Futsal Masculino - Época 2023/2024 - Vencedores da Taça da Liga e TETRACAMPEÕES - Parte 1

Não me referia a nenhuma notícia em particular. Estava só a comentar o rumor ou o pseudo-rumor dos últimos dias, de uma possível ida do Guitta para a rabolhagem.

ainda relativamente à pergunta ( em jeito de ‘dica’ ) que o ‘Sporting Tático’ fez no comentário que publicou há uns dias atrás e que foi colocado aqui no Tópico

assim de repente a minha interpretação do que eles disseram levaria-me a apontar o Allan Guilherme como o jogador a quem eles estão a referir-se,
mas como já tinha dito aqui no Tópico, por várias razões, não acredito lá muito que ele venha já agora em Janeiro a meio da época, acredito mais que ele venha antes no final desta época

se for assim, fica mais difícil de tentar advinhar quem será o jogador a quem eles estão a referir-se

para vir agora em Janeiro, há grandes possibilidades que venha do futsal brasileiro porque lá termina a época por esta altura ( hoje joga-se a Final ( esta época pela primeira vez é a um só jogo ) dos Playoffs da Liga Brasileira de Futsal ) e muitos jogadores acabam contrato com os clubes deles agora no final de Dezembro

querem ver que, juntamente com o Tatinho, também vem para cá o Charuto
o Gustavo Muñana, há uns tempos atrás, quando publicou um comentário sobre o Sporting querer ir buscar a breve prazo um pivô falou nos nomes do Allan Guilherme e do Charuto,
na altura interpretei esse comentário dele que vinha um ou o outro, não interpretei que poderiam vir os dois, mas agora com este comentário enigmático do ‘Sporting Tático’ já estou com dúvidas

um ala não deve ser porque já vem o Tatinho,
um fixo também não deverá ser porque tudo indica que o Rafa Félix já vai poder jogar e ajudar a equipa nesta 2a metade da época ( um bocado lá mais para a frente )
um guarda-redes também duvido muito que seja, não estou a ver o Sporting a ter 2 guarda-redes NFL, só poderá entrar no plantel um novo guarda-redes NFL quando o Henrique sair
portanto esse jogador a quem eles se referem só poderá ser um pivô > a tendência, por tudo o que se tem falado, era que fosse o Allan Guilherme, mas parece-me pouco provável, será que é o Charuto ? também seria uma contratação com lógica porque de há umas épocas para cá é claramente o melhor pivô do futsal brasileiro

vamos esperar para ver quem será ( como eles aconselham )

agora, outro assunto

só agora vou falar sobre isto porque também só agora consegui ver o jogo da nossa equipa da semana passada contra o Fundão,
a propósito do jogo só dizer que o 4° golo do Sporting é qualquer coisa de muito bom, canto muito bem trabalhado e executado perto da perfeição, Merlim com aquela ‘pisada’ para trás ( pareceu um toque de magia ) para o João Matos enganou e por isso tirou de uma só vez 3 jogadores do Fundão da jogada e permitiu que o João Matos passasse à vontade para o Tomás Paçó que ficou sozinho na área e só precisasse de encostar para marcar o golo, que jogada linda, coitados dos jogadores do Fundão ficaram todos trocados, já só a viram lá dentro

mas o principal facto que gostaria de referir relativamente ao último jogo da nossa equipa foi a estreia do Rafael Correia pela equipa principal,
ele só jogou um minuto e poucos segundos no final, mas gostei de ver um guarda-redes da nossa Formação com aquele perfil, pareceu ter características físicas muito interessantes para esta posição específica > altura média/alta, deve ter mais ou menos 1,80 m, encorpado, robusto, enquadra-se naquilo que aprecio ver num guarda-redes de futsal, não deu para ver muito bem foi as capacidades técnicas dele tanto na baliza como com a bola nos pés

já conhecia ( pouco ) o Rafael Correia, a única referência que tinha dele era que sabia que ele defende muito bem penaltis porque no único jogo que tinha visto dele foi há duas épocas atrás, quando ele ainda era Juvenil de 2° ano, no 1° Jogo da Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Juvenis em que a nossa equipa de juvenis ganhou fora contra os vermelhos nos penaltis,
o guarda-redes que jogou o jogo todo foi o Kiko, mas nos penaltis o Treinador da nossa equipa decidiu trocar de guarda-redes ( em boa hora ) e lembro-me que o Rafael Correia defendeu um ou dois penaltis e com essas defesas contribuiu decisivamente para que a nossa equipa tivesse ganho esse jogo

na teoria, para mim, ele seria o 3° guarda-redes da nossa equipa de juniores esta época, não costuma ir às Seleções Nacionais Jovens,
no entanto por vezes acontecem casos improváveis e jogadores que nos escalões mais baixos não se destacam tanto e só aparecem melhor nos escalões mais velhos porque evoluem mais tarde, quem sabe se este não será um desses casos, poderemos ter aqui uma bela surpresa

vamos ver como ele evolui,
parabéns miúdo por teres jogado pela primeira vez pela nossa equipa principal, agora é dar continuidade e não abrandar

