As instruções que eles dão parecem fazíveis para um “site” em que se tenha controlo sobre o html colocado.
No meu caso eu queria monitorizar uma página que criei no Google (“Google site”).
Já coloquei a ID da minha conta do Analytics no sítio onde eles pedem - até acrescentei hífens e tirar espaços até ele finalmente aceitar - , mas vou ao Analytics para tentar tirar relatórios de acesso à página e continua a dar-me a mensagem que o tráfico não é monitorado e que preciso de inserir um excerto de html antes da “body tag”. Mas tanto quanto sei não posso fazê-lo numa página do Google. Alguém me explica o que preciso de fazer como se eu tivesse 10 anos?
Não é fazível, infelizmente. O que eu quero mesmo é monitorizar o tráfico da página do Google. Se houver uma alternativa igualmente gratuita ao Google Analytics que funcione, sou todo ouvidos. A alternativa terá de ter em conta que não posso (tanto quanto sei) inserir código html que não se reflicta no “display” da página.
Tens de inserir um código do tipo de que vai em anexo na página index, algures entre as tags body e /body (preferencialmente antes da última tag):
O UA-xxxxxxx-x é um código único (o teu número da conta). Para o encontrares basta seguires as instrucões do Google:
Sign in to Google Analytics
From the Analytics Settings page, find the profile for which you would like to retrieve the tracking code. Please note that tracking code is profile-specific.
From that profile’s Settings column, click Edit
At the top right of the Main Website Profile Information box, click Check Status
Your tracking code can be copied and pasted from the text box in the Instructions for adding tracking section
Tem uma vantagem e uma desvantagem.
A vantagem é que ao contrário do analytics as estatísticas são instantâneas. O analytics mostra apenas até à meia-noite do dia anterior.
A desvantagem é que o código mostra obrigatoriamente um pequeno ícone no sítio onde o colocares.
Eu o código do Analytics sei perfeitamente onde está. A questão está em como fazer aquilo que dizes na minha página do Google. É que não é como o Blogger em que podes inserir código html. Consigo ver o código HTML (fazendo View / Page Source no Mozilla), mas editar não posso (que eu saiba).
Então não sei… como estou habituado a ter controlo dos Sites que tenho de gerir (controlo até ao nível do código base, entenda-se) não estou a ver como inserir uma funcionalidade em que tudo é gerido a bel-prazer pelo google. Epá não sei mesmo… ???
Olha que por vezes leva mais de 24 horas até o Google Analytics conseguir recolher a informação necessária para produzir os relatórios.
Que mensagem aparece no status ? :think: