Quem é? Da Rádio Popular?
Madalena Marau assenta que nem uma luva na tática de MS. Tem um pontapé forte, vai dar muito jeito nas saídas taticas preferidas - “chutão”.
O chutão para a frente no Sporting, tem só uma razão e possivelmente essa razão pode deixar de existir brevemente.
Se sair, vai buscar uma que encaixe na mesma forma de jogar. Não ia perder centenas de unidades de treino num processo tão bem cimentado na equipa.
Vamos esquecer neste momento a Madalena Marau, contratada para suplente e para dar profundidade ao plantel.
Querem craques? A Ágata Filipa deixou de ser a segunda melhor lateral esquerda portuguesa de raiz, porque assinou pelo Sporting? A Ana Dias, deixou de ser a terceira ponta de lança portuguesa com mais golos e uma das duas únicas jogadoras portuguesas a serem contratadas por clubes da NWSL, porque assinou pelo Sporting. A Emma Ramirez, deixou de ser a sexta jogadora, com mais assistências numa das três maiores ligas do mundo, onde 120 jogadoras fizeram a assistências e onde ficou simplesmente a duas assistências da Alexia Putellas. Onde foi a médio lateral com mais assistências dessa Liga, só porque assinou pelo Sporting? E mais vão vir.
Mas quando se acha que o Sporting vai ser inferior a uma equipa que vai lutar para fugir aos playoffs, assim se vê o que entendem de futebol feminino.
O Sporting tem é lutar por títulos e nos últimos anos temos a seco até o torrense conseguiu gamar títulos as lamps nós 0. Queremos lá saber do porco que no seu regresso terá dificuldades, mas o ano passado já fez mais que nós chegar ao jamor.
Parece-me que a Agata Filipa vai andar ali a saltar entre a direita e a esquerda da defesa. Dependerá da disponibilidade e rendimento da Cancelinha, da Armengol e a própria Marau.
Estava a ver os highlights que o @mirko11 colocou ontem, e são a prova de que os highlights são feitos para “enganar” os clubes e muitas vezes conseguem e por vezes há flops porque não rendem o esperado. Há no Sporting, extremos esquerdas que devem ter sido contratadas assim.
Quem não conhece e vê aqueles highlights, diria que a Marau, seria para ser titular de caras e até quem sabe titular da seleção. No entanto, na maior do tempo, é só uma jogadora que cumpre.
Há um grande problema. E pelos vistos concordas - O treinador.
Está aí, uma cláusula de rescisão totalmente fantasiosa. A Carla Armengol, deve estar é ao contrário. O Sporting é que deverá ter que pagar 250 mil euros para a levarem.
E ter a Cherry com uma clausula muito superior à Arques e que nao tem olhinho nenhum para a qualidade da Arques. Nao percebem o que fazem.
Ja disse aqui, mesmo que ofereças a Alexia, a Bonmati e a Jacinto o treinador ponha as a jogar mal. Por isso é um caso perdido real.
verdade, os highlights deviam ser acompanhados de um vídeo “lowlights”.
Agora mais a sério, eu não quero acreditar que os clubes contratem em função de highlights, têm que ver jogos completos, de preferência ao vivo quando as jogadoras já estão mesmo identificadas pelo menos.
O treinador se fizer o que tem a fazer, não é problema. A intervenção no treino, é muito mais importante que no jogo. Não podemos bitolar o que um treinador faz pelo show off do JJ. Ele é um grande treinador, não pelo show off que se vê nos jogos, mas sim pelo que faz durante a semana. O campo tem um hectare e quem já jogou futebol, sabe que o único jogador que consegue ouvir o treinador, é normalmente o lateral direito. É por isso, é que há tantas “lesões “de guarda redes, para as outras se reunirem à volta do treinador e ele fazer correções.
O treinador, durante a semana, tem que antecipar e preparar todas as situações de jogo e depois, como é feito no futsal deve numerar as suas nuances táticas, por exemplo entra em campo com uma defesa de quatro, é o 1, quer alterar para três defesas, 2. passar de um médio defensivo para dois 3, alas mais abertas, 4, e assim por diante. As jogadoras entram com instruções de posicionamento e de ritmo de jogo e com a leitura de jogo ele terá de fazer correções, mas não é por estar aos gritos e aos pulos que é mais eficiente ou melhor. Porque garanto-te, seja por concentração ou barulho, as jogadoras não ouvem ninguém que esteja a mais de 10 metros.
Mas resumindo. A minha falta de confiança no treinador, é porque nos jogos parece que estes não foram bem preparados durante a semana. Parece que houve um treino genérico e não um treino adaptado a cada adversário.
Mas Em compensação, foi a única que não tem comissão. Foi a única que foi totalmente a custo zero.
Aplicando um raciocínio lógico, há 50% de hipóteses de se saber quem é a avançada que o Sporting apresentará brevemente. Não tem que ser hoje ou amanhã, não esquecer que a Ashley e a Mackenzie, só foram apresentadas mais de uma semana depois de estarem a treinar.
No entanto, se amanhã for apresentada uma avançada que venha de fora do país, acredito que este exercício lógico deixa de ser hipótese.
Já que estás bem informado achas que temos alguma hipótese lutar por troféus ou não? Apesar de estarmos sem treinador claro
Há um pormenor na questão do treinador que me deixa alguma esperança. Aquando do anúncio da renovação, MBF publicou esta frase, na sua página pessoal, que guardei para memória futura.
Posso dizer que não percebe nada de futebol (na verdade não consigo opinar sobre isso), mas não posso dizer que não tem coragem.
Parece-me que a renovação com este treinador, que até o mesmo surpreendeu, é parte importante de um braço de ferro dela com as duas que na época passada transitaram para o rival, com bicadas pelo meio.
Trocar agora MS seria sinónimo de fracasso. Insistir no mesmo seria sinónimo de loucura ou de génio, e ela apostou o seu próprio lugar em como a renovação virá a ser considerada uma jogada de génio.
Se falhar, acabará por cair com ele.
Quando tens um plantel capaz de discutir qualquer jogo, com o teu principal rival e superior a qualquer um dos outros. Tens essa obrigação.