3 Curtiram

há uns dias atrás, referi aqui no Tópico o Willian como pondendo ser uma das melhores opções para guarda-redes NFL para vir para o Sporting,
mas afinal já não vale a pena considerá-lo porque acabaram de dizer ( e ele confirmou ) no final da transmissão da Final dos Playoffs da Liga Brasileira de Futsal que ele vai sair do Joinville e vai para o futsal russo > menos uma muito boa opção

já agora dizer que o Atlântico ( finalmente ) ganhou a Liga Brasileira de Futsal e foi campeão, depois de várias vezes ter estado perto
esta época foram claramente a melhor equipa brasileira, a que teve mais qualidade, investiram muito para conseguirem ir buscar grandes jogadores > aqueles que mais gosto e que seriam os mais interessantes para virem para o Sporting são : o ala destro o João Vitor também conhecido por ‘Neguinho’ e o pivô destro o Kauê Oliveira ( que já tinha sido campeão na época anterior pelo Corinthians, portanto é bi-campeão ), no entanto este pelo que já se sabe vem agora em Janeiro para o futsal europeu, vem para a Liga Espanhola, vai jogar no Córdoba

Creio que o Neguinho pertence ao Palma mas posso estar enganado. Será dificil saca-lo se assim for.
Curioso para quem virá com o Tatinho em Janeiro. Continuo a acreditar que será o Allan com a cedência do Sokolov ou do Neves.

Um pormenor é que a contratação do Tatinho estava na mesa ainda antes da saída imprevista do Cavinato, portanto poderá fazer sentido entrar mais um ala na mesma.

Dito isso, ficam muitos NFL no plantel…

Não sei conta para alguma coisa mas o Allan Guilherme segue o Nuno Dias, os irmãos paço e o Tático no instagram. Não sei se já seguia antes no entanto. Se não seguia pode significar alguma coisa.

1 Curtiu

E segue o Tiago Varanda e o RPA

1 Curtiu

Estou no Google a pesquisar se é possível haver fumo sem fogo :smirk:

1 Curtiu

A ir alguém em troca, espero que não seja o Neves… :crossed_fingers:

No máximo que seja por empréstimo

Sokolov precisa de algo mais, mas e óptimo jogador, so ia buscar o allan guilherme no final da epoca e o sokolov ficava como um jogador mais movel para o ano, precisamos e de um guarda redes de topo algo que não temos

que craque que ele é, já acompanho o percurso dele há algum tempo > desde que ele começou-se a destacar no Corinthians ainda muito novo, depois seguiu-se a natural transferência para o futsal europeu, confesso que fiquei um bocado surpreendido dele não ter ‘pegado’ à primeira no Palma, não correu lá muito bem a experiência mas ele ainda tem tempo para se afirmar no futsal europeu, teve de dar “um passo atrás” > voltar para o futsal brasileiro para sentir-se novamente importante e demonstrar a sua muita qualidade para num futuro próximo “dar dois passos à frente” > vir outra vez para o futsal europeu e fazer o que ele faz muito bem lá também aqui

não tenho a certeza disto que vou dizer ( e até vai contra aquilo que seria mais lógico > ele ainda ser jogador do Palma e estar só emprestado ) mas penso que ele já não pertence ao Palma

um jogador que é apontado desde muito novo que seria muito bom no futuro, foi colega de Seleção Brasileira Jovem do “nosso” Wesley,
ele agora lá no Atlântico ( a propósito foi ele que marcou o golo que lhes deu hoje o título de campeões brasileiros a poucos segundos do fim do jogo ) joga mais a fixo, mas onde eu acho que ele rende mais é na ala esquerda porque foi nessa posição que ele jogou pela Seleção Brasileira Principal nos jogos da última Copa América em Janeiro de 2022 e confesso que fiquei impressionado com as prestações dele

na minha opinião seria um jogador a equacionar trazer para cá quando for altura de substituir o “nosso” mago Merlim

