Futsal Masculino - Época 2023/2024 - Vencedores da Taça da Liga e TETRACAMPEÕES - Parte 1

Bem. É ele que sofre os dois golos, mas não comprometeu. Houve uma situação em que o adversário estava am 5/4 e ele captou a bola e não foi rápido a tentar o pontapé longo para a baliza deserta, coisa que o Guitta fazia amiude. Creio ser a unica coisa a apontar-lhe. Demonstrou tambem ter um bom remate, espero que o use mais vezes quando subir. O Guitta subia bem mais. No global, do que vi, não desgostei. Sofre um golo de penalty, nada a dizer, e no primeiro golo do Torrense, trata-se de uma boa jogada individual, não consigo culpa-lo nem a nenhum dos nossos em particular. Há um miudo que tentou ainda interceptar o remate do adversário, mas estava a fazer o movimento contrário, não conseguiu.
Defensivamente a nossa equipa esteve abaixo do que se exige a um campeão. Más recuperações, permitimos os gajos trocarem a bola um pouco à vontade. Mas é o primeiro jogo da temporada, muita coisa irá melhorar,

3 Curtiram

O investimento que está a fazer no Torreense é enorme. Está a investir forte no futebol e nas modalidades (futsal à cabeça). Além disso criou campos para a formação e investiu nos sub-23.

Fala-se por Torres Vedras (não sei se corretamente) que o objetivo é conseguir meter o clube na 1 liga. Mas para já não está a começar bem o campeonato… mudaram agora de diretor técnico e tudo

1 Curtiu

O Oeste tem tanto potencial, tem neste momento, um crescimento demográfico, e essa visão/estratégia são acertadissimas, e o Torreense já vem dando saltos incríveis de competitividade e crescimento. Quer e vai ter o Torreense na 1@ Liga a breve trecho, pq não me parece que o investimento (pensado sim) vá abrandar

O João Tomás, pelo que sei, não aceitou nem acatou algumas ordens, e foi andando. Relativamente ao vizinho Mafra, neste momento ficaram nas mãos dos dinamarqueses e isso ou pode dar só um satélite dos mesmos ou pode dar também algum salto de exigência e ambição

2 Curtiram

Normal. As cidades cresceram imenso e há potencial humano para crescer mais.
Tenho amigos meus que foram residir para o concelho de Mafra e estão super bem lá.

Não sou teu amigo pessoal, mas também o fiz há um ano e foi das melhores decisões q tomei na minha vida. E era uma zona q eu desconhecia totalmente, nem era zona de passeio para mim nem de visita. Foi uma mudança random mas q me correu muito bem

Já o Caldas por exemplo tem tentado fzr o seu caminho, mas n me parece q vá sair da Liga 3 tão cedo

1 Curtiu

Parece-me que o Mafra esta a perder um bocado aquela “tesao” que se via, nao me admiro se o Torreense tivesse sucesso mais rapido. Do pouco que vou lendo.
Ja agora, o que e a Agriloja e quem e o dono? Desculpem o off topic. Aqui e dificil ler essas noticias sem pagar e nao vou assinar pasquins so pq sim… :smile:

É uma marca dedicada a tudo o q rodeia o mundo da agricultura e todas as vertentes da mesma, assim por alto

Tem qse um monopólio de muita coisa. E já tem lojas franchisadas. Pertence ao grupo Agris

Relativamente ao representante deste investidor na SAD, creio q seja o Bruno Vitorino. Relativamente ao CEO, desconheço quem seja

Dos playoffs em Espanha, que fui vendo a espaços e agora este jogo não é mesmo um tipo de guarda redes que aprecie, parece-me algo “frágil” não é um guarda redes que encha a baliza…

Dito pela namorada do Bernardo ao meu colega de bancada. COVID já não é o mesmo, mas ataca.

O próprio está na direção do Torreense. Nuno Carvalho é presidente do conselho de administração do grupo Agris.
Do que fui falando com pessoas da zona o objetivo é sim chegar à 1ª liga no futebol mas não necessariamente já para este ano, a ideia inicial sempre foi de ganhar estofo na 2ª liga durante 2/3 anos no mínimo e depois tentar subir.
Quanto ao futsal o objetivo é ir aos playoffs já este ano.

