Futsal Masculino - Época 2025/2026

só relativamente ao Luís Fernandes,

por mim, o Sporting não devia permitir que ele deixasse de ter ligação ao Sporting, devia ficar com ligação ao Sporting > emprestado,

e digo emprestado porque, apesar de ser grande apreciador dele ( é um pivô que têm características que é muito raro se ver num pivô português > grande dimensão física, alto, forte fisicamente,
ainda é muito novo, tem muito potencial, é FL ), reconheço que, por agora, seria difícil ele ter lugar no plantel da nossa equipa principal

o nosso lote de pivôs :

o pivô NFL > o Rocha,
acabou de regressar ao Sporting,
fisicamente está numa forma nunca antes vista, muito mais seco, está bem assim,
em termos técnicos sempre foi o ponto forte dele é muito bom,
está numa idade ( 30 anos ) em que possivelmente está mais maduro, no auge, nos melhores anos dele, vamos ver qual será o rendimento dele esta época, pelo que fez na 2a metade da última época fez por merecer a oportunidade de começar agora de início esta época,
tenho um bocado de dúvidas, relativamente a ele, em aspetos como a atitude ou a postura na quadra, não pode ser tão macio, tem de ser mais contundente, tem melhorar nos aspetos táticos, posicionamento defensivo, recuperação defensiva mais rápida,
com esta pré-época conto vê-lo a melhorar também nestes aspetos que sempre lhe foram apontados como os aspetos em que ele sente mais dificuldades

os pivôs FL > ter o Zicky que é indiscutivelmente um dos melhores pivôs do mundo ( precisa de ser melhor gerido, não pode jogar tantos minutos, não pode ser sobrecarregado com tempo de jogo a mais, para que depois se apresente no seu melhor nos momentos mais decisivos )
e o Allan Guilherme como pivôs FL é uma vantagem competitiva para o Sporting relativamente à concorrência nacional direta

o Luís Fernandes, a entrar no plantel da nossa equipa, só poderia ser na 4a opção como pivô :
tínhamos o Andry Dzyalo, vai sair,
para este lugar, vai entrar o Pedro Santos,
portanto, a dúvida seria entrava o Pedro Santos ou o Luís Fernandes ( por acaso ou talvez não, estes 3 pivôs são os pivôs que estiveram em Janeiro de 2025 na Seleção Portuguesa de Sub-21,
bendita a equipa que tem esta possibilidade de poder escolher para si 1 de entre os 3 )

o Pedro Santos, na formação, sempre foi visto como sendo melhor do que o Luís Fernandes > o Pedro Santos foi quase sempre uma das principais figuras das Seleções Portuguesas Jovens, nas equipas de formação do Sporting o Pedro Santos foi quase sempre o melhor marcador das competições, o melhor pivô e um dos melhores futsalistas,

apesar da recente grande evolução do Luís Fernandes, se for para escolher só um deles percebe-se e acaba por ser natural a aposta do Sporting antes no Pedro Santos,
acho é que não devíamos era ter “desistido” já do Luís Fernarndes ( mas também não sei de questões laterais que envolveu a situação dele )

para finalizar, já agora, dizer também que o Pedro Santos também tem características muito boas e adequadas para esta posição > também é alto, não é tão forte fisicamente como o Luís, não é tão robusto, é mais longelíneo ( acho-o mais parecido ao Cardinal neste aspeto )
e também tem enorme potencial para vir a ser pelo menos um pivô de topo nacional a nível sénior

Grande argumentação…,ou melhor percebe-se perfeitamente o conteúdo da mensagem.

Tanto tentaram que conseguiram deixar fugir o titulo, fruto das aquisições e decisões desastrosas!

O F. Stromp exclui-o a verbalização que estava bem argumentada!

1 Curtiu

A argumentação é realmente simples. Quem da bancada chama, de forma repetida, todos os responsáveis de incompetentes, deve sentir o imperativo de se mobilizar e fazer algo mais do falar de longe.
Mas não me parece que quem assim se comporta vá, algum dia, sair dessa posição cómoda, de quem olha “de cima” sobre os incompetentes.

