Paracelsus, a Gamebox sócio para a superior sul B é mais cara que a Gamebox adepto para a superior norte B, apesar da visibilidade ser a mesma. Ou seja, para quem tem pouco dinheiro, é mais acessível comprar a Gamebox adepto. Não te esqueças que o sócio tem de pagar as quotas, para além da Gamebox, portanto, o custo REAL da Gamebox sócio superior sul B (a mais barata para os associados) são €255 (€99 da Gamebox + €156 de quotas por ano), enquanto que o adepto só paga €149, que é o preço da Gamebox. Até a GB adepto para as laterais B é mais barata que a GB sócio superior sul B. Por isso é que há tanta gente que prefere a Gamebox adepto. :inde:
Não me parece que o facto de sócios do Sporting comprarem Gamebox Adepto vá contra o que eu disse. O FCP tem o DragonSeat e o Sporting tem a Gamebox. No ano passado o FCP vendeu 28mil Dragonseats e o Sporting vendeu 27mil Gameboxes. Mas o Dragonseat é exclusivo para sócios do FCP, enquanto a Gamebox não é exclusiva para sócios do SCP. Ou seja, no caso do Sporting há uma população alvo muito maior para comprar Gameboxes, porque esta é vendida a sócios E adeptos. Sendo assim, não seria de admirar que o FCP tivesse sistematicamente menos Dragonseats vendidas do que o Sporting tem Gameboxes.
Aquilo é o clube duma região. É pouco por que eles só trabalham com população de um quarto do país. A falta de fidelização do sportinguista ao seu clube é que é a base de discussão neste assunto. E esse assunto só discutido pessoalmente que eu tenho uma teoria que demora 1 hora a explicar…
Sporting: Gameboxs já renderam 4,5 milhões de euros
[b]O Sporting já vendeu cerca de 22 000 bilhetes de época, contra 19 000 na mesma altura da época anterior,[/b] o que corresponde a um aumento de 10 por cento e mais de 4,5 milhões de euros.
Publicidade enganosa que a Direcção faz, mais uma vez.
Este foram os prazos estabelecidos para a GameBox da época passada:
E este é um gráfico parcial da evolução das GB, que se refere apenas à fase de renovações:
Estes são os prazos da GB desta época:
FASE DE COMERCIALIZAÇÃO
Renovações: 9 de Junho a 6 de Julho
Trocas: 7 e 8 de Julho
Vendas: a partir de 10 de Julho
O que é que isto significa? Significa que o Pedro Afra está a comparar coisas totalmente diferentes.
Na época 08/09, em 24 dias já tínhamos vendidas quase 19.000 GB, fruto apenas do período de renovações e trocas.
Na presente época, em 44 dias, quase o dobro do tempo, e período que compreende a fase de renovações, trocas e vendas, temos 22.000 GB.
Marketing lá está. Mascarar os resultados para dar elan às vendas. Resultados esses que eram mais que esperados ou não teríamos estas estratégias já preparadas.
As quotas do Sporting não servem exclusivamente para se comprarem bilhetes para a bola. Ser associado do clube dá uma série de privilégios, alguns em vigor, outros infelizmente em desuso, que um adepto não terá nunca.
Não considero que se possa adicionar ao preço da GB Sócio a despesa de quotização, porque na realidade uma coisa nada tem que ver com a outra.
Os sócios do Sporting pagam GB’s mais baratas dos que não são, isso é indesmentível. E nem me parece que seja bom para o clube e para a ligação clube-sócios-adeptos que se faça constantemente essa distinção.
1- 10% é um aumento mínimo nas vendas: 1900/2000;
Quer dizer: um aumento de 10% no salário mensal de um trabalhador é excelente, mas não é disso que se trata.
Se o saldo final for 10%, serão mais 2700 boxes vendidas: seria bom, mas não seria nada de espectacular.
É certo que a economia está em recessão, que o futebol do PB e os resultados da pré-época estão longe de animar o mais crédulo dos adeptos, mas, ainda assim, seria mais sensato dizer qualquer coisa como: está mais ou menos na mesma que no ano anterior.
Mas, temos de perceber quem é o personagem.
2- Salvo erro o rapaz vendia sabonetes antes de ir para o Sporting.
Sabonetes é um produto como qualquer outro, mas que de todos usarmos (ou pelo menos alguns derivados ou aproximados).
Já houve um outro indivíduo que disse qualquer coisa como: eleger um Presidente da República é como vender sabonetes.
Independentemente disto, a sua função é marketing.
O marketing e a publicidade são isso mesmo: bluff, especulação, tentar vender, insuflar os resultados, dar uma imagem de que tudo está a correr sobre rodas, estando mesmo ou não.
Aliás: quando apenas se dão n.os muito redondos (“cerca de” e acaba em zero), mas podem existir n.os rigorosos ou fixos (à unidade ou qualquer coisa como 19375), eu fico logo a desconfiar (e aqui levas um brinde meu, porque vi que levantaste reservas quanto ao nº de espectadores presentes no jogo de apresentação).
Isto é, não conheço o milhafra de lado nenhum nem quero conhecer, mas não confio assim lá muito nas suas declarações, ainda que as leia, dando-lhes um desconto, relativizando-as.
E agora duas dúvidas que gostaria que esclarecesses, uma vez que estás a lidar com dados rigorosos:
a) o gráfico que apresentas é só sobre renovações no ano transacto?
