O Gelson é um extremo puro na linha do Nani. Tem é, tal como o Nani, a capacidade de jogar tb no meio (nas contas do avançado, não diria um 10 mas qq coisa parecida lol), mas isso não pode nem deve, na minha opinião, ser a posição dele em campo - isso devia apenas acontecer em situações pontuais (determinados [momentos dos] jogos com intuito de alterar a táctica sem mudar jogadores, por exemplo). Quando vejo ele a jogar (entrando ou jogando de inicio) na posição mais central do meio campo a ideia com que fico é que realmente querem fazer dele um Ramirez, talvez, pela disponibilidade física e espírito de sacrifício. Perde-se é um fantasista na linha…
Pois… concordo com alguns foristas.
Gelson é extremo. Ponto. É nas alas que deve ser trabalhado porque tem características fantásticas, e a meu ver, o extremo mais promissor na linha de montagem.
Gelson Martins, que no ano passado cumpriu o último ano de júnior, foi mais uma das promessas da Academia ‘leonina’ que ganhou minutos na equipa principal na Taça da Liga, na derrota do conjunto ‘verde e branco’ no Restelo, frente ao Belenenses, por 3-2.
Para o jovem português foi “um sonho tornado realidade”, mas o jogador mantém os pés bem assentes no chão. “Tem sido uma boa experiência e tenho aprendido muito mas tenho de trabalhar e esperar pela próxima oportunidade. Quero continuar na equipa A e vou trabalhar para ser opção e ganhar a confiança de Marco Silva já para o próximo jogo”, assumiu o estreante.
Partilho do entusiasmo(e acho estranho não ser partilhado por mais gente…), acho que tem um talento imenso.
Quanto á subida aos A, defendo sobretudo que deve realizar a próxima pré época nos A (e ele outros jovens talentos dos quadros, ainda para mais com as vagas que se antecipam na sua posição).
Impressiona me a capacidade competitiva deste jogador, nesse aspecto lembra me muito o Bruma.
Concordo com o Nuno quanto a ser extremo… por favor, não inventem com ele como médio.
Mas já discordo que seja o primeiro extremo a subir aos A’s, gostava mais do Podence na formação e acho que tem mostrado sempre nos jogos dos A’s o imenso potencial que tem com a sua idade…
Em relação ao Gelson, o primeiro objectivo passa por assegurar lugar no onze dos B’s, havendo tantas opções (em particular Dramé e Podence, que têm qualidade) será difícil por agora. Vejo-lhe bastante potencial.
Acho que beneficiaria muito em fazer vários jogos consecutivos a titular, e por aí a Equipa B é uma boa solução. Não era dos primeiros que subiria, mas gostava de o ver para o ano com o papel que têm tido o Wallyson, Tobias, Gauld, etc (partir da B, ser um dos líderes da equipa, ser aposta na Taça da carioca e, confirmando a qualidade, aparecer lá mais vezes ou não). Ele, o Domingos Duarte, o Francisco Geraldes e o Ponde… temos uma boa geração sub-20, apenas o Podence me parece justificar já outros patamares para o ano (pelo que fez na B e pelo que tem feito pela A nas Taças).
Pora acaso considero, neste momento, o Podence menos preparado e com mais para aprender do que o Gelson…são estilos diferentes, Podence é de drible curto, de progredir em combinações. Gelson é de improviso, de esticoes, Gelson é gajo para comer dois ou três e depois ter lata para finalizar em jeito(como fez pelos sub 19 da seleção por exemplo). É isso que o distingue, não propriamente a qualidade técnica, que nesse capítulo são os dois muito bons. Mas olhar para o Gelson é ver um jogador de rua, daqueles raros hoje em dia, o Podence já é um jogador que depende mais do jogo colectivo e do entrosamento com a equipa.
Mas o Gelson é um feeling que eu tenho. Já o disse imensas vezes que por mim já estava na A a ambientar-se a queimar alguns minutos, para se afirmar na próxima época.