Futsal Masculino - Época 2024/2025 - Parte 1

Estou com o feeling de que amanhã o braguinha encosta com estes e se assim for, ganhando amanhã, até talvez possamos perder na 6ª feira para nos apurarmos em primeiro.

Apesar disso quero é ganhar os jogos todos pelo máximo de golos possível

Excelente resultado e mesmo com Paçó e Zicky a 50% e sem ritmo.
Adversário dificil. Resultado justo mas exagerado.
Espero que os belgas ganhem amanhã ao braguilha. Se nós vencermos o nosso jogo estaremos com um pé na final 4!

Foto João Pedro Morais

Sporting CP de Elite começa o grupo a ganhar

Por Sporting CP
26 Nov, 2024

Futsal

Triunfo dos Leões de Nuno Dias frente ao RSC Anderlecht, por 4-1 na 1.ª jornada da prova que se joga no Pavilhão João Rocha

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal começou o grupo da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League com triunfo esta terça-feira por 4-1 frente ao RSC Anderlecht, numa exibição muito consistente e capaz dos Tetracampeões Nacionais, que assim deram o primeiro passo rumo à desejada qualificação para a final-four da prova.

Antes do início da partida, a homenagem a João Matos pelos 750 jogos com a camisola do Sporting CP e a inscrição nas costas do número 750, entregue por Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Diretivo do Sporting CP.

O Sporting CP iniciou o jogo com o seguinte cinco: Henrique Rafagnin, Taynan, João Matos, Sokolov e Alex Merlim.

Com apenas 13 segundos de jogo, Alex Merlim começou a fazer das suas. Lance de génio do ‘Mago’ a puxar para dentro e a atirar colocadíssimo, num remate indefensável.

O RSC Anderlecht tentou reagir, com remates a partir de bolas paradas, com o Sporting CP a dar muito pouco espaço à execução dos jogadores da formação belga.

Com 12’06 para o intervalo, Taynan disparou de pé direito após boa combinação com Zicky, mas o remate do ala saiu ao lado.

Com 9’23 para jogar, Sekulic atirou de pé esquerdo ao lado, em remate de muito perigo por parte da equipa belga.

O jogo corria equilibrado e à entrada dos sete minutos finais, Zicky foi agarrado sem castigo para a equipa belga. Praticamente a seguir, Henrique Rafagnin fez uma boa defesa, com a cara, mas teve de ser assistido, antes da substituição por Bernardo Paçó.

Quase a seguir, com 5’53, Zicky recuperou a bola e atirou colocado para o 2-0, no segundo momento de festa no pavilhão João Rocha.

Com 5’00 para jogar, o Sporting CP atingiu a 5.ª falta de equipa, com Pauleta quase a seguir a rematar por cima. Até ao final dos primeiros 20 minutos, o Sporting CP controlou as operações e no regresso aos balneários, a equipa Leonina vencia por 2-0.

No segundo tempo, com cerca de dois minutos jogados, de livre directo, Merlim quase marcava e com 17’26 para jogar, Zicky tentou aproveitar o adiantamento de Giovanni, mas o guarda-redes defendeu com a cabeça.

O RSC Anderlecht tentava pressionar alto e conseguiu um remate perigoso. O Sporting CP ficou perto do golo em remate de Henrique Rafagnin que deu a ilusão de golo e quase a seguir, Cainan trabalhou na área e atirou colocado para o 2-1, com cerca de 10 minutos para jogar.

O RSC Anderlecht cresceu no jogo e com cerca de 7’30 para jogar, Nicolas Sarmiento ganhou espaço e ainda que não com muito ângulo de remate, atirou com perigo, ao lado.

Do lado do Sporting CP, Pauleta teve um remate ao poste e Tomás Paçó numa ‘paralela’ ficou perto de servir com êxito Zicky, que não chegou ao passe do companheiro de equipa.

