Gangues juvenis atacam com violência na Guarda

Gangues juvenis atacam com violência na Guarda

O fenómeno da delinquência juvenil chegou ao Interior. Quatro gangues têm atacado de forma violenta, nos últimos meses, na noite da Guarda

Câmara deverá instalar câmaras de vigilância para evitar violência

Na madrugada de 3 de Setembro, depois das 4h, um grupo com “mais de 20 membros” terá atacado quatro jovens - entre os quais um segurança, um enfermeiro e um estudante universitário com idades entre os 20 e os 30 anos - à saída de um bar na zona do centro histórico da Guarda.
Depois de terem sido espancadas com barras de ferro e tacos de basebal, três das vítima tiveram de ser assistidas no Hospital Sousa Martins. Apresentavam várias fracturas e foram submetidas a intervenções cirúrgicas. Só não terão morrido durante a cena de pancadaria, garante ao i uma fonte próximas dos jovens, graças à intervenção de “dois indivíduos de grande envergadura”, que conseguiram travar o gangue.
O caso não é único. Nos últimos meses, quatro grupos de jovens terão atacado várias pessoas em pelo menos duas zonas da cidade e até em aldeias nos arredores da Guarda. O assunto já chegou à assembleia municipal, com a oposição social-democrata a questionar o executivo sobre a possível introdução de câmaras de vigilância no centro histórico, onde existe o maior aglomerado de estabelecimentos nocturnos e onde têm acontecido a maioria das agressões. Joaquim Valente, o presidente da Câmara, garantiu que o concurso para a instalação do equipamento arrancará em breve e admitiu que a autarquia também está a acompanhar a onda de violência, tendo até reunido com a polícia. Também o governador civil, Santinho Pacheco, considera a situação “preocupante” e admite que já reuniu com a PSP e com a PJ, depois de ter recebido uma “uma denúncia anónima”. As ocorrências, explicou anteontem, foram registadas em “dois ou três pontos da cidade” e terão sido originadas por “grupos de jovens” com idades entre os 14 e os 17 anos, que já estão “referenciados” pelas autoridades.
Gangues na internet As vítimas referem a existência de pelo menos quatro grupos de jovens a agir com violência, sempre durante a noite e sempre com a cara descoberta. Têm sido referidos o Movimento Estacional, o Grupo da Sequeira, o Tropas da Rua e o Grupo de Vila Fernando. Alguns têm site na internet e apresentam-se como seguidores da cultura graffiti e da música hip-hop. Em comum, conta ao i fonte policial, têm o facto de actuarem “de forma organizada, gratuita e com particular violência”.
Recentemente, as autoridades desencadearam várias rusgas em bares e cafés da cidade, com o objectivo de identificar os suspeitos, “muitos deles menores de idade”. Numa operação conjunta da PSP e da PJ, chegaram a ser identificados e detidos, numa noite, dezenas de jovens que acabariam por ser libertados.
Algumas das agressões já resultaram em queixas-crime contra incertos na Polícia Judiciária. Nas participações, os agressores são identificados por alcunhas - as mesmas com que assinam na internet. Dois dos presumíveis agressores já terão sido presentes a tribunal nas últimas semanas, para primeiro interrogatório, tendo ficado com pulseira electrónica.
Contactado pelo i, o comandante da PSP da Guarda, Salvado Lopes, garante que o policiamento no centro histórico já foi reforçado. No entanto, só foram ainda apresentadas, na esquadra, duas queixas por agressão - uma a 1 de Agosto, outra a 6 de Outubro -, cujos inquéritos ainda estão a decorrer. Nos dois casos, os espancamentos terão acontecido entre as cinco e as seis da manhã. “É possível que haja outros casos”, admite o responsável, apelando a que “os cidadãos apresentem queixa”. Um dos últimos casos de violência envolveu um estudante do Instituto Politécnico. A Associação Académica já pediu aos estudantes que “evitem sair à noite sozinhos”.

Onde é que isto vai parar? :inde: :inde:

Tristes… mas tambem não há quem ponha mão nisso? Os polícias daqui têm medo dos ciganos e quando há alguma coisa que os envolva é um “tá quieto”, agora não acredito que a polícia não consiga ter mão nuns jovens com a mania que são gangsters…

Vivi uma situação dessas há uns 4 anos na Fig. Foz!

São absolutamente nojentos.

Estes putos inventam com cada porcaria…

Já me aconteceu algo parecido,mas eu era da equipa dos “maus”,eu e os meus amigos fomos apelidados de “gang” pelo correio da manhã e de "delinquentes juvenis " pela gazeta do montijo,não é nada que eu me orgulhe mas os jornais tambem exageraram um “bocadão”…

Tudo porque o que se passou foi que eu e mais 5 amigos tinhamos ido ao cinema depois de um treino,e um dos meus amigos gostava de estar mais à frente no cinema,então ele foi sozinho para lá…Nisto o telefone dele toca e era a mãe de outro dos presentes ,que não sabia de nada do filho porque este tinha esquecido de avisar que não ia jantar a casa…

Então,o rapaz atendeu o telefone,e falou assim mais alto para chamar o outro para falar com a mãe,ao que um brutamontes que estava umas filas atrás se levanta,senta-se ao lado dele e agarra-o pelo pescoço e dá-lhe um soco na barriga por o rapaz estar “a fazer barulho”…

Aquilo tava escuro,nós não vimos nada e passado um bocado o nosso amigo senta-se perto de nós e contou o que tinha acontecido…Como eramos todos putos que não nos metiamos com ninguem ,fomos pedir explicações ao brutamontes no fim do filme…

