google e a sua sua importância na internet, no mundo digital e nas nossas vidas
hoje, durante breves minutos todos os os serviços da google ficaram offline (durante um a quatro minutos, segundo reports vários).
embora curioso, e sobretudo raro (ainda para mais sem quaisquer explicações para o sucedido), o mais espantoso foi que se notou uma diminuição do tráfego global na rede das redes de 40%!!!
como é possível uma empresa só ser responsável por quase metade de todo o tráfego online? será possível imaginar a força que a google tem? será a google a primeira empresa a governar o mundo?
como seria se, por exemplo a google resolvesse isolar um país completamente? quais seriam as consequências por exemplo para um país como nosso se por um qualquer desígnio megalómano a google resolvesse isolar Portugal de todos os seus serviços?
teorias de conspiração à parte, será que nos apercebemos da importância cada vez maior de rede que mudou o mundo? será que poderíamos voltar atrás? ou tal como a electricidade, já não conseguiríamos viver sem serviços online?
se a google nos isola dos seus serviços vamos pela alternativa. a google é a melhor no seu ramo, mas nao é unica e tem apenas a vantagem de reunir muitos serviços que de outro modo estariam acessiveis de outra forma. Eu sou da geracao pré google e garanto te que se realmente houve menos 40% do trafego e porque muita gente hoje em dia nao sabe usar um pc, sabem usar o google.
mas isso é que realmente acho assombroso, isto é, para muita gente a google é sinónimo de internet. muita gente mesmo não usa bookmarks/favoritos, resume-se a escrever na caixa de pesquisas do google onde quer ir, fazer a pesquisa depois clicar no link.
Isto já para não falar dos mails que deixavam de funcionar, dos smartphones que deixavam de aceder à net, às aplicações, aos serviços de gps, de fotografias online, os serviços de backup/alojamento do google keep…
e isto apenas são os serviços gratuitos, porque a google tem muitos serviços profissionais pagos, de que muitas empresas dependem.
já imaginaste o que é deter 40% de todo o tráfego???
e continuando a teoria do isolamento, estas a esquecer-te do fenómeno inverso, isto é, fora de Portugal ninguém nos conseguiria encontrar online, dum momento para o outro Portugal, as suas empresas, os seus serviços, as suas pessoas era como se deixassem de existir (pelo menos para uma fatia gigante de outros utilizadores e serviços)
As pesquisas são de uma quantidade imensa, mas geram pouco tráfego cada uma, se calhar o youtube e gmail são capazes de ter mais. Ainda assim, só de pensar nos inúmeros jogos online, facebooks, concorrência da google, e restantes serviços e páginas que existem… dúvido um pouco desses números.
Edit: E esqueci-me ainda do maior “terror” dos ISP, os torrents :twisted:
mesmo que a google isola se Portugal as empresas so ficam incontactaveis se estiverem mal montadas. Se o google cair eu nao fico sem correio na minha empresa e dados estao todos em servidores internos. E nao esquecer que muito desse trafego é gerado pelos snifers da google. Ja experimentas te analisar o trafego do teu pc? instala o wireshark num pc com chrome e ve os pacotes que ele envia mesmo que na instalacao indiques que nao queres enviar dados a google.
amigo, eu faço gestão de redes deste os tempos do netware, sei bem como analisar packets de dados.
a questão aqui seria mais hipotética do que outra coisa, e continuas a focar-te no teu exemplo. mas mesmo assim, imagina que a tua empresa tem contactos com o exterior (por exemplo, uma loja online). dum momento para o outro a maioria das vendas que fazes para o estrangeiro… cessa dum dia para o outro?
e até o tráfego interno do teu site cairia astronomicamente, porque a maioria dos clientes que não usem bookmarks e dependesse da busca do google para encontrar o teu site não o conseguiria fazer.
ou imagina que uma das tuas fontes de rendimento é o adSense?
e quantos isps não se basearão nos servidores de dns da google para «carregar» os seus?
até que ponto a influência da google se faz sentir na rede? a ideia seria mais levar a discussão para este ponto, isto é, até que ponto a google consegue influenciar as decisões de empresas de topo/governos, com a sua força desmesurada?
até que ponto não seria melhor começarmos a pensar em usar serviços complementares, e retirar força à google?
já viste em que ponto absolutamente esmagador vai a percentagem de vendas de smartphones com android?
eu sinceramente acho tudo isto preocupante… a minha dependência da internet é absoluta. ainda agora nas férias fui passar uns dias a casa de uma amiga, que não sabia a password do router. foram 3 dias «à nora», sempre pendurado no 3g, numa área onde a cobertura de rede é fraquita… não foi nada agradável, acredita.
as pesquisas geram muito tráfego mesmo. a quantidade de infrormação que é enviada sobre ti para os servidores da google sempre que fazes uma pesquisa é muito grande, e a informação não fica gravada só num local, internamente entre os vários servidores da google deve ficar espalhada por vários pontos, muitas vezes entre países diferentes (obviamente estou a especular, mas seria como eu faria, se estivesse no lugar deles).
o tráfego gerado não é só o que se vê, por trás anda muita coisa para trás e para a frente. alias, o processamento da informação retornada, muitas vezes com imagens de previews do site (que aparecem ao fazer hoover aos links da pesquisa, por exemplo) deve gerar um tráfego intenso. alias, muito dos 40% do tráfego referidos no artigo original deve ser a google a ««armazenar» e catalogar sites sobre sites sobre sites, a cheirar as preferências de cada um para melhor conseguir direccionar a sua publicidade.
se informação é poder, a google será a empresa mais poderosa do mundo?
