Futsal Masculino - Época 2025/2026

O ruela esteve no arranque dos trabalhos.

Lampiões contrataram o Peleh ao Fundão!

:joy:

Já se sabia ao tempo.

Não sei qual é a piada… nós contratámos o Rúben Freire…

4 Curtiram

Provavelmente até vai ser emprestado (o Peleh)

Sinceramente, acho que tendo o Pany e o Silvestre a rodar com ele, o Peleh pode ser uma opção regular porque acho que o Pany vai ser um bocado gerido. Mas o Peleh é diferente do Chiskhala claro, é muito menos classe e muito mais futsal à bruta..

1 Curtiu

Pélé → Peléh…pronuncia parecida! xD

Ainda por cima o Peleh nao conta como estrangeiro.

certo, certo, são legítimas essas preocupações relativas ao Merlim, a cada época que passa a tendência lógica é para se começar a sentir ou a notar ele a piorar fisicamente

mas, quando naquele comentário meu que citaste referi que estaríamos melhores nos alas destros estava-me a referir mais à adição do Felipe Valério para o lugar de “ninguém” ( visto que na última época ficámos sem o Pany e não veio nenhum ala destro do mesmo nível ou dum nível próximo do dele,
o Rúben Freire, no plantel duma equipa como o Sporting, nunca poderá mais do que uma 3a opção para esta posição e mesmo assim … )

sim, tens uma certa razão nesta observação que fizeste > quando me referi aos alas destros descurei esta situação do Merlim,
mas, por outro lado, é preciso dizer que o Merlim, apesar de já se verificar um bocado o seu decréscimo físico ( o que é normal ) e ele precisar muito desse aspeto para fazer o seu futsal > para conseguir desequilibrar ofensivamente no 1 contra 1,
a verdade é que ele, mesmo com essa limitação, vem de fazer grandes épocas, com grandes números > é quase sempre o futsalista com mais assistências do futsal português e a grande distância dos seguintes, para ala tem um número de golos muito bom ( mais ou menos 20 golos ), marcou vários golos nos jogos decisivos : na Final da Taça de Portugal, nos Quartos-de-Final da Taça da Liga que permitiu eliminar os vermelhos dessa competição, nos jogos da Final do Playoff da Liga Portuguesa …

basta ele fazer esta época uma época igual às épocas mais recentes, com o mesmo rendimento e isso aliado ao acrescento do Felipe Valério para, a meu ver, estarmos esta época melhores nos alas destros,
são mais os indicadores que me levam a crer que o Merlim fará mais uma época boa/muito boa do que o contrário, com o ‘plus’ de poder e dever ( visto que teremos outra grande opção para esta posição ) ser melhor gerido, não precisar de jogar minutos a mais, não dever ser sobrecarregado com tempo de jogo, até para se apresentar melhor nos jogos em que ele é mais preciso, nos jogos mais decisivos

para além disto,

questão muito pessoal ( vamos ver o que o Nuno decide para esta época, agora que terá mais opções ),
a meu ver, como o Wesley esta época não será tão preciso a fixo ( visto que vamos ter o Bruno Maior ) e como ele na última época jogou muitas vezes e bem como ala destro > mostrou alguma capacidade para conseguir desequilibrar ofensivamente no 1 contra 1 na ala esquerda, é um bom defensor ( desde que não lhe peçam para defender pivôs de grande dimensão física, aí não é ), é um futsalista equilibrado e completo, por isso o Wesley também poderá ser mais uma boa opção para esta posição ( vamos ver o que o Nuno decide para ele para esta época )

e haverá ainda a questão da vinda do Chishkala, que é ala destro e que decerto não será “inocente”

1 Curtiu

gosto e concordo com esta “aposta” no Rafael Ruela ( ainda 1o ano de júnior )

a meu ver, é um bom sinal ele ter estado neste 1o dia da nova época da nossa equipa principal

no plantel dos juniores para esta época, é claramente um dos há que apostar porque tem potencial para no futuro poder fixar-se no plantel da nossa equipa principal,
já agora os outros, para mim, seriam ( um por posição ) > fixo o Tomás Nogueira, ala destro o Luís Montes, ala esquerdino o Tiago Rodrigues e pivô o Rafael Ruela

mas referindo-me só ao Rafael Ruela,
tem características muito boas e adequadas para a posição de pivô > grande dimensão física, tem 17 anos e já tem quase 1,90 m, alto, forte fisicamente, bom pé esquerdo, muita precisão, segura bem a bola na frente … um bom “projeto” de pivô

boa e certeira “aposta” ( de entre os juniores, claro )

2 Curtiram

https://x.com/VDZSCP/status/1948644534318981140

:laughing:

8 Curtiram

boa novidade,

vamos continuar a assistir a mais ‘Taynadas’ nos vermelhos esta época, não percam pela demora

1 Curtiu

E temos o que temos como NFL na baliza…

Mais hilariante deve ser impossível para quem não gosta do nosso clube.