1 Curtiu

respondendo à 2a pergunta referente à 2a foto > sim, é o Rafa Félix que está de costas, ainda de muletas, está a falar com o Alípio Matos que acho que é o responsável pelo futsal do Torreense

não tenho bem a certeza do que vou dizer, mas acho que foi o Alípio Matos quem “descobriu” o Rafa Félix há 2 anos e tal no futsal brasileiro e trouxe-o para cá para o futsal português

neste aspeto, há que reconhecer a grande capacidade que o Alípio Matos tem e sempre teve de há muitos anos a esta parte de trazer futsalistas brasileiros pouco conhecidos, sem grande estatuto lá, “baratos” e em alguns casos vindos mesmo dos campeonatos estaduais ( não vêm da liga nacional ) do futsal brasileiro para o futsal português e que depois cá conseguem tornar-se grandes futsalistas, têm grande sucesso e passam a ser conhecidos,
assim de repente lembrei-me também dos casos do Caio Japa e do Marcelinho que ele trouxe para aquele super Belenenses há mais ou menos 15 anos atrás e que depois, algumas épocas mais tarde, viriam para o Sporting e teriam o percurso que todos conhecem

o Alípio Matos a maior parte das vezes com poucos recursos mesmo assim tem “olho” para conseguir ir buscar bons jogadores lá ao futsal brasileiro

no Torreense ainda lá ficou o Geovany que é um ala destro muito interessante, com muito potencial e por isso deverá ser acompanhado esta época com alguma atenção,
tal como o Rafa Félix também esteve há 1 ano e pouco atrás na Seleção Brasileira Universitária e foi Campeão Mundial Universitário cá em Portugal,
penso que tenha sido mais um talento “descoberto” pelo Alípio Matos, embora ele já jogasse numa equipa que jogava na principal liga brasileira de futsal

Isto da Agriloja é mais uma vez um empresário que investe num clube, passados alguns anos chateia-se com aquilo e lá vai o clube descer 4 divisões e acabar cheio de dívidas. Pode ser que não, mas o historial tem sido este

3 Curtiram

Em relação ao Rafa Félix não foi o Alípio que o descobriu, ele já jogava no Torreense desde 2021/2022. O Alípio só entrou para o Torreense na época passada.

Em relação ao Geovanny embora lhe reconheça uma boa capacidade de desequilíbrio no 1 para 1, ele não esteve na Seleção Brasileira Universitária que foi Campeã Mundial.

1 Curtiu

O VELHO HÁBITO DE GANHAR

Por Sporting CP
16 Ago, 2023

FUTSAL

Futsal vence mais uma edição do Troféu Stromp, com triunfo frente ao SCU Torreense por 3-2

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal venceu mais uma edição do Troféu Stromp, num jogo que serviu de apresentação dos Tricampeões Nacionais aos Sportinguistas, frente ao Sport Clube União Torreense, com um triunfo por 3-2. A equipa de Nuno Dias com três reforços, Henrique Rafagin, Taynan e Rafa Félix [este último, a recuperar de lesão, ainda não pode dar o contributo à equipa], mostrou-se pela primeira vez aos Sportinguistas, com o regresso de Wesley França após empréstimo ao CR Leões de Porto Salvo, a promoção de Tiago Macedo, que estava nos sub-19, mas ainda sem Bernardo Paçó, em processo de recuperação, que não pôde comparecer na apresentação da equipa.

Antes do jogo, o técnico Nuno Dias e o capitão João Matos deram as boas-vindas à época para os Sportinguistas, com o capitão a ser o primeiro a usar a palavra. “Boa noite família. Muito obrigado por estarem presentes. Começa hoje para todos nós uma nova temporada. Obrigado a todos pelo apoio constante, ano após ano, em qualquer ponto do Mundo. Somos diferentes e únicos. Desde já, prometer-vos recuperar os títulos perdidos na época passada, com muito compromisso, com muita atitude, com muita garra, aquilo que nos caracteriza, aquilo que é a nossa identidade. Todos juntos, vamos conquistar os nossos objectivos”.

Já Nuno Dias referiu. “Está a iniciar-se a nova época desportiva e o que podemos dizer é que, à imagem do que somos e do que construímos ao longo dos anos, conseguir recuperar os troféus que faltam aqui [Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões]. Contem com o nosso empenho e nós vamos contar com o vosso apoio, cada vez mais".

