testar sniffers e analyzers no proxy server para desencriptar conversas do msn.
E era apenas o ponto de entrada/saida de pequenas redes. A quantidade e qualidade de informação que passa num servidor de um provedor de e-mail é aliciante demais para não temer que estejam a ser explorardas por entidades corporativas.

Exactamente por tambem saber o diluvio de informação que passa pelo e-mail é que me sinto um bocado receoso do abuso da mesma.

Nessa altura muda-se a forma de se comunicar...

“Se” chegarmos a “essa altura”, acho que o Estado repressivo não te iria deixar grandes alternativas. Nessa altura se calhar terás um carro com uma matrícula electrónica, terás que apresentar um cartão para abrir qualquer porta, e toda e qualquer comunicação que faças, excepto se for pessoa a pessoa, será escutada/vista/lida.

Não digo que isto vá acontecer, digo é que a tecnologia vai permitir isto acontecer mais facilmente. Vendo a forma como os “poderosos” cada vez controlam mais, de uma forma mais inteligente que a força bruta do passado, acredito que esse cenário não seja impossível de todo.

Isso já é muito ‘1984’… :slight_smile:

Não acredito que num país democrático se chegue a esse ponto.

Porque não?

Big Brother is watching you… :wink:

Porque num estado democrático de direito há instituições, mecanismos e oposição que têm como função evitar abusos deste género … o que não significa que um estado democrático deixe de o ser a determinada altura, mas aí não não vamos estar a falar de um estado democrático.

Yep.
E eu disse claramente que isto só sucederia numa evolução futura para um país não democrático. Mas agora repara, qual é a democracia que existe actualmente num clube pretensamente democrático como o Sporting? Nao sei se percebeste onde quero chegar, mas os líderes de hoje, numa sociedade que se pretende democrática, lerão muito mais Maquiavel do que Mussolini…