Ora bem,enquanto estamos a falar com o gajo aparece um grupo de 6 gajos bem mais velhos que nós ,conhecidos dele,que nos começam a ameaçar e a encostar-nos à parede,e ainda dão uma chapada num amigo meu,os tipicos “bullys” que têm a mania que são maus…

Acontece que,por acaso e fruto da minha terra ser pequena,ao mesmo tempo que estes estão a encostar-nos à parede e a dizer “agora é que vocês vão levar a sério” (e nós todos borrados) apareceram mais uns quantos elementos da minha equipa,os que foram jantar a casa e não foram ao cinema…

E passámos de 6 putos VS 7 adultos para 16 putos vs 7 adultos ,e a coisa não correu nada bem para o lado deles,visto que TODOS fracturaram alguma coisa…Espirito de equipa no seu melhor,tava lá um amigo meu que tava à porrada e tava a chorar ao mesmo tempo de tanto medo que tinha,porque nós eramos miudos que não faziam mal a ninguem…

Nós fomos ameaçados ,agredidos e apenas respondemos na mesma moeda,mas fomos apelidados de gang juvenil e deliquentes,quando no fim de contas eramos uns putos unidos que apenas estavam a relaxar depois de uma semana de escola e treinos de futebol,por isso como não conheço a história por trás da história dos putos da Guarda nem vou tecer considerações,o que não falta é grupos de miudos por ai que se auto-apelidadam de “terroristas urbanos” e “guerreiros de rua” e depois não fazem mal a uma mosca…

Mas tenho noção que anda ai muita maçã podre infelizmente,aqui na minha terra isto anda tão mau que só passeio os meus cães armado,aqui há uns meses enquanto passeava o meu cão apanhei 2 gatunos a tirarem o saque do esconderijo e isto teve complicado para o meu lado,putos de 14 anos armados até aos dentes assustam até o gajo mais tranquilo do mundo…

Canalha!

Sei desta noticia ainda antes de o ser. Costumo ir á Guarda 2 vezes por mês, tenho lá o meu pai e a minha irmã e sei que são um grupo de filhos do papá, médicos, advogados e professores que fazem este tipo de coisas. A policia tem o grupo identificado… :rotfl: :rotfl: Não podem fazer nada porque os respectivos pais destes jovens trocam favores uns com os outros, inclusive com a própria policia e justiça. O nivel de tráfico de influências na Guarda é elevadíssimo, conhecem-se uns aos outros desde o tempo de escola. Lembram-se do Abílio Curto?

não digas isso que a culpa é dos ciganos/pretos/brasileiros/ucranianos, esses malandros! :smiley:

Devo confessar que fiquei algo surpreendido com esta notícia. A minha mãe nasceu na Guarda e tenho alguns amigos a estudar lá por isso nas férias é normal dar lá um saltinho. Até hoje nunca presenciei cenas deste género.

É a fotocópia precisa da juventude que hoje temos.

Delinquente, ingóbil e estupidificada. O pior é que se orgulham disso e transformam-no numa bandeira.

Obrigado pelo elogio meu caro. :great:

Mas estou a mentir em algo que disse? Ou escapou-me alguma coisa?!

É degradante ver esta juventude, dá-me nojo.

Obviamente que não te estou a incluir a ti, mas basta ir a uma escola secundária, ou basta até nas suas imediações, para sermos brindados com cenas absolutamente…nem há palavras.

Confesso que sou mais um dos que generaliza: acho que a juventude é uma merd@…

…mas verdade seja dita que a culpa também é da geração que os (não) educou. Portanto, também esses são merd@.

Tão culpado é o garoto que se ri da trampa que faz, como é o pai que vai à escola fazer um escândalo por o filho ter sido castigado por tal atitude…

Tive um prof que dizia que nos tempos de hoje o papel dos professores não era educar os alunos em conjunto com os pais mas sim educar os alunos e depois ter esperança que estes eduquem os pais… Na altura achava piada mas infelizmente que hoje em dia é cada vez mais isso!

Agora é que disseste uma verdade.

As gerações são diferentes, mas isso não significa que “não prestem”.

É natural que o código de valores, a forma de estar, os objectivos de vida, etc, se modifiquem de geração para geração.

Lembro-me de que quando tinha os meus 10 anos, ouvia muito falar em “geração rasca”, para apelidar os jovens da altura. Esses que agora, provavelmente, também consideram os adolescentes e jovens… rasca.

Este choque geracional vai existir sempre. E este tipo de casos dos putos da Guarda é uma excepção, não a regra.

Eu trabalho bastante com jovens (digo mais jovens do que eu) e, embora a amostragem seja um pouco enviesada porque estão todos ligados à Igreja, consigo ter uma boa noção do que é a juventude em 2010. E há de tudo. Gente muito boa e gente muito má.

Mas, como disseo Vuk10Bala, a grande culpa de algumas atitudes e posturas típicas da “geração murangux” se devem numa primeira instância ao tipo de educação que lhes foi incutida.

Foram soltos pelos simples facto de serem menores de idade. Este individuos que cometem actos violentos têm de ser criminalizados e punidos perante a lei, irrespectivamente da sua idade. Mas esta justiça neste país simplesmente não funciona. Depois não se surpreendam se qualquer dia começarem a aparecer grupos organizados de forquilhas de populares a fazerem a justiça pelas próprias mãos.

Enfim…