Google books

Enquanto estava à procura de informação sobre “O Retrato de Dorian Gray”, deparei-me com esta ferramenta que não conhecia. Livros completos disponíveis no PC! :o

http://books.google.com

Quem é que já explorou esta ferramenta, e que impressões é que tem? Quer-me parecer que livros integrais será só ou essencialmente para livros antigos, cujos direitos de autor possam já ter passado ao domínio público (se acontecer como nas obras musicais). Por outro lado, ler um livro no PC, mesmo que seja portátil ou Palm Top, parece-me uma bela seca - faz falta a impressão táctil. Que é que acham?

Também desconhecia mas acho bastante Interessante. Estive agora a ver e acho que tem algumas coisas interessantes. Pena nao ter encontrado esta Ferramenta há mais tempo, porque na altura em que ainda andava nas aulas e compravamos por um balurdio os livros aqui teria encontrado. Pelo menos já encontrei 4 Livros completos.

:mrgreen:

Mas dou-te razao Angel, quem gosta de ler isto nao é o mesmo. Falta a tal impressao táctil como tu dizes, falta a ligacao entre nós e a “História”.

Livros integrais de facto só se encontram aqueles muito antigos e que por isso os direitos de autor já são domínio público. De resto só encontras pequenos excertos. Por isso não acrescenta nada de novo uma vez que esses livros antigos que já são de domínio público encontram-se às pazadas em e-books espalhados pela net.

Angel, eu já leio os meus livros todos no PC há uns bons 4 anos, pensei que fosse comum a toda a gente, mas vejo que não.

Só compro (ou oferecem-me) livros do meu escritor preferido, o Bret Easton Ellis, de resto “adquiro” tudo e refiro-me a “Comics” também…

Acho excelente e poupem-se as árvores.

Aliás, penso que nos dias que correm, o uso de papel é apenas um luxo, não há necessidade de continuar a desgastar o planeta para a impressão… Nem impressora tenho sequer…

Não é a mesma coisa. Pode-se poupar papel sim, mas não em livros. Ler no PC dá cabo da vista (eu não aguento muito tempo), e não dá para transportar para onde quisermos e podemos ler deitados, sentados ou a fazer equilibrismo (também dá se for um PDA ou palm top, ou lá o que é dessas modernices).

Mas para mim não tem piada ir à net sacar um e-book e pôr-me a ler em frente ao PC. Se é para ser gratuito, mais vale ir a uma biblioteca e requisitar. Se for um livro em inglês que não se encontre em Portugal, então compra-se na Amazon que na parte dos vendedores particulares encontram-se lá verdadeiras pechinchas e livros em muito bom estado (eu já poupei uma carrada de euros nuns livros ingleses que comprei na Amazon a particulares, e os livros estavam em óptimo estado novinhos e a metade do preço marcado lá na Amazon).

O contraste que há num papel é impossível de obter num monitor e como tal dificulta um pouco mais a leitura e consequentemente esforça mais a vista.
Já li algumas coisas em e-books mas foram essencialmente artigos ou documentários sobre um determinado tema.

Romances e esse tipo de livros nunca li no computador apesar de ainda ter bastantes em disco.