Ainda só fizemos uns jogos de pré época mas já se vão vendo alguns esboços daquilo que será a época. Não quero acreditar que Keiser jogará como estes primeiros jogos e que terá sido um filtro/triagem para perceber individualmente como alguns jogadores se adaptam. Este sempre foi o tópico que mais apaixonadamente li ao longo dos anos porque se fala mesmo da poda.
Vou portanto dar a minha ideia daquilo que pode ser feito, apenas e só, com os jogadores que temos no plantel, porque supostas contratações não fazem parte do plantel.
Para mim o melhor esquema tático e que mais se adapta aos nossos jogadores seria um 343.
O trio defensivo é o melhor que temos e seria a nossa muralha, ainda para mais sem um trinco de qualidade superior e com as dificuldades defensivas que as equipas do Keiser têm demonstrado.
No meio campo dois médios centro e dois médios alas.
Começando pelos médios alas é a posição que mais atletas teríamos para a fazer. Dependo do cariz do jogo, daquele que está em melhor forma. Terão que fazer a ala toda num vai e vem constante, dar largura de jogo, ir à linha, comprometimento a fechar sem a necessidade de ser um exímio defesa lateral. ( Exemplo: Rafinha, Acuna, Plata, Rosier, Camacho)
Dois médios centro, um mais transportador ( Wendell ou Eduardo) e um segundo como construtor de jogo, lançador, rigor tático defensivo. Neste segundo veria o Daniel Bragança como omelhor preparado porque é o melhor lançador, defensivamente pode perder no físico para um Doumbia mas ganha no posicionamento, tem escola na posição e na construção de jogo. As alternativas só vejo o Doumbia e o Bataglia, neste caso teríamos que sair a jogar de maneira diferente, conferindo menos alternativas na construção.
Na frente os 3 jogadores seriam um PL (Luís Philippe ou Bas Dost) e os outros dois seriam dois vagabundos, a dar apoios, a fazer tabelas, jogo interior, a lançar a largura, na carreira de tiro ( Exemplos: Bruno Fernandes, Matheus Pereira e Vietto).
Algo deste genero:
Renan
Neto. Coates. Mathieu
Plata Bragança Wendel. Raphinha
MatheusP. BFernandes
LPhilippe
Outros titulares/suplentes
Borja, Rosier, Eduardo, Doumbia, Acuna, Camacho, Bas Dost)
Saída de bola/construção do momento ofensivo: pelo mathieu, Bragança e medios alas, arrancadas do Wendele mesmo em última instância recuo do Bruno Fernandes (como tantas vezes faz perdendo-o no último terço)
Último terço com mais versatilidade. Largura dos alas a irem a linha cruzar para o PL, ou pura e simplesmente a criar espaços para os vagabundos tabelarem cruzarem, remat
arem. Aparecimento de mais avançados com capacidade de finalização em áreas perto da baliza.
Momento defensivo:
se balanceados no ataque rapidamente ganhamos a bola, se formos intensos na procura da mesma e pela presença de tantos jogadores no meio campo ofensivo, em bloco e virados para o jogo, 3 defesas com qualidade técnica e experiência para cortar o mal pela raiz e muitas vezes retomar a posse de bola.
Em organização defensiva depende da organização da equipa, entreajuda, coberturas e não vejo grandes problemas uma vez que o bloco está mais baixo e se o ano passado soubemos sofrer contra benfica e porto… Depende da capacidade dos intérpretes e do Keiser explicar aos mais novos!
Só tenho dúvidas se o meio campo consegue controlar o jogo e os ritmos do jogo, vejo o Bragança como um pêndulo, um relógio suíço, mas depende dos apoios, das incursões de Bruno como médio e como é óbvio das dinâmicas da equipa.
Está é a minha ideia! Como acham que o nosso SPORTING deve jogar? Que dinâmicas melhorar?..