Dizes bem nos Sub 20, maioria dos jogos que fez pela seleção principal foi esta temporada onde sim evoluiu bastante e parece mais focado.
E o nível físico que apresenta mesmo sem jogar regularmente? É incrível a facilidade com que dribla casimiros e acunas na copa america, destemido e olhos nos olhos de qualquer um,abana tudo mal entra. Foco neste miúdo e arrasa por cá
Volto a repetir.
Pena que não deve abdicar das férias e já vai perder semanas de pré época. Mais um ano a começar atrasado.
Não digo que é o mais concentrado e completo neste momento, mas é assim tão difícil ver isto? O ódio ao jogador é tão ridículo que ignoram completamente a brutalidade que é vê lo com a bola no pé se qualquer tipo de medo, ansiedade, ele destrói simplesmente quem lhe aparece à frente, e ontem tocou umas 3 ou 4 vezes na bola, foi Acuna, onde não só ultrapassou fácil como ainda comeu a linha final e criou um lance de perigo, outro lance em que pelo meio deixa tranquilamente 3 para trás até quase lhe partirem o tornozelo, e o lance em que cruza muito tenso e quase da golo dele, isto nas 3 vezes que teve a bola, jogador incrível hoje, então se o trabalharem meu deus, talento muito, muito raro.
Com o Brasil entrou, assim que recebe a 1a bola em zona interior faz uma finta de corpo e passa pelo Casimiro e outro médio que nem manteiga, depois deslumbrou se e perdeu a bola a tentar torcer mais 2…![]()
Ele está em alta rotação,precisa de jogar, de confiança…em vontade e talento acho que mete o Edwards num bolso
Tem de parar nem que seja uma misera semana.
Lógico. E, pior do que isso, ao contrário de outro caso, nem o podemos censurar se tiver que ficar de quarentena no regresso e falhar mais uns treinos.
Concordo, tem que parar e tem direito a ferias. Só é mais um dificuldade para ele infelizmente , porque ainda está longe de ser um consagrado.
O jogador tem que descansar, fico no entanto feliz que devido a copa america e em acao contra alguma das melhores selecoes daquele continente, o pessoal se tenha apercebido finalmente do real valor em bruto que este jovem tem.
Falta-lhe a escola Europeia e tem que pensar muito mais rapido e executar de acordo com isso, a adaptacao nao tem sido facil, tal como aqui sempre escrevo em relacao a este jogador, ha uma grande diferenca entre ser um tubarao num lago, ou um peixe no oceano.
Nao precisamos de gastar dinheiro em extremos inflacionados ou com falso hype, precisamos e de adaptar o Plata.
E não o colocar a lateral-direito…
E a mentalidade competitiva?
É que tem sido esse o factor mais importante na sua ainda fraca adaptação. Ele é um jogador com algum talento, com qualidade, a cabeça é que está pouco trabalhada para o esforço, o sacrifício e a vontade de ganhar. Enquanto andar com a atitude de pequena estrela, nada feito.
E logico, este jogador e para cobrir o Nuno Santos, Jovane, ou outro extremo qq, pedir-lhe para ser lateral e ter consciencia tactica para defender, parece-me elaborado demais…
Passa muito por isto
Com as contratações de Esgaio (confirmado) e Vinagre (por confirmar) penso que a ideia é subir definitivamente Plata para o trio da frente e coloca-lo onde deve estar, na zona de desequilíbrio / definição.
O potencial deste rapaz é enorme e parece pronto a explodir. Vamos ver se RA assim o entende.
Quando escrevo que existe uma grande diferenca entre ser um tubarao num pequeno lago (America Latina) ou um pequeno peixe num oceano (Europa), passa muito por aqui a necessidade de trabalhar o jogador.
Existe um contexto que as pessoas nao percebem devido ao Ecuador estar tao longe dai e nao se ter a nocao do que Plata representa no seu pais.
A histeria (literalmente) que as pessoas teem naquele Pais devido a por eles chamada geracao de ouro do futebol equatoriano (chamam-lhe a equipa de ouro do panamericano) nao tem comparacao com muito do que se veja actualmente, agora que esses jogadores comecam a subir a seniores, o hype nao passa, e de facto uma geracao talentosa, mas como se acaba de ver na Copa America, ainda muito verde para conseguir afrontar as outras selecoes da America, ainda assim, Plata, Campana, Cifuentes, Porozo que esta ou estava no Boavista, Alvarado, Alcivar e companhia sao tratados como vedetas no seu pais.