Quanto ao jogo de mais uma edição do Troféu Stromp, que honra figura de grande relevo do ecletismo Leonino, com menos de dois minutos jogados, um bom trabalho na ala de Pany Varela na ala quase dava golo, com o remate de Zicky, na área, a ser defendido pelo guarda-redes da equipa de Torres Vedras.

Com pouco mais de sete minutos jogados, Gonçalo Portugal avançou com a bola e fez uma assistência desviada com sucesso por Taynan, que marcou o primeiro golo da pré-época, num toque perto da baliza do SCU Torrense. Taynan que quase bisou, pouco depois, num forte remate na ala para defesa do guardião dos visitantes, num muito bom regresso do ala ao Sporting CP.

Ainda mais perto do golo ficou Pauleta, já dentro dos últimos dez minutos de jogo, num remate à trave, após recuperar a bola em zona alta. A mesma receita produziu resultados mais eficazes a cerca de sete minutos para o intervalo, com Tomás Paçó a conseguir uma recuperação e a bola a ficar à disposição de Panny Varela, que com categoria ‘picou’ a bola sobre o guarda-redes do SCU Torrense para o 2-0. O resultado só não ficou ainda mais dilatado, porque um excelente remate de Wesley encontrou o poste da baliza da equipa recém-promovida ao principal campeonato da modalidade. O SCU Torrense só teve oportunidade de se mostrar no ataque através de um remate de São Pedro ao poste da baliza de Gonçalo Portugal, num jogo inteiramente dominado pelos tricampeões nacionais e nos quais já foi bem notória a intensidade do conjunto orientado por Nuno Dias.

O segundo tempo começou muito bem para o Sporting CP, que numa bola parada aumentou para 3-0, num chamado lance de laboratório. A combinação na bola parada entre Taynan e Cavinato resultou em mais um golo dos tricampeões nacionais, que continuaram a evidenciar supremacia. Na baliza, Henrique Rafagnin não se mostrava apenas um guarda-redes atento quando chamado a intervir, como testou, também, o remate de longe, uma das imagens de marca do reforço, com perigo para a baliza da equipa de Torres Vedras. SCU Torreense que foi uma equipa bem mais atrevida ofensivamente no segundo tempo e premiada com um golo, de contra-ataque, finalizado por Miranda, com cerca de metade da segunda parte jogada.

O jogo na segunda parte teve menos velocidade - o ritmo da formação de Nuno Dias baixou um pouco – muito natural atendendo à fase da pré-época e o SCU Torrense teve um remate ao poste – desvio decisivo de Rafagnin a evitar que o marcador ficasse na diferença mínima, em que acabaria por ficar, com São Pedro a fazer, de grande penalidade o 3-2, a cerca de um minuto para o final . Foi uma vitória sem contestação do Sporting CP, com uma exibição dentro dos parâmetros que definem este conjunto Leonino: alma, raça, seriedade e bons apontamentos individuais e colectivos do conjunto orientado por Nuno Dias.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Abel Vaz, Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky, Hugo Neves, Wesley França, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Diego Cavinato, Pany Varela, Tiago Macedo, Francisco Soares [GR], Alex Merlim, Taynan e Henrique Rafagnin [GR]

NUNO DIAS: “CONSEGUIMOS FAZER ALGUMAS COISAS GIRAS”

Por Sporting CP
17 Ago, 2023

FUTSAL

Treinador satisfeito com a resposta da equipa no Troféu Stromp

Após a conquista de mais um Troféu Stromp, Nuno Dias começou por realçar a grande presença de Sportinguistas na apresentação da equipa principal de futsal aos Sócios e adeptos Leoninos. “Atendendo a que estamos numa fase de férias e em que as pessoas estão na praia, por um lado não esperava, mas por outro esperamos sempre, porque as pessoas nos habituaram a estas casas, habituaram-nos a apoiar, a estarem sempre presentes e, ao marcarem presença desta forma, é uma maneira de entendermos que eles gostam de nós, e nós, como é apanágio da nossa equipa, fazemos tudo o que estiver ao nosso alcance para conseguimos bons desempenhos”.