3 Curtiram

porque é que o Sporting, para contrariar essa desvantagem competitiva relativamente ao Palma ( deles não terem limitação de futsalistas NFL no futsal espanhol e com isso poderem construir um plantel quase só de futsalistas brasileiros ), não aposta ou investe mais em casos como o do Wesley ?
ainda por cima o caso do Wesley está-se a ver é um caso de sucesso
( o Wesley que esta época, apenas na sua 2a época de Sporting, esteve no melhor 5 desta época, foi considerado o melhor fixo,
esteve em Abril na Seleção Brasileira que eles chamam de Sub-25 )

o Palma pode ir buscar os jovens futsalistas brasileiros com 19, 20, 21, 22, 23, a regra lá permite isso, nessas idades já têm mais certezas se eles vão dar ou não futsalistas de grande qualidade ( têm essa vantagem relativamente ao Sporting )

mas o Sporting pode fazer alguma coisa, não é obrigado a ficar parado neste aspeto, tem de apostar e investir em mais um ou outro caso destes igual ao do Wesley ( para as alas, por exemplo )

a diferença para o Palma é que precisa de identificar e recrutar esses jovens futsalistas brasileiros mais cedo, em idades mais novas, mas agora até nisso o “trabalho” também já é mais facilitado porque já há Seleções Brasileiras de Futsal de Sub-16 e de Sub-17

conseguir trazer para cá um ou dois miúdos desses para posições onde se preveja que no futuro estaremos mais carênciados ou onde a nossa formação não consegue “produzir” um futsalista de grande potencial ( por exemplo > para as alas ),
com 16 anos e colocá-los cá, como fizémos com o Wesley, 3 épocas emprestados numa boa equipa do futsal português e passados esses anos com eles a jogarem muito tempo, a evoluirem, a desenvolverem-se e quando estivessem “no ponto” teríamos bons futsalistas e FL

não dá para entender muito bem porque é que o Sporting não aposta e não investe ( seria um investimento residual e pouco significativo ) mais nestes casos,
temos de nos adaptar e saber trabalhar com as regras atuais que temos cá no futsal português,
temos de trabalhar mais nesta vertente

e como isto é um processo que demora algum tempo > pelo menos 3 anos, já devíamos era estar a fazê-lo há algum tempo para agora estarmos a “colher os frutos” ou “tirar dividendos”

1 Curtiu

Falo de Futsal e mais precisamente do coordenador geral, não se pode chamar o Senhor de incompetente? o que ele fez aos longos destes últimos anos tem sido mais que incompetência, só que deixaram lhe muito trabalhinho feito…,cada decisão tomada, é erro atrás de erro e que terminou com o Sporting a perder a possibilidade de ser Penta campeão.

E não tenho a menor dúvida se tivesse la o Miguel Albuguergue nesta altura o Sporting era pentacampeão e possivelmente 3 ligas de campeões Europeus.

Para fazerem as contratações que fizeram já se previa que ia dar nisto.

Eu estou aqui numa posição cómoda e nunca iria ter um papel relevante pq quiça não tinha competência para isso e alem do mais nem era patrocinado por nenhuma elite para lá me colocarem.

Agora sem ser Futsal, não era nada apologista do Sr. varandas, ao qual reconheço as imensas melhorias, e espero e desejo se for para manter este número de conquitas que o mesmo perdure no cargo mais 50 anos, mas infelizmente ainda há uns coordenadores que não tem a competência desejada e o Futsal é gritante isso. Nas restantes modalidades vê-se imensas qualidades e trabalhos bem feitos e nem todos ganharam.

3 Curtiram

Metade da cláusula não foi preço de saldo?

Deixa lá, não estás sozinho. Houve dois que se riram no post original.

Continuem a defender a merda que está a ser feita. Depois em vez de rirem, choram com o Panelas bicampeão. Mas ainda são capazes de vir aqui rir-se de mais uns que não aceitam o estado das coisas.

3 Curtiram

Os amanhãs que cantam. Ao que chegamos.

2 Curtiram

Nós estamos atentos a esses casos. Se houver algum que achemos que valha a pena, vamos trazer. Já trouxemos o Schutt por ex. E provavelmente até pode haver um ou outro aí na primeira liga na mesma situação que nós nem sabemos.

1 Curtiu

As coisas estão “muita boas” quando a malta já perde mais tempo a falar na equipa de 25/27 do que na próxima.

Mas o que vale é que está tudo bem…

2 Curtiram

Quantas transferências conheces no futsal superiores a esse valor?

E generalizar para tido o resto é assumir palavras que não escrevi. A venda, para mim, foi boa, o que fizeram com o dinheiro é que não. Simples

1 Curtiu

Sem um redes e sem um ala para a direita que alie velocidade, drible e remate dificilmente faremos qualquer coisa de jeito na próxima época. Infelizmente, é assim mesmo que vamos fazer a próxima época. É um triste consolo pensar adiante, mas entendo o exercício. Controlo de danos psicológicos.