Até que com 4’51 para jogar e já com o RSC Anderlecht a jogar com guarda-redes adiantado, Allan Guilherme ganhou a bola e arrancou até encontrar espaço para rematar para o fundo da baliza da formação belga e fazer o 3-1, que tranquilizou a equipa Leonina, mas sobretudo deu maior justiça à supremacia da formação de Nuno Dias.

Até final, o Sporting CP controlou bastante bem defensivamente, com forte sentido de entreajuda o 5 para 4 do RSC Anderlecht e Taynan quase marcava a 44 segundos para o final, mas o remate foi defendido pelo guarda-redes ‘improvisado’ do guarda-redes da equipa de Bruxelas. Quase a seguir João Matos evitou de cabeça o 4-2, a 18 segundos para o final, num último minuto alucinante.

A seis centésimos do fim, a apoteose da festa, com o 4-1 do Sporting CP marcado por Henrique Rafagnin, de baliza a baliza, para fixar o resultado final. Triunfo do Sporting CP que desde já ocupa o 1.º lugar do grupo com os mesmos pontos do SC Braga que ganhou ao SK Plzen, por 4-2 no jogo anterior ao da equipa Leonina.

Esta quarta-feira, o Sporting CP defronta o SK Plzen a partir das 20h30, na segunda jornada do grupo da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League.

Sporting CP: Henrique Rafagnin [GR], João Matos [C], Anton Sokolov, Alex Merlim, Taynan, Bernardo Paçó [GR], Tatinho, Tomás Paçó, Zicky, Diogo Santos, Wesley, Pauleta, Allan Guilherme, Rúben Freire.

Nuno Dias: “Sporting CP foi melhor e é justa a vitória”

Por Sporting CP
26 Nov, 2024

Futsal

Análise do técnico ao triunfo frente ao RSC Anderlecht por 4-1 na 1.ª jornada da Ronda de Elite

No final da partida da 1.ª jornada da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, em que o Sporting CP venceu o RSC Anderlecht, da Bélgica, por 4-1, o técnico da equipa de futsal do Sporting CP, Nuno Dias, fez a análise em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Era injusto um resultado mais dilatado do que este. O jogo foi bastante equilibrado, o RSC Anderlecht tem uma belíssima equipa, tem jogadores com muita qualidade, fisicamente muito fortes, individualmente capazes, colectivamente que nos criam muitas dificuldades, jogadores muito experientes, mais do que habituados a jogarem jogos difíceis, num ambiente difícil, mas que nem por isso os preocupou e criaram-nos muitas dificuldades. Só um grande Sporting CP é que hoje era capaz de fazer o que nós fizemos, contra uma excelente equipa”.

Nuno Dias felicitou os jogadores Leoninos pelo resultado e exibição e deu também grande mérito à capacidade da formação belga, pelos obstáculos levantados aos Tetracampeões Nacionais.

“Os jogadores estão de parabéns, fizeram um excelente jogo, trabalharam muito, lutaram muito, uniram-se muito, principalmente naquelas alturas em que o RSC Anderlecht foi melhor, em que conseguiu ter bola e ‘empurrar-nos’ para zonas do campo que nós não gostamos, conseguindo gerir a posse e criar-nos dificuldades na movimentação. Mesmo nós, nem sempre conseguimos ligar o jogo pela pressão que eles nos fizeram, não nos deixaram ligar os pivôs. Foi um jogo muito equilibrado, mas acho que o Sporting CP foi melhor e é justa a vitória, se calhar até por números exagerados, mas muito importante para nós esta vitória no primeiro jogo contra um adversário com muita qualidade”.

