Godinho Lopes - Presidente do Sporting Clube de Portugal - Parte 1

Vamos esquecer se gostamos ou não da direcção e simplesmente responder a umas questões …

• Acham que o Sporting tem futuro com os prejuizos que acarreta constatemente ?

• Acham que face a todos os prejuizos e delapidação de patrimonio , o Nobre Guedes devia ainda ser o responsavel financeiro ? Atenção que não falo do Godinho

Se as vossas respostas forem não ,
Acham normal a defesa acerrima que alguns fazem à gestão do Sporting ?

E Por fim , não será o SCP mais importante que esta e qualquer direcção ?

É que muitos criticam os dirigentes por isto e aquilo mas existem outros que parecem preferir fechar os olhos ao que se passa

O responsável financeiro “Nobre” Castro Guedes é o mesmo da entrada de Soares Franco. Tem gerido o “dinheiro” com Bettencourt e continua com Godinho Lopes. Antes de “continuarem” no Clube traçavas elogios á equipa…

Queres enganar quem com essa conversa?

Toda a gente já percebeu a tua função e missão no forumscp.

Não são os mesmos interesses do Sporting Clube de Portugal. Espero que seja tudo inconsciência.

Viste-me alguma vez a defender o Castro Guedes? Eu não tenho missão nenhuma no fórum scp, dou a minha opinião independentemente das correntes, e isso parece que é incomodativo. Temos amigos em comum e sabes perfeitamente onde me encontrar para me questionar isso tudo e para me acusares do que quiseres. Embora ache triste, que para ti o facto de eu discordar contigo seja razão para insinuares que estou a ser pago para o fazer.

“missão no fórum” lol.

Como se este fórum fosse, minimamente, representativo do que é o Sporting e os Sportinguistas…

Como se alguém ganhasse alguma coisa em andar aqui a “pregar” o que quer que fosse…

Deve ser para agradar aos 0,0001% votantes que por aqui andam

eu só espero que a venda horrivel do matías não se venha a sentir muito…

Se vir que esta época, em competições internas, vai ser a mesma mer** dos ultimos anos é da maneira que digo adeus ao futebol…

Só espero que esta direcção caia o mais depressa possível… senão estou a ver-nos desaparecer…

Acabaste de defender o Castro Guedes quando afirmas que a “direcção entrou sem dinheiro e sem equipa”.Como se o Castro Guedes fosse novo na Direcção. Como se o Freitas não fosse responsável por jogadores que compunham o quadros do plantel de 2010/11. Nomeadamente Grimi, Polga, Abel, Vukcevic, Postiga, Purovic, Stojlovic ou Pedro Silva

Acho bem que discordes comigo, convém é apresentares factos concretos e exemplos.

Se o Clube estava “sem rumo e sem possibilidades nenhumas de o melhorar pela parte desportiva”.

Os factos é que o Sporting continua a apresentar mais prejuízos, vai bater um record nesse campo este ano quando apresentar o relatório e contas. A nível desportivo foi mais um ano sem ganhar nada e piorou a classificação no campeonato.

Aconselho te vivamente a viajares a um passado nao muito recente e estudar bem algumas “coincidencias” entre este forum e certos acontecimentos no clube…mas ate te dou razao porque este forum aos poucos tornou se como as bancadas e a maioria dos socios e adeptos do Sporting…nao representam coisa nenhuma a nao ser a podridao da mentalidade do clube.

Sim, porque os verdadeiros adeptos estão aqui, os que vão ao estádio esses é tudo comprado!!

Aliás a maioria dos sócios pouco ou nada sabe, aliás, só quem tem a opinião de alguns aqui é que é sério e isto e aquilo…

epá… menos…

A representatividade do Fórum já foi muitas vezes discutida, eu mantenho a minha opinião, um Fórum que já “deu” um vice-presidente ao Sporting, um vogal da Direcção, é/foi uma das maiores bases de apoio ao 2º candidato mais votado nas últimas eleições, foi/é voz activa junto da Direcção do Sporting em temas importantes, posto isto, eu teria alguma prudência antes de descartar o Fórum como um espaço representativo do mundo Sporting.

O Forum é representativo.

Mas, infelizmente, ainda não chega aos olhos e compreensão daqueles que fazem excursões pontuais a Alvalade em autocarros fretados (leia-se, em dia de eleições), e que “curiosamente”, são os que possuem uma quantidade de “votos” engraçada…

Em dia de Assembleias Gerais também é “tradição” depois de lhes oferecer uma visita à Academia e o jantar…

Mas ninguem diz o contrário… não vamos é agora descredibilizar os outros…

Mas uma coisa é certa, daqui já saiu um Vice e um Vogal, mas muitos mais se metem a jeito todos os dias a ver se lhes calha alguma coisa… E vendo as atitudes de alguns, e comparando com outros… estão no caminho certo…

João Nuno,

Quando digo que esta direcção entrou sem dinheiro e sem equipa, parece-me que está implícita uma crítica a quem lá estava antes. E antes que vão buscar posts meus da altura, sim, também eu numa fase inicial quis dar o benefício da dúvida ao bettencourt e falhei redondamente. E obviamente que culpo o Castro Guedes por isso também e é uma das pessoas que quero ver fora de Alvalade.

