Este pequeno texto visa colmatar a lacuna existente na formação teórica de jovens Sportinguistas em matería de retalhadoras-estilhaçadoras, corta-sebes, i.e. benfiquistas do sexo feminino.
De bico pequeno, braços carnudos, ancas largas e fartas, a Gallus Trombudus revela indícios de boa parideira. Facilmente domesticável, afeiçoa-se rapidamente a comportamentos anti-sociais, autocráticos, autoritários e a baixos padrões de higiene pessoal.
A espécie, para grande júbilo de canalizadores, bate-chapas e estivadores, pode ser encontrada em aglomerados semi-urbanos. Não possui dentes, tendo, em compensação, uma língua de cerca de 30 cm, a qual permite, em locais sem altos valores de poluição sonora, uma rápida e eficaz distribuição dos seguintes comunicados:
- Miguel, anda jantar cralh! O teu pai já está na mesa!
- Ela anda com o Engenheiro. Sim, aquele que voltou das Áfricas. O careca! Tem mais 20 anos do que ela. Ah, que coisa! Ainda se queria fazer passar por madame. A mim nunca me enganou, a galdéria.
- Prontos! Já me amachucou o Honda! Mas você não olha por onde anda? Isto não fica assim. Tenho o número do Correio da Manhã!
- Laidinha! Laidinha! Viste ontem a telenovela? Foi ele! Vistes? Observastes? Reparastes? Captastes? Eu bem te disse! Desde o 4.º episódio que desconfiava daquele marmanjo!
Vis-à-vis à Mulher Sportinguista – culta, independente, activa, dinâmica – esta ave, aerofóbica, encontra na lida da casa, cozinha, religião e clubes de leitura de Nora Roberts, espaços de expressão individuais.
A benfiquista, empiricamente falando, vê-se obrigada, para satisfação de muitas micro e pequenas empresas, a deslocar-se com bastante frequência a peluquerías para rapar frondoso buço e a proceder à coloração do cabelo; os cabelos das benfiquistas, curiosamente, começam rapidamente e substancialmente a amarelar devido à deglutição em excesso de bifanas, cachorros quentes e churros; bem como à atmosfera oleosa existente no pavilhão das modalidades do Centro Comercial Colombo.
São, infelizmente, muitos os obstáculos ao aperfeiçoamento pessoal para os elementos desta espécie.