Ginástica - Parte 2

DIOGO GANCHINHO E GONÇALO ALVES GARANTEM FINAIS DO EUROPEU

Por Sporting CP
02 maio, 2021

GINÁSTICA

Atletas Leoninos com boas prestações no Campeonato da Europa

Os ginastas do Sporting Clube de Portugal Diogo Ganchinho e Gonçalo Alves qualificaram-se, neste sábado, para as finais de trampolim individual e sincronizado no Campeonato da Europa de Trampolins, que decorre em Sochi, na Rússia.

Gonçalo Alves, em juniores, passou à final em 6. ° lugar, com a pontuação de 54.585, enquanto Diogo Ganchinho, em seniores, garantiu a final ao ficar em quinto, com a pontuação de 57.980.

Sílvia Saiote não foi além das meias-finais, ao terminar em 13.º lugar, com 54.585 de pontuação.

Domingo:
9h30: Final de trampolim sincronizado, em juniores (Gonçalo Alves)
11h00: Final de trampolim sincronizado, em seniores (Diogo Ganchinho)
13h00: Final de trampolim individual, em juniores (Gonçalo Alves)
14h30: Final de trampolim individual, em seniores (Diogo Ganchinho)

MAIS UMA MEDALHA NO EUROPEU

Por Sporting CP
02 maio, 2021

GINÁSTICA

​Diogo Ganchinho vence prata em trampolim sincronizado

Diogo Ganchinho, atleta do Sporting Clube de Portugal, conquistou este domingo, em dupla com Lucas Santos, do CT Salvaterra, a medalha de prata na final da prova de trampolim sincronizado do Campeonato da Europa, que termina hoje, em Sochi, na Rússia.

Os dois ginastas portugueses subiram ao segundo lugar mais alto do pódio com a pontuação de 50.520, números superados apenas pela dupla bielorussa, que chegou aos 51.990 pontos.

Já na final de trampolim sincronizado de juniores, o Leão Gonçalo Alves, que formou dupla com Bruno Catarino, do GC Montijo, não foi além do oitavo lugar com a pontuação de 41.480.

Nas finais de trampolim individual, Diogo Ganchinho alcançou o quinto lugar em seniores, com 58.280 pontos, e Gonçalo Alves foi sétimo em juniores, com uma pontuação de 48.650.

De referir que, além da prata alcançada por Diogo Ganchinho na prova de sincronizado, Diogo Abreu, Diogo Ganchinho e Pedro Ferreira já tinham conseguido a mesma medalha na prova por equipas, tal como Gonçalo Alves, que se sagrou vice-campeão europeu de juniores em equipas juntamente com Gabriel Albuquerque, da APAGL, e Sérgio Aniceto, do CD Algarvegym.

GINÁSTICA

Masculino

Juniores - Campeonato da Europa de Trampolins

Individual: 7.º Gonçalo Alves

Sincronizado: 8.º Gonçalo Alves /Bruno Catarino

Equipas: 2.º Portugal ( Gonçalo Alves ) - MEDALHA DE PRATA

Seniores - Campeonato da Europa de Trampolins

Individual: 5.º Diogo Ganchinho ; 21.º Diogo Abreu ; 35.º Pedro Ferreira

Sincronizado: 2.º Diogo Ganchinho /Lucas Santos - MEDALHA DE PRATA ( notícia ); 12.º Diogo Abreu / Pedro Ferreira

Equipas: 2.º Portugal ( Diogo Ganchinho ; Diogo Abreu ; Pedro Ferreira ) - MEDALHA DE PRATA ( notícia )

Feminino

Seniores - Campeonato da Europa de Trampolins

Individual: 13.º Sílvia Saiote

Equipas: 5.º Portugal ( Sílvia Saiote )

TRÊS LEÕES NA TAÇA DO MUNDO DE BRESCIA

Por Sporting CP
01 Jun, 2021

GINÁSTICA

Diogo Abreu, Diogo Ganchinho e Pedro Ferreira

Os ginastas Diogo Abreu, Diogo Ganchinho e Pedro Ferreira, do Sporting Clube de Portugal, foram convocados para a selecção nacional de trampolins que vai estar presente na Taça do Mundo de Brescia, em Itália (2 a 6 de Junho).

Os três Leões, todos no top-20 do ranking mundial individual, vão tentar continuar a somar pontos para a qualificação olímpica naquela que é a penúltima Taça do Mundo antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Apenas um dos três pode estar presente no Japão.