Lá está, Gugiel operado. Ele que vinha jogando lesionado há algum tempo.

Vai estar algum tempo out.

1 Curtiu

Devia ter ficado out era nas eliminatórias. Na fase regular interessa pouco quando no final tudo se decide na grande final - consequências de um modelo sem sentido.

1 Curtiu

Benfica: contrato milionário à espera de Pany Varela - Desporto - SAPO.pt - Última hora e notícias de hoje atualizadas ao minuto

250k? Deve ser fixe para criar bom ambiente no balneário

Nao importa o Pany, para mim importa me e nao vir o Motta , e nao vir o Nicolas, e nao vir miudos do brasil, argentina para ficarem FL s esse e o problema

6 Curtiram

Futsal dá o pontapé de saída para 2025/2026

Por Sporting CP
26 Jul, 2025

Futsal

João Matos, Bruno Pinto e Nuno Dias com discurso ambicioso

Vinte e seis dias depois, a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal está de volta ao trabalho. Após os primeiros testes médicos, a nova temporada arrancou este sábado com o primeiro treino com bola, antecedido dos habituais testes físicos. Notório, desde logo, o ADN de sempre: exigência, ambição e compromisso com a vitória.

Na 14.ª época consecutiva de Nuno Dias ao leme da equipa técnica Leonina, o regresso ao labor ficou marcado por várias caras conhecidas… e outras ainda a dar os primeiros passos entre os “graúdos”.

Do escalão sub-19, três jovens promessas - Tiago Rodrigues, Rafael Ruela e Tomás Nogueira - vão integrar a pré-temporada, reforçando o elo que une a formação ao plantel principal. Também Bruno Maior e Pedro Santos, que estiveram cedidos, regressam agora aos verdes e brancos para trabalhar com o grupo de forma definitiva.

“Como sempre, temos a oportunidade de trazer jogadores dos Sub-19 e Sub-18. Eles fazem muito trabalho connosco e este ano não vai fugir à regra. Vamos continuar a observá-los, a perceber a evolução deles. Hoje é o Nogueira, o Tiaguinho e o Ruela. Foi assim também com o Bruno Maior e o Pedro Santos. Passaram por estas pré-épocas connosco, fizeram um bom trabalho e agora regressaram. É isso que esperamos também deles, agora”, explicou Nuno Dias aos meios do Clube, sublinhando a aposta firme na formação.

Quanto aos reforços, o técnico deixou clara a confiança na sua integração. “São jogadores que têm qualidade. E quando se tem qualidade, a adaptação é fácil. Vão apanhar tudo muito depressa, pela qualidade que têm e também pela qualidade do grupo. O nosso é um grupo que recebe, que acolhe, que integra. Vão sentir-se do Sporting CP no fim desta semana ou da próxima, como se tivessem já dez anos de casa”, garantiu.

Entre os recém-chegados, Bruno Pinto vive os primeiros dias de Leão ao peito com a satisfação de quem sempre sonhou com este momento. “Já imaginava isto há muito tempo. Nós, como jogadores, temos sempre o objectivo de representar os melhores clubes do mundo… e o Sporting CP é um deles”, confidenciou, sublinhando o desejo de “ser útil, adaptar-se rapidamente e chegar ao seu melhor nível o mais rapidamente possível”.

O ala vincou ainda os objectivos colectivos para a época que agora inicia. “A responsabilidade de quem joga no Sporting CP é a de ganhar tudo. Estando aqui dentro, sente-se essa adrenalina, essa mística, essa vontade, esse objectivo em cada detalhe. Temos a Supertaça, daqui a praticamente um mês, mas pensamos já em ganhar o próximo lance, o próximo treino. É ganhar, ganhar, ganhar”.

Também João Matos traçou a linha da ambição verde e branca. “O Sporting CP tem de ser campeão, ponto. A expectativa é a de estarmos novamente em todas as decisões e a ambição é ganhar todas essas decisões. Já carregámos um bocadinho as baterias… agora é voltar à carga e fazer aquilo que mais gostamos”, afirmou o capitão Leonino.

O foco está já na Supertaça, marcada para 31 de Agosto, mas também em todos os pequenos passos até lá. O camisola 9 reconhece o “sofrimento típico” destas fases de preparação, mas destaca o valor dos jogos de dificuldade elevada na pré-época como “testes importantes ao patamar competitivo” da equipa.

A alimentar este discurso vencedor está a liderança de Nuno Dias, que foi claro quanto aos objectivos para 2025/2026. “Este ano, não podemos dizer que temos de continuar a ganhar. Vamos dizer que temos de voltar a ganhar. E isso começa agora, aproveitando todos os minutos, nos treinos, nos jogos, no balneário ou no descanso, porque todos vão ser preciosos”.

Sem falsas promessas, mas com a certeza de um compromisso diário e inegociável. “Comigo, ninguém promete títulos. Prometemos trabalho, inovação e superação constante. Vamos mostrar como somos… porque isso cativa os adeptos e enche os pavilhões”, rematou o treinador.