Nuno Dias já olha aos próximos embates desta Ronda de Elite. “Temos de descansar mesmo, não há muito tempo de preparação, há que olhar para o que o SK Plzen fez agora perceber se há alguma adaptação que precisamos de fazer em relação ao que normalmente fazemos e encarar o jogo de amanhã da mesma forma. É mais uma final, são três finais, não há margem para errar. Temos de amanhã entrar de uma forma determinada, como entrámos hoje e ganhar. Não há volta a dar. Hoje o jogo foi muito bom, mas neste momento é analisar o SK Plzen saber que vamos ter um jogo difícil amanhã, um jogo de Champions, um jogo contra uma equipa forte e que temos de nos preparar para ela da melhor maneira possível”, apelando ainda aos adeptos Sportinguistas que continuem “a encher o Pavilhão e estarem prontos para ajudarem”.

João Matos, capitão de equipa do Sporting CP, fez também à análise à partida que terminou com a vitória da equipa Leonina. “Importante por ser o primeiro jogo, importante por ser contra uma equipa difícil, mas também por termos um grupo muito equilibrado e era importante ganhar o primeiro jogo. Temos aqui o SC Braga com muita qualidade individualmente e colectivamente o SK Plzen que criou muitas dificuldades ao SC Braga e temos de nos preparar muito bem, acima de tudo mentalmente para o jogo de amanhã, após uma boa recuperação. Hoje fomos justos vencedores, foi um bom jogo de futsal, estrategicamente, com boas oportunidades de golo para ambas as equipas, mas o Sporting CP foi superior e por isso mereceu vencer”.

Quanto à homenagem pelos 750 jogos de Leão ao peito, João Matos mostrou-se muito sensibilizado e agradeceu o carinho Sportinguista. “Sobre os 750 jogos é um orgulho muito grande, 750 jogos no Sporting CP maior orgulho ainda, no Clube do meu coração, o maior Clube do Mundo, ao mais alto nível, sempre a lutar por campeonatos, a lutar por Champions. 750 jogos ao mais alto nível é ainda uma marca mais bonita e sinto-me muito orgulhoso, feliz e agradecer ao Sporting CP pela homenagem”.

João Matos falou ainda da importância do papel dos Sportinguistas na bancada, mais uma vez, esta terça-feira e deixou o apelo para mais uma grande casa, já esta quarta-feira.

“Repito-me na importância que os adeptos têm, porque elevam o nosso nível, o nosso rendimento, porque a verdade é essa. Eles puxam por nós. Damos essa ‘gota extra’ por essa chama que eles nos passam. Somos felizardos por termos a casa composta como temos. É fantástico jogar no Pavilhão João Rocha, jogar com a casa assim cheia com os adeptos a puxarem por nós e são parte integrante do nosso sucesso. Contamos também com os Sportinguistas amanhã, é um jogo importante, ficar com seis pontos é extremamente importante".

Fizemos um jogo muito competente contra uma boa equipa que tem excelentes jogadores, mas nós fomos melhor equipa, entrámos muito bem no jogo com o golo do Merlim. Depois soubemos bem aproveitar os erros deles para dilatar o marcador.

O comentadeiro colega do catita é mais lampião do que ele…

Primeiro objetivo cumprido, frente ao adversário mais forte do grupo.

Zicky é um planeta à parte. O Paçó ainda me parece fora dela, precisa de recuperar a forma da época passada.

Continuo a achar que faltam alas desequilibradores, para ontem, nesta equipa. Já muito e de forma exímia, faz o Merlim no alto dos seus 38 anos, hoje com mais um saco ao seu estilo trademark, à abrir o jogo.

O braguilha nunca na vida ganha a estes belgas, muito admirado ficarei se conseguirem sacar um empate que seja.

Agora vencer os restantes jogos, sem deixar margem para quaisquer dúvidas.

SL

Quem jogou muito ontem foi o Pauleta. E vem sempre de lesões. Que velocidade no jogo, a ganhar faltas. Muito forte.

2 Curtiram

:tv:

• Canal 11

Eu não gostei muito do jogo, a equipa é muito pesadona nas alas. O Pauleta bem tenta.

Não sei mesmo que jogo as pessoas vêem. Um jogo super competente da nossa parte, contra uma equipa super bem trabalhada, com valores individuais. A par de Braga, foi um jogo muito inteligente da nossa parte.