DIOGO ABREU GARANTE LUGAR EM TÓQUIO 2020

Por Sporting CP
05 Jun, 2021

GINÁSTICA

Atleta Leonino ficou em sexto na Taça do Mundo

Diogo Abreu, ginasta do Sporting Clube de Portugal, garantiu, este sábado, a qualificação para os próximos Jogos Olímpicos ao ser sexto classificado com 56,805 pontos na final de trampolim da Taça do Mundo de Brescia, em Itália – a penúltima antes de Tóquio 2020.

Com mais de 20 anos dos seus 27 de vida passados de Leão ao peito, Diogo Abreu repetirá em Tóquio a experiência olímpica, depois de ter participado no Rio 2016, onde conseguiu um 16.º lugar.

Também em representação de Portugal estiveram os atletas Leoninos Pedro Ferreira, que ficou no 8.º lugar na final (17,895 pontos), e Diogo Ganchinho.

Além disso, Diogo Abreu e Pedro Ferreira participaram em conjunto na final de trampolim sincronizado, alcançando o sétimo lugar em Itália.

Masculino

Trampolins - Taça do Mundo de Brescia

Individual: 6.º Diogo Abreu - QUALIFICAÇÃO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS ( notícia ); 8.º Pedro Ferreira ; 27.º Diogo Ganchinho

Sincronizado: 7.º Diogo Abreu / Pedro Ferreira

Duplo mini trampolim - Campeonato Distrital

Seniores 1.ª Div.: 1.º Diogo Martins - CAMPEÃO DISTRITAL; 2.º João Duarte

Juniores: 1.º Rodrigo Marouço - CAMPEÃO DISTRITAL; 2.º Tomás Fernandes

Juvenis: 3.º Vasco Isidoro

Iniciados: 9.º Henrique Fernandes

Infantis: 1.º Artur Martins - CAMPEÃO DISTRITAL; 3.º Martim Martins

Feminino

Duplo mini trampolim - Campeonato Distrital

Juniores: 1.º Matilde Mourão - CAMPEÃ DISTRITAL; 6.º Catarina Antunes ; 9.º Carolina Branco ; 14.º Maria Ramos

Juniores equipas: 1.º Sporting CP (Matilde Mourão; Catarina Antunes; Carolina Branco; Maria Ramos) - CAMPEÃO DISTRITAL

Juvenis: 1.º Carolina Moreira - CAMPEÃ DISTRITAL; 7.º Maria Aragüés ; 9.º Maria Soares ; 10.º Sofia Antunes ; 18.º Beatriz Andrade

Juvenis equipas: 2.º Sporting CP (Beatriz Andrade; Carolina Moreira; Maria Aragüés; Maria Soares)

Iniciados: 1.º Lua Branco - CAMPEÃ DISTRITAL; 2.º Maria Marouço ; 8.º Sofia Caetano ; 10.º Rita Li ; 15.º Maria Nogueira ; 47.º Sara Figueira

Iniciados equipas: 1.º Sporting CP (Lua Branco; Maria Marouço; Maria Nogueira; Rita Li) - CAMPEÃO DISTRITAL

Infantis: 1.º Leonor Gomes - CAMPEÃ DISTRITAL; 4.º Índia Coelho ; 7.º Carminho Branco ; 8.º Joana Tavares ; 11.º Marta Liz ; 18.º Íris Pires ; 19.º Mariana Pinto ; 21.º Inês Elias

Infantis equipas: 1.º Sporting CP B (Índia Coelho; Joana Tavares; Leonor Gomes; Mariana Pinto) - CAMPEÃO DISTRITAL; 3.º Sporting CP A (Carminho Branco; Inês Elias; Íris Pires; Marta Liz)

SARAU ENCERRA TEMPORADA DA GINÁSTICA

Por Sporting CP
04 Jul, 2021

GINÁSTICA

​Estiveram presentes cerca de mil atletas no Pavilhão João Rocha

A secção de ginástica do Sporting Clube de Portugal continua a cumprir a tradição e realizou, este domingo, mais uma edição do sarau anual, no Pavilhão João Rocha, que este ano contou com o mote “Somos ginástica, somos Sporting!” e juntou cerca de mil atletas Leoninos.

Dividido em três sessões e recheado de muita animação e boa-disposição, o evento deu espaço às 60 classes da modalidade verde e branca, entre as quais rítmica, acrobática e de trampolins, por exemplo, a quem foi dada total liberdade para escolher as coreografias.

Apesar de todas as limitações derivadas da pandemia de COVID-19, que impediu a presença de público nas bancadas, foram cumpridas todas as recomendações e medidas de prevenção, num dia em que a competição deu lugar à participação de todos, desde os mais novos aos mais velhos.