Cabe ao SCP trabalhar o jogador psicologicamente, acompanhar o desenvolvimento mental do mesmo e por ai alem, em termos de talento nao e preciso fazer nada, e mesmo mental.
Todos estes jogadores sairam ou vao sair do Ecuador muito jovens, a escola e condicoes que tiveram sao de terceiro Mundo e quase todos eles veem de bairros sociais e condicoes dificeis, sendo que muita gente depende deles para comer.
E uma realidade completamente diferente, pessoalmente sigo esta equipa ha ja uns bons 4 anos, ainda andavam nas Gold Cups de sub 17, davam espectaculo e chamaram a atencao de muito agente sem escrupulos. Agora e uma questao de polir o jogador, se bem que se fosse eu a ter escolhido, trazia o Campana e nao o Plata, mas isso sao gostos…
Nós podemos e devemos educar pelo exemplo. Temos de tudo na nossa história, desde o melhor de sempre aquele que o melhor de sempre disse que era melhor que ele e deu em nada. Depois é com o treinador, trabalhas e jogas no limite tens oportunidades. O Amorim já mostrou que é exigente nos treinos, há quem lide bem com isso e há outros (Plata) que lidam mal. Depende do atleta. O Sporting claro que para potenciar e valorizar o activo tem que o acompanhar de perto, temos psicólogos para isso (o trabalho de coaching é importante).
O Plata com uma boa capacidade de trabalho, compromisso coletivo e sacrifício pessoal, vai longe. Facilmente é a estrela da companhia da selecção e um jogador útil no Sporting.
Eu tenho reservas. Parece-me que perde o foco facilmente, pela dificuldade de aceitar a exigência do trabalho e o ritmo de jogo, onde basta desligar uns segundos para causar imensos problemas. Veremos, esta época tem que ser muito melhor, caso contrário perderá o comboio.
Eu acho que ele tem potencial para vingar. Sinceramente. Mas acho que só vingará jogando com regularidade. E não está preparado para jogar com regularidade, já, no Sporting, pelo que um empréstimo para ganhar ritmo de futebol europeu, confiança, lucidez e jogo colectivo seria bom.
Os treinos são muito bons mas só os treinos eternamente não chega.
Listagem do Sporting na Liga: uma nota sobre Jovane e ausência a registar
Gonzalo Plata está, por enquanto, ausente.
O site da Liga publicou a nova listagem de jogadores do plantel do Sporting, com duas notas a destacar: Jovane trocou a camisola 77 pela 10 e Gonzalo Plata está ausente. A listagem, refira-se, não contempla ainda os novos contratos depositados (Matheus Reis, que estava emprestado e assinou novo vínculo, além dos reforços Ricardo Esgaio e Rúben Vinagre).
Quanto ao caso de Gonzalo Plata, o seu vínculo já está depositado na Liga, tal como os dos restantes elementos do plantel e dos outros quatro internacionais que ainda não se apresentaram ao serviço (Nuno Mendes, Palhinha, Pedro Gonçalves e Coates), o que levanta suspeitas sobre as intenções do Sporting.
Inicialmente a SAD pretendia que rodasse para amadurecer, mas a ausência pode ser só temporária.
Gonzalo Plata será inscrito quando chegar a Portugal
Mero problema burocrático resolvido na próxima semana

A Liga divulgou uma lista preliminar dos jogadores já inscritos pelos clubes e, no plantel do Sporting, verifica-se a ausência do nome de Gonzalo Plata. Este facto prende-se com um mero problema burocrático que será ultrapassado na próxima semana, quando o jogador se apresentar no estágio que os leões vão realizar em Lagos.
Para a inscrição ser aceite pelos serviços da Liga terá de ser assinada pelo próprio atleta, um pormenor que será resolvido nos próximos dias. Gonzalo Plata é um dos jogadores que entra nos planos de Rúben Amorim para a próxima temporada.