Isso não invalida que na minha opinião seja demasiado redutor dizer que estamos piores porque ficámos na mesma em 4º lugar. A equipa melhorou muito e tem um potencial que não tinha. Vejo as coisas em termos de futebol a serem mais bem-feitas e vejo o presidente a esforçar-se mais na comunicação com os sócios.
E podia passar-me ao lado as tuas críticas, mas chateia-me até porque já me conheces deste espaço há tempo suficiente para, pelo menos eu ter votado no conselho fiscal do qual fazias parte e que me parecia como continua a parecer uma ideia importante de ter um CF afastado da direcção para cumprir o seu papel que é o de fiscalizar a acção da direcção.

Outro aspecto que me parece que leste mal no que escrevi: Em nenhuma altura defendi o trabalho do Freitas pré-Godinho. O pós Godinho considero que foi bom e ainda vai a tempo de dar os seus frutos.

Vamos ver quando sair o R&C. O plano que godinho anunciou e confirmou nas AG´s contemplava sempre prejuízo no primeiro ano e uma aproximação ao equilíbro que ia demorar 2 ou 3 anos. Se verificar que este ano nos afastamos mais do equilibrio financeiro, não duvides que serei o primeiro a estar contra. Mas por ora, faz parte do plano que foi apresentado e que a maioria dos sócios, onde como sabes ou se não souberes podes perguntar a alguém que me conheça pessoalmente, não me incluo, votou.

Não entro por esses caminhos, cada um é livre de levar a sua vida como quer, se algum membro do Fórum for convidado ou mostrar interesse em trabalhar no Sporting, por mim tudo bem, não será o primeiro e certamente não seria o último, outra prova da representatividade do Fórum, acho que é um não assunto.

Em Setembro deverá ser público o Relatório e Contas (1 de Julho de 2011 a 30 de Junho 2012)… Não aumentaste as receitas, não vendeste jogadores (o ano passado tinhas a venda de Liedson, Veloso e Moutinho), aumentaste os custos com pessoal em 10 milhões de euro.

Em anos anteriores já afirmaste que as contas não eram a tua especialidade, espero que tenhas consciência do caminho que está a ser traçado e para onde nos está a levar.

Desde a criação da SAD o desequilíbrio financeiro tem sido em crescendo, apenas interrompido pela venda de Nani e pela venda de património. O Engenheiro Químico a cada ano e a cada reestruturação financeira tem apresentado um novo record…

Na última AG da SAD que fui, este Presidente disse que ia duplicar as receitas no próximo ano. Não sabia do que falava e questionei-o sobre isso. Mais uma vez foi apanhado na curva…

lol, dizemos nós.

tanto o é que ficou provado nas ultimas eleições, que só as ganharam à boa maneira Bushiana.
e usando essa boa maneira, também ficam a ler livros, quando recebem a noticia que estão a ser atacados, ou resolvem ir de férias quando recebem noticia que têm uma das cidades mais importantes culturalmente do país, debaixo de agua.

mas fiem-se que isto aqui é só heróis de teclado. pode ser que para a próxima, nem uma afinação com diapasão electrónico vos salve.

são poucos os sócios votantes, mas felizmente estes não precisam de transporte pago para as eleições, e não se vendem por um isqueiro e um babete do Sporting.

As contas continuam longe de ser a minha especialidade, embora tenha procurado nos últimos tempos informar-me e aprender mais sobre o assunto. E tenciono adquirir 100 acções da SAD para começar a ir as AG´s e ficar ainda mais bem informado. Porque obviamente, acredites ou não, preocupa-me tanto a mim como a ti o rumo financeiro do Sporting não só pelo dinheiro que investi no empréstimo obrigacionista mas principalmente pelo clube em si. E por isso te pergunto, com toda a sinceridade, qual seria o caminho que tu consideras ser o ideal nesta altura? desinvestimento no futebol e tentar fazer o que o Dortmund fez? Investimento criterioso numa mescla de jogadores experientes e com potencial de valorização como Pranjic, Rojo, Labyad e Boularhouz? Eu, talvez por incapacidade, não saberia como lidar com a situação actual se fosse eu a decidir. Por isso alternativas que apresentem, ao invés do habitual criticismo sem qualquer tipo de caminho alternativo , são absolutamente bem-vindas da minha parte porque só assim poderia escolher entre duas opções.

Apostar forte numa equipa técnica competente e dar-lhe os jogadores necessários para formar um grupo capaz de garantir o acesso à Champions (3º lugar no ano passado). Defender a equipa técnica e tentar blindar a equipa de futebol ao máximo, para que se pudessem concentrar em jogar à bola.

O que não falta por aí é exemplos de equipas que jogam futebol muito bom, mesmo não tendo um grande orçamento.

E este foi o problema do ano passado: investiram muito dinheiro (algum em posições estúpidas), não deram os jogadores certos à equipa técnica (palavras do Domingos, não vi ninguém desmentir), não defenderam a equipa técnica nem blindaram o plantel (aquelas conferências de imprensa em janeiro foi do mais ridículo que já se viu). Falhando isto, a equipa acaba por não produzir o que sabe (again, ficar à frente do Braga não era nada do outro mundo) e perde-se bastante dinheiro com a não ida à Champions.

Fizeram all-in na 1ª época e a coisa correu mal. Podiam ter metido menos fichas em jogo e, agora, iam ter melhor mão para esta 2ª época…

Quem foi esse vice-presidente?

Acho que o Rui se deve estar a referir ao PPC

SL