“Já são quase dois anos muito atípicos e difíceis. É espantoso e estou muito orgulhoso de todos os treinadores e ginastas, que conseguiram manter a chama bem acesa. Foram meses a dar treinos online e a trabalhar em condições complicadas. Apesar disso, conseguimos, com a alegria que se viu, juntar as peças, apresentarmo-nos e sermos ginástica e Sporting CP. Num ano com tanta coisa boa para o Clube, estou muito orgulhoso também da ginástica”, afirmou Luís Duarte, director da ginástica verde e branca, aos meios de comunicação Leoninos.

Um dos destaques do dia foi a participação de Diogo Abreu, trampolinista que já tem presença garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio e que recebeu uma enorme ovação de todos os presentes.

“Estou no Sporting CP há 20 anos, já vivi muitos saraus. Ainda assim, cada vez que participo vejo muitos atletas novos e fico muito contente. Por outro lado, há pessoas que conheço já há muito tempo e todos vieram dar-me força para os Jogos Olímpicos, o que é muito bom. Sinto-me em casa no Sporting CP e levo o apoio de todos para Tóquio, acredito que estes aplausos vão ajudar-me a saltar mais alto e a superar-me”, sublinhou o ginasta.

A fechar o Sarau, houve ainda tempo para um momento de comunhão Sportinguista, com todos os presentes a entoarem, em uníssono, a ‘Marcha do Sporting’, cenário que marcou também o fim da temporada 2020/2021 para a ginástica do emblema de Alvalade.

SPORTING CP DOMINA CAMPEONATOS DE TEAMGYM

Por Sporting CP
11 Jul, 2021

GINÁSTICA

Campeões em seniores femininos e em juniores e juvenis masculinos

As equipas de ginástica do Sporting Clube de Portugal exibiram-se em bom plano nos Campeonatos Nacionais da I Divisão de TeamGym. O evento da Federação de Ginástica de Portugal decorreu ao longo deste fim-de-semana no Pavilhão João Rocha e contou com a co-organização do emblema verde e branco, que acolhe a disciplina desde 2008.

Encerrados os dois dias de provas, os Leões sagraram-se campeões nacionais em juniores e juvenis masculinos e as Leoas também subiram ao lugar mais alto do pódio em seniores femininos.

No sábado, além dos títulos conquistados nos escalões jovens masculinos, o Sporting CP terminou em segundo lugar em juniores mistos e em juniores femininos.

Por fim, o domingo e último dia de prova ficou reservado para as provas de seniores. Conquistado o título em seniores femininos, as duas equipas Leoninas de seniores masculinos ocuparam o segundo e terceiro lugares do pódio, enquanto o conjunto de seniores mistos do Sporting CP terminou no quarto lugar da sua vertente.

GINÁSTICA

Masculino

TeamGym - Campeonato Nacional

Seniores: 2.º Sporting CP 23 ; 3.º Sporting CP 21

Juniores: 1.º Sporting CP - CAMPEÃO NACIONAL

Juvenis: 1.º Sporting CP - CAMPEÃO NACIONAL

10-14 anos: 1.º Sporting CP - CAMPEÃO NACIONAL

Trampolins - Scalabis Cup

Seniores: 1.º Pedro Ferreira ; 3.º Rúben Tavares ; 11.º Miguel Magalhães ; 14.º Afonso Fernandes

Seniores equipas: 1.º Sporting CP

Sub-21: 7.º João Duarte

Feminino

TeamGym - Campeonato Nacional

Seniores: 1.º Sporting CP - CAMPEÃO NACIONAL

Juniores: 3.º Sporting CP

10-14 anos: 2.º Sporting CP

Trampolins - Scalabis Cup

Seniores: 3.º Sofia Correia ; Sílvia Saiote 6.ª na qualificação (não disputou a final)

Sub-16: 11.º Matilde Mourão

Misto

TeamGym - Campeonato Nacional

Seniores: 4.º Sporting CP

Juniores: 2.º Sporting CP

Gym for Life

Ginástica e dança, peq. grupo: Bronze Sporting CP (Vice versa)

Ginástica com aparelhos: Prata Sporting CP (Elastinas)

Ginástica e dança, grande grupo: Prata Sporting CP (Meraki)

FESTA OLÍMPICA NA GALA DE GINÁSTICA DO SPORTING CP

Por Sporting CP
15 Jul, 2021

GINÁSTICA

Atleta Diogo Abreu foi homenageado

O Pavilhão João Rocha recebeu, esta quinta-feira, a edição deste ano da Gala de Ginástica do Sporting Clube de Portugal. Em ano de Jogos Olímpicos, a secção de ginástica do Clube aproveitou o evento para, através de uma verdadeira festa Olímpica, homenagear Diogo Abreu, o ginasta Leonino que representará Portugal em Tóquio.

