O Everton antes do Moyes entrar era uma equipa da 2ª metade da tabela e o Moyes conseguiu metê-los constantemente no top 8 (excepto umas poucas temporadas) tendo mesmo conseguido um 4º lugar, salvo erro. Por acaso estive e consultar isto há tempos e nas 10 temporadas antes do Moyes, o Everton só conseguiu uma vez ser top 8 lutando para não descer algumas vezes. Com o Moyes a pior temporada foi quando ficou 1 lugar acima da linha de água, o que aconteceu por uma vez e o resto foi tudo acima do top 8. O Moyes tem mérito no que fez pelo Everton mas a partir de determinada altura estagnou e não tem estofo para um clube da dimensão do United mas isso não apaga o que fez antes.
Sim, mas herda o trabalho do Moyes - acima de tudo, um plantel recheado de bons jogadores.
Eu, contudo, nem 8 nem 80: ele fez um bom trabalho no Everton, mas ficou aquém, a dada altura da sua carreira no clube, dos objectivos que o plantel permitia conquistar. Basicamente, estagnou, revelou-se incapaz de usufruir de todas as capacidades dos seus jogadores.
O facto de o Moyes não ter capacidade para o United, não apaga o que fez no Everton.
Mas também é verdade que o Moyes não chegou ao United por mérito próprio, mas sim por cunha de Ferguson. Ninguém me consegue convencer que se não fosse Ferguson a escolhê-lo, ele seria sequer considerado para o cargo.
Espero que não se tente resolver o problema dando ao Moyes o maior investimento da história do United. A renovação da equipa terá de ser feita, mas não confio neste treinador para a fazer.
Este United antes tinha uma alma do outro mundo, era essa alma que diferenciava o United das restantes equipas e que fazia diferença em vários jogos. Agora? Agora essa alma desapareceu e nesse aspeto é uma equipa normal como qualquer outra.
Não posso compartilhar das tuas certezas acerca da cunha do Fergusson ter sido o que o fez ser escolhido, mas tenho de concordar com o ultimo parágrafo, especialmente o que está a bold.
Moyes não tem perfil para treinar um colosso do futebol, nem nunca o terá.
Tu chegaste a ouvir a história da contratação do Moyes? Foi o próprio Ferguson que o chamou e disse-lhe “vais ser o próximo treinador do United”. Nem sequer houve negociações nem nada, o Ferguson decidiu e pronto.
Isto foi dito pelo próprio Moyes, não fui eu que inventei.
“It was a strange situation,” he said. “I had no idea whatsoever until Sir Alex gave me a call and asked me to come to his house. I was expecting him to say, ‘I’m going to take one of your players’ or something else.
“I went in and the first thing he said to me was, ‘I’m retiring’. I said, ‘When?’ because he was never retiring, and he said, ‘Next week!’ His next words were, ‘You’re the next Manchester United manager’.
“I didn’t get the chance to say yes or no. As you can imagine, the blood drained from my face. I was shocked, more shocked that Sir Alex had chosen to retire.
Nem faria sentido algum que, depois de décadas a comandar o clube, o United não pedisse ao escocês o nome do treinador que o deveria suceder.
É mais do que evidente, com ou sem relatos meticulosos sobre o processo de escolha, que o Moyes - que partilha muitas características com o jovem Ferguson que chegou ao United desamparado - foi uma escolha do Ferguson. Já por aí se dizia que o sucessor seria apontado pelo Ferguson.
Aliás, o facto de ter sido escolhido pelo Ferguson tem aplacado muito do descontentamento que os adeptos do United sentem em relação ao Moyes.