1 Curtiu

Coisas boas para a época 26/27… nao vejo como sinceramente

É isso. Neste momento, a única coisa a fazer é aprender e protegemos casos futuros.

A condescendência está muito presente em muitas vertentes deste clube - por vezes, faz lembrar a santa casa da misericórdia.

Infelizmente, não me parece que se esteja a ‘aprender alguma coisa’.

3 Curtiram

https://x.com/fivecompany/status/1946852805026668554

4 Curtiram

Leões do futsal de regresso para 2025/2026

Por Sporting CP
24 Jul, 2025

Futsal

Plantel realizou exames médicos na Clínica CUF Alvalade

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal deu, esta quinta-feira, o pontapé de saída na temporada 2025/2026 com a realização dos habituais exames médicos na Clínica CUF Alvalade.

Depois das férias, os Leões de Nuno Dias apresentaram-se ao trabalho com motivação e boa-disposição e vão, nos próximos dias, arrancar com os treinos no Multidesportivo do Estádio José Alvalade.

Alex Merlim, um dos mais experientes do grupo, foi um dos porta-vozes do primeiro dia da pré-temporada, garantindo ser “muito gratificante regressar aos trabalhos”.

“As férias foram mais curtas este ano, mas não temos nada a lamentar. Somos profissionais e temos de agradecer todos os dias por ter saúde e fazermos o que mais gostamos”, disse aos meios de comunicação Leoninos.

Sobre metas definidas para a época que se avizinha, o internacional pela selecção de Itália foi claro: voltar a vencer a Liga: “Logo após a final, tivemos um jantar com alguns jogadores e o objectivo é esse. Queremos reconquistar o campeonato, mas não só. Quem joga aqui joga para competir e tentar ganhar. Se vamos ganhar todas? Não sei, mas não vai faltar dedicação e vontade. Pelo plantel que foi montado, entramos em todas as competições para tentar vencer”.

Alex Merlim continuou lembrando que em 2024/2025 foram conquistadas as Taças (de Portugal e da Liga), o que não chega para a ambição de um grupo que tem dominado a modalidade e brilhado no panorama internacional.

“Queremos vencer todas as competições em Portugal e sabemos a nossa capacidade na UEFA Futsal Champions League. Temos chegado sempre à final four, mas para quem joga cá isso não chega. O objectivo é o título, mas pensando jogo a jogo até porque este ano tem um formato diferente”, lembrou.

Sobre as caras novas, o ala de 39 anos - que está no Sporting CP há dez - mostrou-se satisfeito: “Tentamos recebê-los da melhor maneira possível. Temos uma base com muitos anos no Clube, o que ajuda à adaptação dos novos jogadores, que sabem onde estão a chegar. Se estão cá, têm total capacidade para nos ajudar. São de selecção e vamos ajudá-los na adaptação ao nosso plantel. Creio que serão anos de muito sucesso para eles”.

Um desses reforços é Felipe Valério, ala internacional brasileiro de 32 anos. “Estou feliz. Tudo o que é novo é bom. Escolhi este desafio e venho com muita ilusão. Esperava por este dia desde que acabei a temporada passada”, contou o ex-AD ElPozo Murcia FS.

Com a certeza de que “a adaptação vai ser fácil”, o novo Leão revelou que os colegas o “receberam muito bem” e o fizeram sentir-se “em casa”.

Ciente dos objectivos (“ganhar as competições em que o Sporting CP entra”), Felipe Valério falou também da responsabilidade de utilizar o emblema Sportinguista ao peito.

“A pressão é uma coisa boa para os jogadores que sabem lidar com ela. É uma camisola muito grande, mas espero corresponder ao que o Clube apostou em mim. Estou feliz e não vejo a hora de poder começar a jogar e responder em quadra”, concluiu.

1 Curtiu

https://x.com/SCPModalidades/status/1948383149903229232

1 Curtiu

O problema Pedro, é quando tu e outros dizem que para o anos estamos melhores na ala esquerda de forma absoluta, porque temos o Merlin e o Valério, mas o Merlin não pára no tempo, é mais um ano nas pernas e menos capacidade para fazer a diferença contra clubes mais fortes.

Digo-o com todo o respeito pela sua história no Sporting.

1 Curtiu