Assim, o próprio Diogo Abreu protagonizou a abertura do evento no trampolim, dando início a um espectáculo de cor e movimento que, através de coreografias e músicas condizentes, foram representando um a um os cinco continentes.

Entre várias argolas Olímpicas, a presença não só de Diogo Abreu, mas também dos ginastas Diogo Ganchinho e Pedro Ferreira encerraram este primeiro momento gímnico no centro do pavilhão.

“É um orgulho representar este clube, que é a minha segunda casa”, começou por dizer Diogo Ganchinho, antes de fazer uma revelação: “Em 2018 conquistei o título mais importante da minha carreira, portanto para mim é uma honra enorme para mim oferecer ao Museu Sporting CP a minha medalha de campeão da Europa”. “Espero que no futuro possam estar outras ao lado desta, talvez já agora em Agosto, uma do nosso amigo Diogo Abreu”, concluiu o ginasta, passando o microfone ao seu colega de equipa e representante Olímpico em Tóquio.

“Quero agradecer estes últimos 20 anos da minha vida a representar o Sporting CP. Este sentimento de família, de casa é muito importante para mim e para chegar onde cheguei. Continuem assim, é uma honra enorme fazer parte desde clube e poder dar alegrias e títulos ao Sporting CP e à ginástica”, disse Diogo Abreu, que vai repetir a experiência Olímpica depois de ter participado no Rio de Janeiro 2016 (16.º lugar).

De seguida, a Gala verde e branca foi dando espaço às mais variadas classes da ginástica do Sporting CP, que foram enchendo o pavilhão de acção, entre as quais a rítmica, a acrobática e de trampolins.

Durante a cerca de uma hora que durou o evento, atletas dos mais variados escalões etários - dos mais velhos aos mais novos - exibiram as suas coreografias de forma sincronizada até ao culminar da Gala com um momento pleno de Sportinguismo, quando a ‘Marcha do Sporting’ ecoou no Pavilhão João Rocha na cerimónia de encerramento.

1 Curtiu

LEÕES BRILHAM NOS CAMPEONATOS DE TRAMPOLINS

Por Sporting CP
17 Jul, 2021

GINÁSTICA

Quatro medalhas para atletas Leoninos no dia 1 da prova

Os ginastas do Sporting Clube de Portugal exibiram-se em bom plano no primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de trampolins, conquistando quatro medalhas: duas de ouro e duas de prata. A competição da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) decorre durante este sábado e domingo no Pavilhão João Rocha e conta com a co-organização do emblema verde e branco.

Fruto dos excelentes resultados individuais dos atletas Leoninos ao longo deste sábado, a equipa sénior masculina conquistou o ouro por equipas.

Individualmente, o grande destaque vai para Pedro Ferreira, que se sagrou campeão nacional pela primeira vez no escalão sénior e não escondeu a sua felicidade pelo feito alcançado.

“É uma alegria enorme, isto para mim é bastante importante. Estamos sempre preocupados com as Taças do Mundo, Campeonatos do Mundo e da Europa e essas são, realmente, as competições em que queremos brilhar, mas já sou sénior desde 2014 e é um orgulho ser campeão do escalão pela primeira vez”, disse, visivelmente satisfeito, à Sporting TV .

Por seu turno, naquela que foi a sua última prova antes de rumar a Tóquio para representar Portugal nos Jogos Olímpicos, Diogo Abreu não conseguiu revalidar o título, ficando atrás do seu colega de equipa e com a medalha de prata.

“Vim porque o Campeonato Nacional é importante, sobretudo para o Sporting CP renovar o título e mostrar que realmente somos a maior potência dos trampolins em Portugal”, atentou o atleta verde e branco, considerando de seguida que o título ficou “bem entregue” a Pedro Ferreira: “Foi uma luta renhida, porque temos atletas muito fortes no país e no Clube. Eu fiz o meu melhor, não correu tão bem como queria, fiquei em segundo e o Pedro [Ferreira] saltou bastante bem, ficando o título bem entregue e em casa, no Sporting CP”.

Por fim, também Sílvia Saiote, atleta do emblema de Alvalade, ficou no segundo lugar, mas na prova individual de seniores femininos. Embora tivesse o objectivo de revalidar o título nacional, a Leoa dos trampolins reconheceu as dificuldades vividas nos últimos tempos e, por isso, mostrou-se satisfeita por “ter ficado mais uma vez entre as melhores de Portugal”.

