Futsal Feminino - Época 2022/2023

Isso não vejo nada muito grave e parece que estamos a falar de escalões diferentes.

Pior é uma equipa profissional do Sporting ir jogar ao Centro ou Norte do país e terem de ser os sportinguistas com possibilidades dessas regiões a orientar as estadias e refeições às equipas.

Foi tudo mau? Não. Alguns jogadores do Futsal e Hóquei “beberam” o verdadeiro sportinguismo e isso foi crucial para anos seguintes de maior investimento mas em que os nossos jogadores defendiam o Sporting como verdadeiros leões.

Hoje em dia continuam a frequentar determinados sítios sempre que existem vitórias importantes mas não por necessidade e sim por respeito aos leões que nos tempos difíceis de estrada estiveram sempre lá para os apoiar.

No futsal feminino, o amadorismo começa de cima. Na FPF. Portugal esteve presente no podium em todos os europeus. Vai estar certamente presente no primeiro mundial da modalidade, do qual é campeão do mundo universitário. O Benfica, já foi vice campeão europeu e o Nun’Alvares já ganhou a taça das taças. Em 2016, quando nós entramos no Futebol, havia 3 vezes mais jogadoras de futsal. Agora, são metade do futebol, mas não é o que está em causa. Não vês o futsal receber meio milhão de euros para os clubes da primeira divisão fomentarem a modalidade. Será que por não ser um desporto negócio não tem que ter o mesmo apoio?
Muitas vezes se fala porque é que o Sporting não investe mais. É simples, porque não pode devido a esse amadorismo. Quando se chega ao ponto de 75% das jogadoras do tetracampeão e mesmo da seleção terem que treinar às 20 ou 21.00 por terem os seus empregos, pois não podem viver do futsal e veres jogadoras de futebol que apesar de não ganharem nada a nível internacional, ganharem num mês, o que elas ganham num ano.
Enquanto não houver uma mudança de geração, ou de política desportiva da FPF, estamos condenados a ser terceiros. A segunda melhor equipa do Sul. A única coisa que pode alterar isso, seria apostar em 3 ou 4 NFL, profissionais. Pois a nível nacional, ninguém altera a sua vida neste nível de amadorismo e não se vai tornar profissional, não sabendo o dia de amanhã.

Para o ano continua esta secção ou vão continuar a pedir boleia?

Vão ser patrocinados pela Uber. Têm um vendedor de fro sempre disponível para esse facto.

A Ana Azevedo, capita da Seleção Nacional, vai para o Nun’Álvares

1 Curtiu

Márcio Marcelino anunciou a sua saída da equipa

Quando e q anunciam o fecho?

Amanhã na grande entrevista do coiso :nerd_face:

1 Curtiu

Já q n serve para nada mm

https://www.record.pt/futebol/futsal/detalhe/sporting-anuncia-saida-do-treinador-da-equipa-feminina?ref=Ultimas%20Noticias_BlocoUltimas

SL

SPORTING CP E MÁRCIO MARCELINO TERMINAM LIGAÇÃO

Por Sporting CP
15 Jun, 2023

FUTSAL

Técnico orientou Leoas do futsal nas últimas duas épocas

O Sporting Clube de Portugal informa que chegou ao fim a ligação com o treinador Márcio Marcelino, que liderou a equipa principal feminina de futsal em 2021/2022 e 2022/2023.

Após 62 jogos no comando das Leoas ao longo das últimas duas temporadas, o Sporting CP agradece a Márcio Marcelino por toda a Dedicação nesta sua segunda etapa de Leão ao peito - em 2015/2016 já tinha sido treinador-adjunto na mesma equipa - e a quem deseja ainda as maiores felicidades pessoais e profissionais no futuro.

Será o regresso do Pedro Nobre? Ou a Teresa Jordão assume?

É que depois da saída do Pedro Nobre em 2017, nenhum dos que passaram depois dele tem um currículo melhor que o da Teresa Jordão.

Estes crls ainda perceberam que o problema não e de treinador, o nível das jogadoras não dá além do 3 lugar

3 Curtiram

Nem um nem outro.

Sai um treinador que considero não ser o nosso problema.

É obvio que nunca na vida vamos ganhar nada no Feminino, a única hipótese é colocar lá o Nuno Dias.

Sinceramente nem consigo perceber o motivo para existir futsal feminino Senior com o rumo que as coisas tem tido nos últimos anos.

1 Curtiu

Tenho-me questionado também?

Eu optaria pela Teresa Jordão, que é alguém que até já foi campeã nacional por uma equipa de aldeia. Mas não me admiraria se fossem à Póvoa buscar o Bruno, que é a pessoa com o maior currículo no futsal feminino português.

1 Curtiu

Eu já expliquei aqui, qual o grande problema do futsal feminino. Quem é a melhor jogadora portuguesa de sempre? Ana Azevedo. Porque é que ela não sai, nem nunca quis sair do Minho? Porque o futsal feminino não é vantajoso financeiramente para quem nunca foi profissional. Nos últimos cinco anos, tivemos. Norte/Sul, Leninha e Angélica - Benfica. Sul/Norte, Lídia Fortes - Novasemente. Estas transferências nacionais. Depois tivemos passagens internacionais,como por exemplo a Taninha e a Odete, Sul/Norte ou a Ana Alves, Norte/Sul com passagem por Itália. Ou seja se não se optar pelo mercado NFL, devido a esta pouca mobilidade territorial das jogadoras, acontece o que dizes. Como é impossível ir à Luz buscar quem possa acrescentar. O que temos na região sul não vai acrescentar e é como dizes. Muito dificilmente teremos grupo para melhor que as meias finais.

Também não será o Bruno o treinador.

Quanto ao problema do Futsal, eu até posso em parte concordar contigo mas repara… se o problema é a Ana Azevedo não querer sair do minho, porque saio a morgado para o norte? E porque é que tem que estar todas no benfica? O problema é que o Sporting investe pouco na modalidade e com isso tem um plantel ridiculo para o que deveria ser o Sporting. E quando digo ridiculo é andares a treinar por exemplo 3 vezes por semana e andares sempre a perder para as mesmas. E isso não é aceitável no nosso clube. Se é para andar a perder sempre que se acabe isto, porque a culpa obviamente não foi do Marcio, a culpa é de quem não consegue por esta equipa a bater se com as melhores. E sinceramente e com um pouco mais de investimento havia mos conseguir

Concordo. Para mim, tudo se resume a falta de investimento. Para o pouco investimento que temos até acho que fizemos um bom campeonato!
Podíamos ganhar alguma coisa se houvesse interesse por parte de quem manda. Assim mais vale fechar

Falei com uma jogadora, que me disse que apesar de não se falar em fechar, ainda nenhuma jogadora renovou porque não foram abordadas para isso.
Parece que no mês passado o treinador até tinha aceitado renovar por 3 anos mas ninguém sabe porque saiu.