Google Adsense - Sugestão para Avantix, à discussão de todos

Hoje estive no primeiro evento do Google em Portugal com os maiores publishers com AdSense e anunciantes de AdWords. Foi muito interessante.

No entanto a meio pensei porque carga de água não deverá o Avantix explorar publicitariamente o fórum através do AdSense. Acho-o perfeitamente legítimo e é uma sugestão que deixo. O Avantix mantém há anos este espaço do seu bolso, nunca pediu nada a ninguém. Acho não só justo que tenha o direito de explorar assim este fórum como isso pode servir não só para financiar as despesas como até avançar com outros projectos interessantes como sejam a retoma de jantares do fórum, iniciativas como a da família Mendes, etc.

Os fóruns foram dos exemplos de implementação de Adsense dados, como os de grande sucesso.

É uma sugestão que deixo e pergunto se alguém vê obstáculos a isto. É que pessoalmente eu até gostava de ver aparecer publicidade contextualizada com futebol, Sporting e temas relacionados.

nada contra! :arrow:

Já conheço esses sistemas há uns tempos. Um dos problemas que antevejo é que, se for definida uma “keyword” futebol, são muito capazes de aparecer anúncios para venda de kits lampião e outros mimos! :stuck_out_tongue: Convenhamos que muita gente (eu incluído) iria ficar mal disposta.

Não tenho nehuma oposição a que apareça lá uma barra em cima com publicidade como forma de angariação de receitas. Não conheço suficientemente a implementação em fórums para saber que rotatividade da publicidade será necessária para tornar o negócio interessante para os anunciantes, dada a frequência ser diariamente muito semelhante.

Quanto ao destino, acho óptimo que cubra as despesas do Hugo com o registo do fórum (não tenho a certeza se o alojamento é nesta altura gratuito). Quanto ao angariar de outras receitas, para além do problema da dimensão, surgiria após isso (caso houvesse volume suficiente) o problema da afectação, e antevejo pessoal a andar às turras por causa disso.

No fórum Vermelhices há publicidade que ajuda a pagar o “site”. Da minha parte julgo que seria uma melhor solução que a tentativa de angariar um bolo para uma repartição a decidir depois.

Por mim, tudo ok, nada contra.
Tenho o adsense em alguns blogs meus e estou a pensar colocar no fórum do meu grupo para me ajudar a pagar o alojamento anual que não é tão pouco quanto isso.

Por mim pacifico! Mesmo com os riscos realçados pelo Angel

Existem alguns problemas com o AdSense, a comecar pela concepcão:

• Neste momento, o AdSense do Google já não é tão “mina de ouro” como dantes devido ao crescimento desproporcional de utilizadores face aos pagadores. Significa que há o mesmo dinheiro a dividir por mais. Há quem defenda que o “AdSense” da Yahoo é neste momento o que paga melhor.

• Está provado que para o AdSense dar resultado “palpável” é necessária uma frequência de visitas muitíssimo alta (fóruns na ordem das centenas de milhar de “page-loads” por dia) e que para além disso teriam de ter a “amabilidade” de carregar nos anúncios com frequência, o que não acontece tanto em fóruns em que a comunidade é estável sem muitos novos “inquilinos” (pode-se remendar com um pedido expresso para que carreguem na publicidade) - existe o perigo acrescido de comentarmos as notícias numa base ultra-sensacionalista só para podermos ter mais visitantes para mantermos a quota de dinheiro a receber do Google. Associado a esta questão existe o problema do “SEO” Search engine optimization, muito debatido nos meios foristas e que tem a ver com o facto de alguém aceder à informacão postada no fórum através de um motor de busca como o Google e por sua vez entrar no fórum com mais facilidade porque foi facilmente descoberto… esta funcão é que nem ginjas no vBulletin, mas o phpBB e o SMF por exemplo já têm muito mais dificuldades.

• Um site com adSense é uma “tentacão”: para quem publicita e para quem contra ele concorre. A probabilidade de aparecerem esquemas de “falsos clicks” e outros é muito mais alta e pode levar ao fecho de uma conta por parte do Google de um momento para o outro, mesmo que a marosca tenha sido organizada por outro tipo qualquer que nada tenha a ver com o fórum. Num fórum phpBB é muito mais fácil de atentar contra a seguranca do mesmo.

• A questão da publicidade indesejada. O ideal seria termos só publicidade Sporting no Site, mas isso iria supor um acordo com o Clube minando assim o selo de autonomia do fórum.

Existem alguns problemas com o AdSense, a comecar pela concepcão:
  • Neste momento, o AdSense do Google já não é tão “mina de ouro” como dantes devido ao crescimento desproporcional de utilizadores face aos pagadores. Significa que há o mesmo dinheiro a dividir por mais. Há quem defenda que o “AdSense” da Yahoo é neste momento o que paga melhor.

• Está provado que para o AdSense dar resultado “palpável” é necessária uma frequência de visitas muitíssimo alta (fóruns na ordem das centenas de milhar de “page-loads” por dia) e que para além disso teriam de ter a “amabilidade” de carregar nos anúncios com frequência, o que não acontece tanto em fóruns em que a comunidade é estável sem muitos novos “inquilinos” (pode-se remendar com um pedido expresso para que carreguem na publicidade) - existe o perigo acrescido de comentarmos as notícias numa base ultra-sensacionalista só para podermos ter mais visitantes para mantermos a quota de dinheiro a receber do Google. Associado a esta questão existe o problema do “SEO” Search engine optimization, muito debatido nos meios foristas e que tem a ver com o facto de alguém aceder à informacão postada no fórum através de um motor de busca como o Google e por sua vez entrar no fórum com mais facilidade porque foi facilmente descoberto… esta funcão é que nem ginjas no vBulletin, mas o phpBB e o SMF por exemplo já têm muito mais dificuldades.

• Um site com adSense é uma “tentacão”: para quem publicita e para quem contra ele concorre. A probabilidade de aparecerem esquemas de “falsos clicks” e outros é muito mais alta e pode levar ao fecho de uma conta por parte do Google de um momento para o outro, mesmo que a marosca tenha sido organizada por outro tipo qualquer que nada tenha a ver com o fórum. Num fórum phpBB é muito mais fácil de atentar contra a seguranca do mesmo.

• A questão da publicidade indesejada. O ideal seria termos só publicidade Sporting no Site, mas isso iria supor um acordo com o Clube minando assim o selo de autonomia do fórum.

Aquilo que pus a negrito tinha chegado lá por raciocínio. Muito do resto nem sequer tinha pensado. Obrigado pela excelente contribuição! =D>

Ora bem,

Em primeiro lugar agradeço ao Mauras pela ideia e lembrança! Felizmente o aluguer do espaço é suportado sem problemas e sem necessidade a ajuda externa.

Não sei muito bem como funciona o esquema de adsense ou adwords, mas a ser colocado seria apenas para suportar actividades extra ao forum como jantaradas, actividades, etc…

O Custo que o forum representa para mim, é completamente suportável, e não constitui qualquer problema. É uma pequena contribuição para a existência desta comunidade e não precisa de ser financiada.

Por isso a colocação de qualquer forma de publicidade deixa de estar nas minhas mãos, uma vez que não sou administrador do forum.

Como membro, acredito que seria interessante estudar-se possibilidades de financiar outras acções do forum, e nesse aspecto apoiaria totalmente qualquer decisão.

Deixo por isso a decisão para os membros e em ultima instância para os administradores deste forum.

Mais uma vez, agradeço ao Mauras a preocupação no que toca á questão do financiamente do forum.