É que as 1213 de 23 de Julho de 2008, perfazendo um acumulado de 18313, já são, de acordo com os prazos que postaste, na fase de vendas.
b) tens o resto do gráfico até ao primeiro jogo da liga, incluindo, portanto, um período mais alargado só vendas?
Se sim, podes postar?
Não há aumento nenhum de 10% porque Afra está a comparar o numero de GB deste ano com as vendidas em metade do tempo o ano passado. Se o Afra quisesse comparar com as 19.000 GB, devia ter feito há 20 dias atrás e aí não havia aumento nenhum.
Por outro lado, JEB deve confiar muito porque aumentou-lhe os poderes.
O gráfico mostra a evolução das GB conforme ia aparecendo no contador que estava disponível no site, nos dias assinalados no mesmo (informação recolhida por outros foristas que fizeram esse trabalho, peço desculpa por não me lembrar quem o fez). Os dias assinalados no gráfico são do período de renovações e trocas, excepto os dias 23 e 24, mas mesmo assim temos de dar o desconto porque como o contador não era actualizado todos os dias, os valores de GB do período de vendas podem muito bem não estar reflectidos nesses dois dias.
Não fui eu que juntei os dados, mas é uma questão de ir procurar ao tópico da GB do ano passado
Pronto, fiz-te a vontade e fui procurar mais gráficos e mais números, e só veio reforçar a Publicidade enganosa:
No dia 13 de Agosto de 2008, ou seja, com 43 dias de comercialização da GameBox, tínhamos vendido 24.491. Era com este valor que o Pedro Afra devia ter feito a comparação.
O que se vê é que houve uma diminuição de 10% e não um aumento de 10% como querem fazer querer.
Este é o gráfico da última actualização feita:
Mas também não sou cego e sei dizer que as contas só se fazem no fim, mas por agora o que se vê é uma diminuição de 10% das GB vendidas.
Eu só estava a “citar” o Afra, ie, a falar dos seus 10%, dizendo, da minha parte, que esse valor (10%) era muito pouco relevante.
Não sou eu que vou justificar isso porque não pesco nada desses meandros.
Numa escala substancialmente menor, até eu disse que, por uma vez, ia confiar em ti.
E reitero: já vão 3 posts.
Obrigado.
Como sou teimoso, mantenho o que disse sobre a flutuação de 10%.
No meu ou no teu salário, era bom que correspondesse ao aumento anual.
Nas boxes, é mais ou menos a mesma coisa.
Mensagem editada por conter considerações do foro pessoal irrelevantes para o argumento em questão. /Paracelsus
A soma das quotas com a GB devia ser inferior ao valor que os adeptos pagam pela sua Gamebox, e não é, portanto é indiscutível que os sócios pagam mais para ir ao futebol. Podes desvalorizá-lo, outros não. Eu acho que é uma das razões porque o clube tem vindo a perder assistências. A política está errada de uma ponta à outra. Começando pelo exposto atrás e acabando no facto de os bilhetes serem demasiado caros, para “compenar” os que compram GB. Não compensa nada, só impede que o estádio encha mais vezes.
“… se o montante das quotas dissesse respeito exclusivamente ao pagamento de encargos para ver a bola.”
Mas, tal como já referi, as quotas permitem-te usufruir de uma série mais de “direitos” que um comprador de GB Adepto não tem, uma vez que a sua relação “comercial” com o clube começa e acaba na presença no estádio.
Além do mais nem sequer estamos a falar de produtos iguais, porque a GB Adeptos não inclui jogos europeus nem da Taça da Liga.
Continuo a achar que o montante de quotização é algo independente do processo GB’s, tem um fim especifico que não se limita ao futebol, e portanto querer adicionar o seu valor aos montantes gastos na compra de presença no estádio é o mesmo que dizer que, fora isso, ser sócio não te dá mais nenhum direito (ou desconto financeiro). Não é verdade!
As vantagens de ser sócio estão longe de apenas passar por preços mais baratos no futebol, mas há que reconhecer que esse é o benefício mais frequentemente “utilizado”, visto que AG’s são 3 ou 4 por ano, eleições são de 4 em 4 anos, por exemplo, e o futebol é de duas em duas semanas.
Admito que faça sentido que a soma da quotização + preço da GB Sócio seja ligeiramente superior ao preço de uma GB Adepto, que apenas inclui os jogos (e até são menos jogos) mas ainda assim, vendo que o valor anual das quotas é de 156€, para efectivos, acho que a diferença do preço entre GB Sócio e Adepto, mesmo sendo para lugares distintos, deveria ser ligeiramente superior ao que é actualmente.
Como deves imaginar, esta é daquelas apostas que eu teria todo o gosto em perder, mas continuo um bocado céptico…
Os sinais são vários, desde a retirada dos contadores do site, a assistência no jogo com o Feyenoord (Continuo a não papar o grupo dos 31 mil presentes…),etc.
Mas logo se vê, temos é que estabelecer uma data limite para fazer a comparação, marcamos para início do campeonato?
No ano passado no inicio de setembro estavam vendidas 25 900 gameboxs … tenho lá em casa os números ao pormenor (No de gameboxs sócio , adepto , lugar especial , mulheres , sub 11 , sub 17 , reformados …) , até houve conferencia de imprensa nessa altura … logo postarei esses números para verem …