ficaremos com muitos jogadores NFL é capaz de ser verdade, mas se formos a ver bem alguns não serão indiscutíveis >
o Henrique, para mim, aquelas prestações dele no início da época foram um bocado “traumáticas”, fiquei com uma impressão negativa dele e acaba por ser difícil esquecer e mais do que isso a meu ver não tem o perfil principalmente físico que eu gostaria de ver no guarda-redes do Sporting > é muito estreito, “fininho” e ao nível dos apoios tem sido insuficiente, outra das debilidades dele é as saídas da baliza para ( não ) fazer as “manchas”

o Rafa Félix poderá ser uma ajuda lá mais para a frente da época, mas ainda vai levar algum tempo até estar “no ponto”, precisará de ganhar confiança pois esteve muito tempo parado ou sem jogar e depois ainda de adquirir o ritmo exigido

o Sokolov, eu pessoalmente aprecio o jogador e o perfil que ele tem para aquela posição específica ( salvo as devidas distâncias faz-me lembrar o “nosso” Fortino ), mas tem de melhorar rapidamente, demostrar mais rendimento e tornar-se mais importante na equipa

portanto fazendo bem as contas, dos jogadores NFL da nossa equipa só o Merlim e o Taynan são verdadeiramente imprescindíveis

e os que vão chegar também não é muito previsível que venham a ser logo muito importantes de imediato, é preciso dar-lhes algum tempo e espaço para se adaptarem a esta nova e muito mais exigente realidade, mas depois disso acredito que vão conseguir lá chegar

1 Curtiu

já agora, só corrigir uma coisa que disse aqui no Tópico nos últimos dias ( porque não gosto de induzir ninguém em erro )

provavelmente o Guitta já deve ter resolvido as divergências que teve com o Marquinhos Xavier porque hoje ele voltou a jogar pela Seleção Brasileira no jogo de preparação que eles jogaram contra a Costa Rica,
jogou o Roncaglio na 1a parte e o Guitta na 2a parte,
mas tenho ideia que o Guitta já não jogava pela Seleção Brasileira há muito tempo > talvez desde a Copa América em Janeiro de 2022

mas afinal, ao contrário daquilo que tinha dito aqui no Tópico ( era a ideia que tinha ), ele voltou a jogar pela ‘Canarinha’ com o atual selecionador deles

fica feita a retificação

O Neves não concordo… É o nosso 3o pivot e está muito bem nessa hierarquia. A quererem despachar alguém que seja o Sokolov…

Tive de ler 3 vezes para ver se comparaste mesmo o Sokolov ao Fortino… :see_no_evil::see_no_evil:

Fortino, se leste, não ligues… Foi engano…

1 Curtiu

O Neguinho tem contrato com o Palma até 2025, por isso o mais provável é ser reintegrado agora em Janeiro.

provavelmente estive mal em dizer que o Sokolov me fazia lembrar o Fortino e não ter desenvolvido em que sentido ou não ter referido em que aspeto específico

mas dizer que a minha intenção não era bem comparar os dois, era mais referir que o Sokolov a mim dá-me “ares” de Fortino, principalmente pelas características físicas acho que têm algumas semelhanças > são altos, longilíneos, esquerdinos, ocupam a mesma posição na quadra,
agora, claro que ao dia de hoje a qualidade atual do Sokolov não é comparável à qualidade do Fortino quando estava no auge da sua carreira ( mesmo assim nós aqui no Sporting já não apanhámos essa fase, a melhor fase dele foi quando ganhou o Europeu e portanto foi campeão europeu de seleções com a Seleção Italiana, uns anos antes de vir para o Sporting, mas mesmo depois no Sporting esteve muito bem, só já não se mexia era muito, já estava com pouca dinâmica e mobilidade, mas a qualidade estava lá toda e mesmo assim ainda fez grandes prestações e muitos golos )

o Fortino era melhor em termos técnicos, era mais competitivo, tinha mais intensidade e a nível de dinâmica e mobilidade são parecidos ( o que não abona muito a favor do Sokolov pois ele veio para cá ainda relativamente jovem, logo ter pouca velocidade não se percebe lá muito bem, enquanto que o Fortino já veio com 30 e muitos anos, possivelmente já na fase descendente da carreira dele e aí já se entende melhor a pouca velocidade )

agora, isto que disse não invalida que tenho a convicção que o Sokolov tem um perfil adequado e que gosto de ver na posição específica de pivô, ele tem muita coisa que é importante um pivô ter,
agora, falta é ser mais trabalhado para melhorar em outros aspetos onde ele ainda não está tão bem, como ainda é relativamente novo acho que tem tempo para que esse trabalho seja feito, não acredito que o Sporting depois do investimento significativo que fez para trazê-lo para cá vai já “desistir” dele, mas é só a minha sensação

Fortino o nosso Robocop :green_heart:

2 Curtiram