Futebol Turco

Uma derrota em dois anos com o Porto no campeonato (creio)… não é coisa pouca.

Mas foi há 8 anos isso, e depois q saiu entre escolher mal os clubes e a qualidade do futebol praticado pelas suas equipas, tirando a passagem pela China e talvez aquele primeiro ano na Turquia, sinceramente acho q há uma grande diferença entre o q se escreve sobre o Vitor Pereira e a real qualidade dele.

Neste momento Portugal tem 2 treinadores nas ligas do Top 5 e nenhum deles é nada do outro mundo, tirando o Ruben e o Conceição q outros treinadores podem aspirar a esse patamar? Basta ver os Spurs do Conte e do NES, para tirar algumas conclusões sobre o q se escreve por aí sobre os treinadores tugas.

Eu se amanhã o Amorim saísse daqui n vejo nenhum nome de treinador português q seja satisfatório para o substituir, n é dizer q são maus ou incompetentes, mas há melhores noutras paragens.

O Vítor Pereira devia regressar a Portugal, ao Braga, a Guimarães ou a Famalicão e reconstruir-se a partir daí. Tem acumulado experiências terríveis, precisa de dar uns quantos passos atrás para voltar a dar uns quantos em frente. É um gajo que tem um discurso “interessante”.

1 Curtiu

Então porque é que desde ai só treina na China, desceu uma equipa à 3ª divisão alemã e anda pela Turquia? O tugão nessa altura era ainda mais fraco que hoje em dia, Sporting não contava para o totobola eram 2 equipas a bater em mortos durante 28 jornadas

1 Curtiu

Verdade mas quer aquele Benfica quer aquele Porto eram fortes.

Desde então não tem tido sucesso. Não conheço bem os contextos que apanhou e o que teria sido possível fazer ou não pelo que não consigo dizer nada além de: como antes no Porto teve bons resultados, depois teve maus.

Talvez Luís Castro, trabalhou com formação e equipas B, tem experiência, know how e rigor e passa sempre um discurso claro e positivo.

Está a encher o baú pelo que terá independendencia para não tremer com pressões vindas de fora e tem uma fibra nortenha que jogadores como pote, nuno santos, esteves, paulinho estão habituados e gostam e que seria positiva para incutir e replicar esse mesmo espírito competitivo com educação a quem chega via formação ou de fora.

A sua experiência no shaktar deu lhe uma enorme bagagem em integrar culturas de outros mundos e gerir pressões diversas e a potenciar atletas para coletivo e resultados e posteriormente vender.

É alguém que acho que poderia caber assim os astros do meandro do futebol deixassem.

Talvez o tio antero desse uma ajuda para poder mandar o genro para algum tubarão da europa.

:wink:

1 Curtiu

Percebo o q dizes mas… eu acho q n vamos encontrar ninguém próximo do Rúben na relação/motivação criada com os jogadores nos atuais treinadores portugueses, n vejo nenhum q se aproxime disso.

Sendo assim preferia q se fizesse um scouting de treinadores onde a tendência do futebol está a ser dominante na Europa, com metodologias inovadoras, e isso tem de vir do Centro ou Norte da Europa, claro q no perfil terá de ser alguém q já esteja habituado a potenciar jogadores, na continuidade do q está a ser feito. (n falo necessariamente só de Formação).

Alguns nomes para shortlist:

https://coachhall.substack.com/p/fk-bodglimt-2020-season-tactical.

https://www.reddit.com/r/footballtactics/comments/dsoi7a/how_slavia_prague_managed_to_not_concede_a_goal/

Mas concordo na análise q fazes do Luis Castro, só n acho q no clube tenha de existir a mentalidade provinciana de q aqui só servem treinadores portugueses e ignorar o q se passa no resto da Europa.

1 Curtiu

Não é preciso, o Flamengo está interessado. :grin:

2 Curtiram

Que época horripilante que o Besiktas está a fazer.

Depois de serem campeões e de se reforçarem com verdadeiras estrelas é sempre a cair.

Em contraponto, Trabzonspor será campeão naturalmente e o Konyaspor está a fazer uma grande época.

Hassan está lá emprestado e vai marcando uns golitos.

https://twitter.com/segundoposte/status/1520886720165785603?t=GREfEjIvNprg9umTJfOoNA&s=19

Foi um autêntico passeio o campeonato, um título anunciado há muito. O Fenerbahçe ainda se aproximou depois de uma excelente sequência de vitórias mas já estava muito atrasado quando acordou.

JJ no Fenerbahçe.

Será que é desta que ganha a tão desejada Champions?
Bem o Vitó é adorado por lá, creio eu, portanto o Jasus com a pedrada que tem pode acabar a época com uma estátua de ouro à porta do estádio.

Era só lindo o JJ eliminar os lamps da Champions

Hello Turk ma friend!

1 Curtiu

Em breve vamos ter a CMTV com reportagens da Turquia e o Otario Malvado a dizer q o campeonato turco é top mundial e q o JJ prefere ganhar títulos do q ir para clubes medianos na Inglaterra.

1 Curtiu

1 Curtiu

Espero que faça bom trabalho no maior da Turquia.

Fener já tem Lincoln e Bruma. O JJ já começa a ter os seus pedidos extravagantes (dentro dos possíveis)

Não são propriamente pedidos chocantes. O Lincoln era destaque no campeonato português e o Bruma era vontade antiga do JJ. Qualquer um deles me parece razoavelmente justificado, embora tivessem por lá um jogador que faz mais ou menos o mesmo que o Lincoln. Ambos passaram pelo futebol turco, o que também facilita consideravelmente a coisa.

O estranho do JJ é quando este começa a fixar gajos da América do Sul convencidos que são a próxima grande estrela vinda de lá e aproveita e obriga a trazer mais uns quantos amigos para eles. Nós por cá tivemos uns quantos assim, sendo que a epítome foi mesmo o Alan Ruiz, esse craque do Arouca.