A vinda do SC para o Sporting CP teria feito sentido num cenário pós-RA. Não faz sentido nenhum num cenário de projecto. O trabalho do SC foi razoável/bom no que diz respeito à manutenção de uma equipa competitiva e à reabilitação de alguns jogadores. Mas não nos devemos esquecer que a intervenção no mercado era desastrosa e que a reabilitação de alguns dos jogadores apenas se tornava necessária pela destruição e incapacidade de integração dos mesmos no grupo num curto prazo.
Um Sporting CP de projecto dificilmente pode contar com um treinador como o SC que é um gajo que passa as jornadas a disparar para tudo quanto mexe.
Eu fui favorável no contexto de “solução curto-prazo saída de RA ou substituição do JP”. Eu não vejo o SC como um treinador de projecto. Vejo-o como uma solução enquanto procuras o gajo para te agarrar isto durante uns tempos. Um bocado à imagem do que acontece com o JJ que gosta muito de vender que é um treinador de projecto, mas cuja melhor época é sempre a primeira. Na segunda época, arranja sempre maneira de lhe subirem os poderes de decisão, começa a disparatar. Começa a criar aí anticorpos e acaba por ter de sair mais tarde ou mais cedo.
Com a mesma postura que tinha nos porcos, no Sporting estava metade dos jogos na bancada. Com a mesma postura que tinha nos porcos, o Hjulmand, o Harder, e não sei quantos mais acabavam a treinar à parte.
É um louco descontrolado. Enquanto não lhe acertarem a medicação, é demasiado perigoso pensar nele como solução para o que quer que seja, curto ou longo prazo.
O rapaz cumpre os contratos que assina, não tem culpa. A culpa é dos alucinados dos lampiões (incluindo a imprensa) que o colocou num pedestal de “futuro bola de ouro”, na minha opinião nunca demonstrou sequer estar próximo desse patamar.
Ele dá muito dinheiro a ganhar a certos indivíduos, só tem de fazer o seu papel que é fingir que é um craque em potência. Só falta o treinador certo, o país certo, a liga certa, o clima certo, o alinhamento dos astros…