Não me parece que ter, por exemplo, a informação de que um jogador obrigou os adversários a cometer 5 ou 6 penalties sobre si, seja algo assim tão irrelevante quanto isso. Se calhar bem mais relevante do que algumas assistências directas.
Ah, a velha discussão da existência de assistências quando são marcados penaltis. :twisted: Todas as épocas esse assunto vem ao de cima… Este ano, sendo eu o autor do tópico, cabe-me a mim esclarecer-vos.
Acho que é óbvio que é uma informação relevante. Contudo, não tem sido política nossa contabilizarmos neste tópico esse tipo de assistências, ao contrário daquilo que acontece em sites como o transfermarkt (se não estou em erro) ou em jogos como o FIFA. Na minha opinião, a informação deve ser revelada, mas não consigo ver uma falta sofrida como assistência… Não acho que se enquadre. E depois há sempre aquele problema de quando há penaltis em que não se percebe muito bem o que foi marcado, penaltis por mão na bola ou penaltis em que os nossos jogadores nada têm a ver com o que se passou (raro, mas pode acontecer). Enfim, há uma série de questões e uma série de argumentos a favor e contra. A minha solução seria contabilizar esse tipo de coisas numa tabela à parte e não misturar tudo. E, quanto a isso, pode ser que para o ano tenhamos novidades aqui no tópico…
Mas, como sou um gajo porreiro, deixo aqui um resumo do que aconteceu este ano:
Penaltis por faltas sofridas:
2 - Carlos Mané
1 - Jefferson
1 - Fredy Montero
1 - Cédric
1 - Diego Capel
1 - Eric Dier
Penaltis por mão na bola (com o jogador envolvido na jogada):
1 - André Carrillo
1 - Maurício
1 - Fredy Montero
E o total ficaria algo como:
Assistências
7 - André Carrillo (1 GP)
7 - Jefferson (1 GP)
6 - Wilson Eduardo
6 - Adrien Silva
5 - André Martins
5 - Diego Capel (1 GP)
5 - Fredy Montero (2 GP)
3 - Iván Piris
2 - Vítor Silva
2 - Islam Slimani
2 - Carlos Mané (2 GP)
2 - Cédric (1 GP)
1 - Gérson Magrão
1 - William Carvalho
1 - Eric Dier (1 GP)
1 - Maurício (1 GP)
E aqui podemos observar mais uma razão para não contabilizarmos este tipo de assistências: o Carrillo ficaria lá no topo e isso seria chato. :twisted:
E a prova que até sou a favor da pertinência desta informação é que no início da época comecei por fazer isto:
Mas depois simplesmente esqueci-me de continuar com essas pequenas notas…