“Fui campeã nacional durante dois anos, já que no ano passado não houve competição. No mês passado tive COVID-19 e estive um pouco limitada, no entanto estou contente por ter saltado aqui, tem um sabor muito especial. Dei o meu melhor, houve alguns erros que podiam ter sido corrigidos, vim com todo o querer, mas às vezes isso não chega”, considerou Sílvia Saiote.

MAIS QUATRO MEDALHAS NOS CAMPEONATOS DE TRAMPOLINS

Por Sporting CP
18 Jul, 2021

GINÁSTICA

Domínio Leonino também no último dia de provas

Os ginastas do Sporting Clube de Portugal encerraram da melhor forma os Campeonatos Nacionais de trampolins, totalizando oito medalhas. No segundo e último dia de provas, o Sporting CP arrecadou, este domingo, mais quatro medalhas, três de ouro e uma de prata - as quais se juntam às outras quatro (duas de ouro e duas de prata) conquistadas no último sábado.

A competição da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) decorreu durante este fim-de-semana, no Pavilhão João Rocha, e contou com a co-organização do emblema verde e branco.

No trampolim sincronizado de seniores elite, a dupla Leonina formada por Rúben Tavares e Miguel Magalhães sagrou-se campeã nacional em plena casa das modalidades.

“É sempre uma sensação incrível saltar e ganhar títulos pelo Sporting CP, sobretudo em casa. Para mim, que sou Sportinguista desde que nasci é espectacular”, atentou Miguel Magalhães, secundado de seguida pelo colega de equipa: “É muito gratificante, temos um ambiente de treino muito bom e competitivo, além da amizade entre todos. Tudo isso ajuda-nos a crescer e torna tudo mais fácil”.

Na mesma disciplina, mas no escalão sénior, o ouro voltou a pintar-se de verde e branco, com João Duarte e Afonso Fernandes a baterem toda a concorrência. A este primeiro lugar, João Duarte ainda conseguiu juntar a medalha de prata na prova individual, concluindo um dia inesquecível para o jovem Leão: “Depois de uma época atípica, cumpri completamente os meus objectivos. Agora, é esperar melhor na próxima época”. Por sua vez, o ginasta Afonso Magalhães não foi além de um quarto lugar na mesma prova.

Este segundo dia de Campeonatos Nacionais de trampolins reservou, por fim, mais um título nacional de trampolim sincronizado, desta feita no escalão de juniores elite e para a Leoa Matilde Mourão, que se mostrou feliz por voltar a competir.

“Muito feliz, claro. Já fizemos provas melhores, foi complicado, mas correu bem e conseguimos superar as dificuldades”, sentenciou a ginasta do Sporting CP.

GINÁSTICA

Masculino

Trampolins - Campeonato Nacional da 1.ª Divisão

Seniores elite individual: 1.º Pedro Ferreira - CAMPEÃO NACIONAL; 2.º Diogo Abreu ; 5.º Rúben Tavares ; 6.º João Félix ; 10.º Miguel Magalhães

Seniores elite equipas: 1.º Sporting CP - CAMPEÃO NACIONAL

Seniores elite sincronizado: 1.º Rúben Tavares / Miguel Magalhães - CAMPEÕES NACIONAIS

Seniores individual: 2.º João Duarte ; 4.º Afonso Fernandes

Seniores sincronizado: 1.º João Duarte / Afonso Fernandes - CAMPEÕES NACIONAIS

Seniores duplo mini trampolim: 3.º João Duarte

17-21 individual: 1.º Rúben Tavares - CAMPEÃO NACIONAL; 4.º João Félix

17-21 sincronizado: 1.º Rúben Tavares / Gonçalo Martins - CAMPEÃO NACIONAL

Feminino

Trampolins - Campeonato Nacional da 1.ª Divisão

Seniores elite individual: 3.º Sílvia Saiote

Juniores individual: 10.º Matilde Mourão

Juniores sincronizado: 1.º Matilde Mourão / Matilde Nobre - CAMPEÃ NACIONAL

GINÁSTICA

Masculino

Trampolins - Apuramento para o Campeonato do Mundo (2.ª prova)

Qualificação TRI: 3.º Rúben Tavares 107,470; 5.º Diogo Ganchinho 104,550; 6.º Miguel Magalhães 101,765

Final TRI: 3.º Rúben Tavares 56,890

Qualificação DMT: 1.º André Nunes 72,500

Final DMT: 4.º André Nunes 69,600

Feminino

Trampolins - Apuramento para o Campeonato do Mundo (2.ª prova)

Qualificação TRI: 4.º Sofia Correia 94,040; 5.º Sílvia Saiote 90,270