Depois, Nuno Dias explicou alguns dos aspectos de que mais gostou no jogo frente ao SCU Torreense. “Eu olho para o Wesley e para o Taynan e parece que nunca saíram do Sporting CP. Estão perfeitamente integrados, perfeitamente adaptados. Estiveram cá alguns anos, mais o Taynan, o Wesley nem tanto, mas é conhecedor do que é a nossa exigência, o nosso trabalho, a nossa forma de estar. Gostei bastante disso. Também o Henrique [Rafagnin] teve boa prestação e está de parabéns. Teve algumas situações difíceis, que conseguiu resolver bem a nosso favor. Dentro daquilo que treinámos, conseguimos algumas coisas ‘giras’. Um golo surgiu de uma subida do Gonçalo [Portugal], outro de uma boa pressão na primeira linha defensiva, outro de bola parada e de uma situação que já fazíamos tantas vezes com o Cavinato. Nas tarefas defensivas também houve bons comportamentos e essas foram as coisas de que eu gostei mais”, disse o treinador dos Tricampeões Nacionais.

Pany Varela, marcador do segundo golo do Sporting CP no triunfo por 3-2 frente ao SCU Torreense, também fez a leitura ao encontro. “Já estávamos com saudades da nossa casa tão bem composta, com pessoas que gostam tanto de nós e nós tentamos retribuir o máximo possível. Sabemos que estamos numa fase da época em que as coisas ainda não estão bem oleadas, mas era importante manter em casa o Troféu Stromp, que foi o que acabámos por fazer, e os nossos adeptos, como sempre, deixaram uma imagem daquilo que eles são todos os fins-de-semana”, avaliou.

Quanto às primeiras semanas de pré-época, Pany Varela fez um balanço muito positivo: “Esta fase está a ser boa para entrosar e procurar a melhor forma física porque sabemos que aquilo que importa, realmente, é a Supertaça. Mas sendo nós o Sporting CP, todos os jogos, mesmo os que têm carácter amigável, são para vencer, porque a vencer preparamo-nos sempre muito melhor”.

Pany Varela é um dos jogadores com mais anos de casa e referiu-se ainda com satisfação à forma como os reforços estão a ser integrados no plantel Leonino. “Os que já cá estiveram e os que chegam sentem-se em casa, certamente. Eles foram recebidos de braços abertos e estamos aqui para trabalhar no duro para depois apresentar o ADN Sporting, que é competir sempre no limite para vencer”.

Pany Varela deixou ainda uma mensagem aos Sportinguistas. “Continuamos com ‘fome’, com vontade de ter o nosso pavilhão cheio, o nosso e aqueles onde vamos jogar cheios com o apoio deles. Nós, tudo faremos para retribuir da melhor forma, que é com vitórias”.

Taynan, que marcou o primeiro golo da equipa leonina frente ao SCU Torreense também fez a análise à partida e mostrou-se feliz pelo primeiro jogo no pavilhão João Rocha, desde o regresso ao Sporting CP. “Foi magnífico, foi como se tivesse sido a primeira vez em que estive aqui [Pavilhão João Rocha]. Não há nada melhor do que o pavilhão lotado, estava com muitas saudades disso e marcar é consequência do trabalho. Tenho trabalhado muito e espero conquistar todos os objectivos este ano, chegar ao final da temporada com toda a gente feliz”.

Taynan também mostrou reconhecimento pela boa afluência de Sportinguistas na noite desta quarta-feira no Pavilhão João Rocha e deixou uma mensagem aos adeptos: “O grupo está bem, unido, está focado e a trabalhar bastante. Mantemos o nosso legado que é sempre o de dar o máximo e vamos estar preparados para a época que aí vem”.

As assistências no jogo de apresentação costumam ser boas? Ontem pareceu-me estar muito bem composto o pavilhão.

Com tanta gente como ontem nunca aconteceu num Troféu Stromp… Arriscaria umas 1800 ou mais…

Vai ser uma época muito difícil. Que o Zicky finalmente consiga ter uma época sem lesões.

Não sei se estavam tantos, mas ainda bem pode significar que a oferta da Gamebox Ecletic está a funcionar para trazer pessoas ao pavilhão agora é ver como vai ser durante a época.

Com comentários do tipo ‘vamos ver o que dá para fazer esta epoca’, preparamos para a perda de hegemonia também aqui como se fosse algo natural e sem responsáveis…

É assim o ‘nosso’ ADN.