Que comunicação tão fraca a nossa. O zero zero até tem lá supostos reforços nossos mas ninguém diz nada sobre o assunto. Que eu tenha visto “oficial” até agora sobre esta equipa só a renovação da Débora Queiroz e a contratação da Cris que chegou a jogar no Novasemente.
Já é público o primeiro reforço do Sporting CP para o ataque ao Campeonato Nacional de Futsal Feminino nesta temporada 2018/19.
Cristiana Oliveira, ou Cris como é conhecida na gíria, chega de Itália para reforçar o conjunto verde e branco.
A jogadora de 24 anos conta já com um bonito palmarés onde junta um Campeonato Nacional vencido em 2014/15 ao serviço do Novasemente à Supertaça de 2015 também pelo Novasemente, tendo ainda participado em 2 finais da Taça de Portugal mas onde saiu derrotada de ambas.
Cris teve de resto, até ao momento, toda uma carreira de futsal, que começou em 2004 no CPT Alameda Cedro. Seguiu-se o Invicta Futsal e depois os Restauradores Avintenses, aquele que foi o clube onde permaneceu por mais tempo com um total de 6 temporadas. Foi já no decorrer da temporada 2014/15 que se transferiu para o Novasemente para conquistar então este campeonato ao qual agora regressa, tendo ficado em Espinho por 3 temporadas até que na época passada rumou para uma primeira aventura no estrangeiro para representar o Real Statte, equipa que foi grande surpresa, primeiro ao eliminar o favorito Pescara nos quartos de final da Copa, e depois ao eliminar o Montesilvano que tinha acabado de vencer a Copa, nos quartos de Final do Campeonato.
Esta época está assim de regresso a Portugal, para representar o Sporting e tentar ajudar o conjunto leonino a alcançar o primeiro Campeonato Nacional, campeonato este que o Sporting terminou no segundo lugar nas ultimas 3 temporadas e que Cris já sabe o que é conquistar.
O anúncio foi mesmo feito pela própria jogadora na sua conta pessoal do Facebook onde escreveu:
“E será este grande clube que irei representar esta época!
Sporting Clube de Portugal!
Obrigada ao Sporting Clube de Portugal pela confiança
Obrigada ao Mister Carlos Reis e Mister João Correia e toda estrutura!
Quanto a mim, de tudo farei para ajudar o Sporting a conquistar títulos!
Obrigada à minha família por todo o apoio, sem eles nada seria possível!”
Depois do clube ter noticiado a renovação da capitã Débora Queiroz, esta é assim a segunda jogadora do qual é publico que representará o Sporting na próxima temporada, esperando-se assim mais novidades nos próximos dias.
Bem-vinda, Brava Leoa! Que glorifiques o escudo do Leão Rampante, envergando com audaz galhardia, brioso destemor e pundonorosa intrepidez, o mais ínclito, egrégio e preclaro dos jerseys: a mítica, lendária e fabulosa Listada Verde e Branca! :great:
Eu sei que o dinheiro não estica mas se calhar com uma melhor estruturação era possível tirar uns 50 mil euros de alguma modalidade onde já somos muito fortes e não temos grande concorrência, principalmente nalgumas modalidades amadoras e de menor expressão e canalizar esse dinheiro para aqui.
Acho incompreensível como é que deixamos sair jogadoras como a Naty, a Taninha ou a Jenny e não trazemos duas ou três jogadoras que nos façam dar o passo seguinte e ganhar o campeonato. Se calhar com mais 25 mil euros de orçamento chegava para ter uma equipa mais forte que a concorrência.
O problema, passa pelo facto de tirando a Naty e a Joana Meira, termos o melhor disponível no Sul do pais. As do norte devido ao amadorismo da modalidade só saem da sua zona de conforto para ir para fora ganhar bem. Tens casos como este da Cris, que optou pelo Sul porque possivelmente ou é profissional de Futsal ou tem um trabalho precário onde pode arriscar, agora uma Ana Azevedo, uma Carla Vanessa, uma Suka ou uma Junior, mesmo uma Wallace, com clubes competitivos à porta de casa não vão fazer 300 km por um ano ou dois de Futsal, podendo hipotecar o seu futuro fora dele. Uma nota final com 25000€ época, poderias ir buscar uma europeia ou duas sul americanas. Com o euro a 6 reais e os brasileiros sem poder de compra, agora seria uma ótima altura de apostar.
Eu compreendo perfeitamente esta última opinião. Que se bem me lembro, já anteriormente foi aqui explanada…
Só não compreendo é a saída de jogadoras “nucleares”, que poderíamos númerar nas duas últimas épocas. E isso é uma realidade diferente…bem diferente!!
Mas isso quer dizer, que uma modalidade no feminino que estava moribunda, entretanto começou a ressuscitar com mais investimentos e mais equipas para rivalizarem, certo?
O Futsal Feminino tem os dias contados. Portugal não tem capacidade para duas modalidades de bola no pé no feminino. O futebol vai absorvendo as jovens. Nós por exemplo temos jogadoras na equipa B que têm toda a formação no Futsal e teriam lugar de caras no plantel, mas optaram pelo futebol.
Não é só o Sporting. O Futsal Português não pode concorrer com Espanha e Itália. Um pelo que pagam outro pela qualidade do campeonato. Por aquilo que pagam até a Espanha perde jogadoras de topo para Itália e no entanto a qualidade da selecção italiana é pouquíssima.
É premente o Sporting reflectir sobre esta modalidade, que perspectivas tem na mesma, quais os custos alocados à secção e as perspectivas de poder lutar por títulos. E, depois, decidir conforme for melhor.
Por enquanto é competir da melhor forma possível. Eu diria que é mais um ano a cumprir calendário, sem reais objectivos de lutar por títulos.
A Odete acabou por fazer alguns jogos, até porque a Naty esteve lesionado, mas nunca me transmitiu muita confiança. No entanto é jovem e acredito que possa crescer ainda bastante com o acumular de jogos e de minutos.