8 Curtiram

Estamos a voltar ao nosso nível. Vi só a primeira parte e achei que estivemos muito bem, parecíamos estar sempre mais perto do 3 a 0 do que eles do 2 a 1 por isso não me surpreende que tenha acabado 4 a 1. E não percebo as críticas constantes ao Allan. Até pode ter falhas ainda mas em 11 jogos leva 9 golos e 1 assistência, sendo que dois dos golos foram na Champions. Honestamente, não percebo o que as pessoas querem mais de uma pessoa que leva 4 meses na equipa. Temos um excelente leque de pivôs!

1 Curtiu

O problema é que a malta criou um ódio de estimação ao Allan, pelo seu físico.

Quando ele já está fisicamente como estava no Braga e se o virem ao vivo verão que o rapaz nem gordo está, mas pronto.

2 Curtiram

Eu tenho esperanças no Allan, ele não deixou de jogar porque mudou-se para cá, de certeza que se está a adaptar ao novo Clube, aos novos companheiros, às novas dinâmicas, mas vai lá chegar. O Dieguinho no primeiro ano também acho que não correu bem e depois foi o que se viu. É dar tempo e continuar a apoiar o jogador.

Normal que a equipa recupere e responda bem. Tem o melhor treinador do Mundo…

Agora é óbvio para todos que este plantel é extremamente curto. Não em quantidade de jogadores, mas na qualidade dos seu 5 titulares. Neste momento, só o melhor pivot é de topo e jogaria em qualquer equipa. Nas outras posições, os rabolhos têm melhor que nós. E o panelinhas, não fica muito longe. Precisamos de, pelo menos, um ala e um fixo de qualidade acima da média para pensar em ganhar a Champions. E, numa eliminatória à melhor de 3 jogos contra panelas ou panelinhas, no playoff, vejo ali facilmente um Sporting Vintage acontecer.

É nos bons momentos que este alerta tem de ser feito.

2 Curtiram

Não acho que os rabolhos tenham melhor jogadores que nós podem ter um plantel mais extenso, mas nós temos equipa para lhes fazer frente. Jogadores como o Paço, Merlim, Sokolov, Taynan, Pauleta e mesmo o Allan, são jogadores de inegável qualidade. E o Diogo Santos está a fazer o seu percurso.
Uma coisa é termos planteis mais fracos que em épocas anteriores, outra completamente diferente é não termos plantel para lutar de igual para igual com qualquer equipa em Portugal.

Quem é que tu vês do outro lado, melhores que os nossos? Amigo, não vejo 1. Talvez o Arthur melhor que o Taynan, em termos individuais, etc. Mas o Taynan dá-lhe 10-0 na inteligência a jogar Futsal. E de resto?

1 Curtiu

Gugiel, e Coelho são melhores que o Henrique e o Tomás (embora o Tomás vá ser melhor que o Coelho, se quiser). Para além do já mencionado Arthur, que é melhor que o Taynan. O Merlim, foi efetivamente um dos melhores da história, ainda saca grandes coelhos da cartola mas, no geral, na minha opinião, não é superior ao Chishkala.

Agora, claro. O Nuno Dias é muito melhor que o ‘melhor treinador do Mundo’, do qual não sei o nome.

Não concordo nada. Diz-me onde é que o Coelho, seja agora, seja no passado quando se destacou e foi para Espanha, foi ou é melhor que este Tomás, que arrebata pivot’s, que equilibra a nossa equipa e que ganhou um pendor ofensivo incrível. O homem faz tudo em campo, tudo. O Gugiel e o Henrique… muito mesmo patamar. Se um Gugiel n dá títulos aos rabolhos que vão investindo anos e anos, é pq n é bom, e nem é melhor que o Henrique. A meu ver, são semelhantes. O Merlim é o melhor jogador do Mundo, em espaço curto e a criar desequilíbrios no Mundo, por isso o russo nem se aproxima.

4 Curtiram