Sabes que a parir do momento em que um computador acessa a uma rede protegida ele poderá futuramente ver a pass (desde que não seja alterada) em Propriedades de redes sem fio -> Mostrar caracteres
Há que separar as marés e ver as coisas como elas são. Muita gente é dependente da google porque nunca se deu ao trabalho de pensar, e se a google cair? Yahoo, mamma, webcrawler, etc, existem n+1 motores de busca na net com serviços iguais ou melhores que a google. Toda a informação que a google tem neste momento codificada não chega a 10 % de toda a internet. A google não está acessivel a todo o mundo, existem países que proibem o acesso à google.
Por outro lado temos a liberalização do acesso à informática e à internet que deu um salto enorme, mas esse salto não foi acompanhado da evolução dos utilizadores, antes pelo contrário. Eu vi à pouco tempo num blog uma frase que descreve isso. Antigamente, 5% da população tinha um computador e 95% de quem tinha computador sabia usá-lo. Hoje em dia 95% da população tem um pc mas apenas 5% sabe como usá-lo. Vejo isso por amigos meus que gabam-se de saber usar um pc, sacam jogos e filmes, craks e codecs, mas quando têm problemas cujas respostas não estão no google, PIMBA, de repente o meu número está em speed dial, esses são os tais que vão sofrer se a google cair, nem sequer sabem responder à pergunta, o que é o GOOGLE?
Serviço de busca de páginas - Webcrawler experimenta e não te arrependes
Serviço e-mail - mail.com - 100 % confidencial e HIPAA normalizado
Serviço de armazenamento - Mega.co.nz
software para telemoveis e tablets - A ubunto está lá quase.
que queres saber mais??
E para mim a google é o que é por ter sido a primeira a ir de encontro às necessidades das pessoas que era um motor de busca rápido e eficiente, isto na altura em que aeiou, yahoo e altavista tinham páginas supercarregadas o que demorava para fazer-mos uma pesquisa. Já experimentas-te estar uma semana sem usar o google e pesquisar tudo noutros motores de busca?
O Webcrawler vai buscar os resultados ao google… (que grande fail, não achas? ;D)
O principal serviço do google - a pesquisa - é até ver o melhor serviço a nível mundial, o algoritmo implementado que tem sofrido diversas afinações ao longo dos anos ainda não foi, até à data, ultrapassado por nenhum outro motor de busca. Logo aqui cai pela base o teu argumento.
Sobre outros serviços idem aspas aspas, é difícil encontrar um serviço oferecido pela Google que seja muito inferior a outro.
1 - Até nem acho fail porque a tua informação é incorrecta.
2 - Os servidores da Google apenas processam 10 a 15 por cento de toda a internet, se queres usar os melhores dos melhores aprende chinês e usa os motores deles, de resto tens outros para experimentar… mamma, Dogpile, thiv… mas se gostas mesmo do google experimenta o deeperweb que é uma extensão do google.
3 - essa do idem aspas é que não, assim não posso responder. Quanto a serviços de mail todos funcionam sendo que uns têm mais spam que outros. A serviços de cloud store, eu considero o Mega um dos melhores actualmente.
b
Desafio-te a apresentares provas do contrário do que afirmei.
Sobre os motores chineses e o Google só chegar a 15% da internet, o que estamos a falar aqui é da qualidade do serviço e apresentar a net toda dificilmente pode ser considerado um bom serviço, já que o que as pessoas pretendem são “resultados relevantes” para a busca que efectuam, nao saber tudo o que há pela net fora sobre o assunto. Essa é a grande virtude do Google, conseguir apresentar resultados mais relevantes para o utilizador que outros motores de busca, é esta a base do seu sucesso.
eu sinceramente acho que a maioria dos serviços da google não tem rival,exceptuando o gmail, que mais coisa menos coisa é igual a outras ofertas e claro, o g+ que é um insignificante ao pé do fb (embora para mim seja muito superior, pelo menos a nível de organização e de conteúdos «empresariais», porque a nível mais person-to-person aquilo é um deserto).
a questão é: até que ponto os utilizadores poderiam inverter esta tendência? seria possível «consciencializar» as massas para o poder enorme de «dar» tanto a uma empresa para receber em troca toda a facilidade e integração que a google indubitavelmente nos proporciona?
pondo a coisa a um nível mais alto, poderia a ue vetar a google (e outros serviços americanos) por causa da espionagem recentemente descoberta, por exemplo? quanto iríamos regredir num cenário hipotético destes?
e a google, confrontada com o fecho do mercado europeu iria vergar-se às nossas exigências (como foi obrigada a fazer na china, por exemplo)?
Eu já trabalhei em suporte técnico via telefone e recordo-me de uma vez estar a ajudar uma senhora a fazer a ligação através de uma pen de internet. Depois da ligação feita, pedi para abrir o browser e colocar na barra de endereço “www.vodafone.pt”. A senhora diz que continua sem internet.
(1h depois a tentar solucionar o problema)
Peço à senhora para ir à barra de endereço, voltar a colocar “www.vodafone.pt” e perguntei-lhe o que aparecia. Ela diz que aparecia umas coisas vermelhas, mas que a internet continuava a não dar. Eu peço para colocar “www.google.pt” na barra de endereços e magicamente a senhora diz que a internet já está a funcionar e que fui uma preciosa ajuda.
RESUMINDO: Gastei 1h da minha vida a tentar solucionar um problema que nunca foi um problema. Ela sempre teve internet, não sabia era mexer nela e a “internet” para ela era o google! Claro que depois dessa, nunca mais nenhum cliente me “enganou” com este “problema”, mas abriu-me os olhos para perceber que para muita gente ter internet precisa efectivamente do Google.
obviamente que algumas coisas se perdem, por exemplo, se estou com um cano furado em casa e água a jorrar por toda a cozinha, uma busca na google no telemóvel indica-me primeiro canalizadores que estejam perto de mim, enquanto que o ddg…